Quais são os principais tipos de SEO? – Confira os 5 principais tipos de SEO!

Quais são os principais tipos de SEO

Quais são os principais tipos de SEO? Quais são as variáveis disponíveis para quem quer trabalhar com SEO? Vale a pena investir nesse tipo de trabalho ou é algo muito difícil de lidar? Quanto custa em termos financeiros iniciar um projeto de SEO pensando em longo prazo? E em curto prazo, dá resultado? Como criar um site com SEO?

No conteúdo de hoje, vamos conhecer quais são os principais tipos de SEO disponíveis no mercado em geral. Portanto, caso queira se aprimorar ainda mais no assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá, leia com a gente e saiba mais!

Quais são os principais tipos de SEO?

Geralmente quando falamos de SEO tendemos a dividir o tipo de projeto de acordo com o objetivo de posicionamento. Portanto, é possível fazer uma distinção entre SEO:

1. Local

Este é o posicionamento de um site nos motores de busca ideal para negócios locais, como restaurantes, hotéis, lojas e negócios que operam em uma área limitada. É produzido realizando processos clássicos (onpage e offpage) que são realizados diretamente no site e otimizando o Google Meu Negócio (Google My Business).

Estas atividades têm como objetivo dar visibilidade a uma realidade comercial numa área geográfica específica. Hoje, a otimização de mecanismos de busca local está se transformando em Hyper Local SEO, especialmente em grandes centros, onde o objetivo é tornar um site visível em uma área ainda mais restrita, como um bairro ou quarteirão de uma cidade.

2. Internacional e Nacional

No primeiro caso, o objetivo é dar visibilidade a um site a nível nacional (por exemplo no Google Brasil). Por meio de atividades onpage e offpage, o site se posiciona em larga escala, abrangendo uma base de usuários e um mercado mais amplo que o Local. É o Search Engine Optimization ideal para empresas que operam em todo o país sem limites geográficos.

No segundo caso, o objetivo é atingir mercados estrangeiros e potenciais clientes de todo o mundo. É uma atividade muito complexa do ponto de vista estratégico e técnico, pois também prevê uma correta gestão e organização dos idiomas no site. Além disso, poderíamos trabalhar não apenas no Google, mas também em mecanismos menos conhecidos, como o Yandex, para o mercado russo.

3. Para e-commerce

Este é o Search Engine Optimization projetado para posicionar um e-commerce nos motores de busca. Do ponto de vista estratégico, as ações a serem realizadas, principalmente no estudo de palavras-chave, são diferentes daquelas realizadas em um site de vitrine clássico, pois o objetivo, além da visibilidade, está intimamente ligado à conversão/venda.

É um SEO complexo que exige excelente conhecimento técnico e estratégico. De fato, é necessário prestar atenção especial aos aspectos técnicos do site (evitar a geração de páginas duplicadas, filtros escaneáveis, etc.) e ter um bom conhecimento dos processos de marketing a serem adotados para levar um usuário a comprar produtos.

Diferença entre SEO de White Hat e Black Hat

Já sabemos quais são os principais tipos de SEO, existem outros? Se quisermos ser um pouco “Old School”, podemos dizer que existem duas abordagens para fazer SEO: através das atividades White Hat e Black Hat.

Simplificando o White Hat, este se caracteriza por todas aquelas atividades que visam satisfazer as solicitações de um usuário, oferecendo conteúdo de qualidade e valor. É uma atividade mais ética, voltada para a qualidade que compensa no longo prazo.

A abordagem do Black Hat, por outro lado, é aquela que tenta manipular o algoritmo do mecanismo de busca por meio de preenchimento de palavras-chave, texto e links ocultos em páginas da web, spam, camuflagem e construção de links de baixo valor por meio de compra ou troca.

Black hat é uma atividade perigosa, que estava mais em voga nos primórdios do SEO, e está sujeita a grandes penalidades pelo Google há vários anos.

Por que fazer SEO para seu site?

SEO é uma atividade fundamental e indispensável na maioria das estratégias de marketing online. Comparado com outras abordagens como o Google ou FAce Ads, tende a gerar os primeiros efeitos a médio e longo prazo.

No início, os processos certamente serão mais complexos e demorados, mas permitirão que os resultados sejam coletados de forma mais contínua mesmo após anos sem gastar um orçamento adicional.

O objetivo de qualquer estratégia de SEO é, portanto, não apenas posicionar o site para as palavras-chave desejadas, mas também gerar leads e conversões de qualidade. Entendeu melhor quais são os principais tipos de SEO? Esperamos que sim. Até a próxima!

Recommended For You

About the Author: Alessandra