Redator publicitário: como ser um redator?

Você terminou o Ensino Médio ou quer mudar de carreira, escreve bem e quer ser um redator publicitário? Saiba que há dois caminhos que você pode seguir.

No entanto, o primeiro requisito é se dar bem com a escrita. Não importa se até hoje você só escreveu contos, poemas, resumos, trabalhos acadêmicos, histórias ficcionais, entre outros tipos de textos.

Se você escreve bem, tem criatividade, concentração e agilidade em pesquisar, você pode ser um redator publicitário. Atualmente, há dois caminhos seguidos por aspirantes a redator publicitário.

Entenda como você pode se tornar um redator publicitário.

 


  1. Faça uma graduação ou um curso técnico na área de Publicidade e Propaganda

Se você é jovem e tem tempo e dinheiro para investir em um curso de graduação ou curso técnico na área de Publicidade e Propaganda, você pode seguir esse caminho.

A desvantagem é que você aprenderá matérias que nada tem a ver com redação. Você terá um panorama completo de Publicidade, Propaganda e Marketing.

Atualmente, há cursos online com preços bem mais acessíveis. Você pode escolher entre um curso online ou presencial. Cada um deles tem suas vantagens.

Existe também a possibilidade de fazer um curso técnico gratuito ou até mesmo com bolsa. Vale pesquisar na internet qual é a melhor opção para você. Caso seu intuito seja trabalhar em uma agência como redator publicitário, o melhor caminho é fazer uma graduação ou um curso técnico.

As agências exigem tanto curso superior ou técnico como experiência entre 1 e 3 anos para ser um redator.


  1. Faça um estágio na área

Quando você já estiver matriculado em seu curso superior ou técnico, vale iniciar sua jornada profissional com um estágio na área de redação. Em geral, as vagas são muito concorridas.

No entanto, monte bem o seu currículo, uma carta de apresentação e faça treinamento para as entrevistas. Se tudo correr bem, você terá experiência na área. Se isso não der certo, há outros caminhos que você pode seguir.

 


  1. Faça cursos na área de redator publicitário

Se você não tem tempo, dinheiro ou mesmo energia para fazer uma faculdade de 4 anos ou está com dificuldade de achar estágio na área de redator publicitário, uma opção é fazer cursos na área de escrita.

Há cursos gratuitos na internet ou de forma paga. Também há cursos presenciais ou à distância. O ideal é entender que tipo de textos você quer aprender a escrever, já que um redator publicitário pode escrever em vários tipos de trabalhos.

Hoje em dia, o mais indicado é ter especializações na área de escrita em marketing digital. Isso envolve artigos otimizados com SEO, páginas de site otimizadas com SEO, landing pages, anúncios virtuais, roteiros para vídeos de VSL e até roteiros para vídeos do Youtube.

Encontre as melhores opções para você e faça cursos na área. Pode ser uma chance de se tornar um redator sem gastar muito tempo ou dinheiro. Para conseguir experiência, existe o trabalho de redator freelancer.

 


  1. Trabalhe como redator freelancer

Depois de fazer os cursos de sua preferência, para conseguir experiência ou mesmo construir uma carreira de redator freelancer, o ideal é escrever alguns textos para praticar.

Você pode fazer isso por apenas um mês, escrevendo entre 500 e 1000 palavras por cada vez. Isso trará experiência, confiança e a montagem de um portfólio inicial.

Para começar a atender clientes, conte com plataformas da internet como o 99freelas, GetNinjas, Workana, entre outras. Através do 99freelas, por exemplo, você poderá escolher entre vários projetos postados por dia.

Dessa forma, você será capaz de enviar uma proposta com os seguintes dados: valor total pela realização do serviço, prazo de conclusão e uma mensagem personalizada ao cliente.

Caso sua proposta seja aceita, você conseguirá um cliente para iniciar seu trabalho. Com isso, será possível prospectar cada vez mais clientes para ter uma agenda cheia.

No começo, você não ganhará tão bem, pela falta de experiência, por ser capaz de produzir poucos textos por dia e não ter um portfólio tão chamativo. No entanto, depois de 3 meses ou mais, você será capaz de atender mais clientes e receber uma renda mensal satisfatória.

Isso pode ser feito por estudantes de graduação, curso técnico ou mesmo você que escreve muito bem e só fez alguns cursos livres.

Uma dica legal é usar um modificador de texto no início de sua carreira, para entender melhor como você poderá fazer os textos de uma maneira mais persuasiva e inclusive que evite o plágio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.