O que é gestão de tráfego pago?

GESTÃO DE TRÁFEGO

A gestão de tráfego é realizada por um profissional especializado que atua no mercado de marketing digital.

O marketing digital é a forma com que uma empresa usa os meios de tecnologias da comunicação, como redes sociais e sites, para manter a conexão com seus consumidores.

Dessa forma, é possível encontrar o profissional de gestão de tráfego dentro de agências de marketing.

Dentro de um negócio, o profissional de gestão de tráfego tem indispensável importância, principalmente quando se trata de resultados e estratégias.

Assim, dentro de um estabelecimento, o seu papel principal é de orientar a equipe sobre todas as estratégias que podem demonstrar resultados satisfatórios.

Sendo assim, não se deve ter uma ação de marketing sem um profissional de gestão de tráfego.

 

O Que um Gestor de Tráfego Faz?

Esse profissional possui diversas habilidades que são fundamentais para uma empresa, como a organização, análise e criação de estratégias e opções de venda da empresa.

Assim, é possível ter uma estratégia de venda bem definida que traga bons resultados e que a diferencie das concorrentes.

Isso tudo é feito graças às ferramentas e técnicas do gestor de tráfego.

Por esta razão, seu trabalho de gestão de tráfego é o principal cargo que atua frente a diversos processos de produtividade de uma empresa.

Dessa forma, esse profissional se adapta ao ritmo da empresa em determinados momentos e por demandas diferentes, visto que um negócio deve-se reinventar através das tecnologias e possibilidades existentes.

Existem diversas ferramentas disponíveis para esse profissional, mas vale ressaltar duas que são fundamentais – Essas ferramentas são da área do marketing digital, mas que influenciam bastante o trabalho de um gestor de tráfego. São elas:

  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Gestão de tráfego pago.

 

A primeira ferramenta serve para gerenciar redes sociais e é utilizada nas plataformas de comunicação e interação, conhecidas como Facebook, Instagram, LinkedIn e outros.

Dentro dessas plataformas é possível aumentar o alcance e as vendas de uma marca.

A segunda ferramenta, a gestão de tráfego pago, serve para gerenciar as visitações em sites e mídias sociais; além disso, é possível filtrar e separar as diretrizes de uma estratégia de marketing digital.

Portanto, nos dias atuais, o trabalho de gestão de tráfego funciona por meio de ferramentas do marketing, que podem ser de forma digital, ou não.

Desse modo, temos nas mãos diversas plataformas que podem fornecer essas ferramentas.

O que por sua vez, permite que esse profissional gerencie e cuide de diversos assuntos e de diversas redes sociais e sites, de forma a buscar organização e avanço.

O maior desafio dentro dessa profissão é de desenvolver boas estratégias, isso sem que tenha grandes investimentos financeiros, para que não prejudique a saúde financeira da empresa.

Por esta razão, para evitar o gasto desnecessário de investimentos, o gestor de tráfego deve conhecer bem sobre SEO para conseguir um bom engajamento e dados seguindo estratégias básicas, sem a necessidade de investir em anúncios.

Dessa forma, quando uma empresa precisar engajar ou vender um produto, o responsável por buscar soluções criativas para isso é o gestor de tráfego, ele vai gerar audiência e clientes interessados em comprar o produto, seja qual for a situação.

Esse profissional vai utilizar conhecimentos de métodos e estratégias para conseguir chegar nas expectativas esperadas, podendo muitas vezes utilizar-se da Internet e de outros meios tecnológicos.

 

 

Qual o Melhor Canal de Tráfegos?

É certo imaginar qual o melhor gestor para adotar na sua empresa, já que existe centenas de opções no mercado, mas é muito importante observar que não existe uma resposta certa sobre a melhor ferramenta para gestão de tráfego.

É a partir das métricas de performance que você terá um balanço de quais (ou qual) gestores serão bons para sua empresa.

O que sem dúvidas, é o melhor caminho para garantir a forma mais eficiente de engajar o público para a sua página.

Com os avanços de tecnologia e a criação de novas ferramentas digitais, é possível medir e analisar tudo o que se pensa, deste modo, é muito importante observar os dados obtidos através dos seus canais digitais para que sua gestão de tráfego se torne mais eficiente.

É depois dessa análise que você poderá definir as melhores estratégias que serão adotadas, bem como aquelas que serão mantidas.

É possível, por exemplo, analisar as taxas de conversão de cada estágio do seu funil e o ROI de cada canal de obtenção de tráfego.

Porém, deve-se levar em consideração outras métricas, para entender quais fontes de tráfego são mais eficientes dentro da sua organização, isto é, estuda-los com precaução.

É fato que gestores de tráfego possuem prós e contras, portanto, é muito recomendado que se utilize mais de uma opção na estratégia de gestão de tráfego da sua organização.

Todavia, é importante estar atento a quanto você pode dispor do seu orçamento para adotá-lo.

Além disso, ao investir em apenas um canal de tráfego, você correrá mais riscos de ter prejuízos do que imagina, isso seria o mesmo que apostar todo o seu capital em apenas uma ação – O que nunca é uma boa opção!

Observe que quanto maior for o público que você atingir através da geração de tráfego, maior será os bons retornos que você obterá para o seu negócio.

 

 

Vantagens da Gestão de Tráfego

São vários os benefícios de se adotar uma gestão de tráfego profissional. Ao longo do texto, abordamos resumidamente sobre cada um deles, no entanto, falaremos apenas sobre os principais. Confira:

 

Aumenta a Autoridade da Sua Marca

Listar suas páginas nos primeiros resultados de buscas de mecanismos como o YouTube ou o Google, aumenta a autoridade da sua organização referente a aqueles assuntos e temas que foram pesquisados.

Deste modo, você aumenta a visibilidade da marca e reforça seu poder na Internet.

 

Maior Retorno Sobre o Investimento (ROI)

A junção de gestão de tráfego orgânico e pago acelera os seus resultados sobre o investimento adotado, já que estas técnicas se complementam.

O tráfego orgânico traz retornos de médio e longo prazo, isso tudo a partir de técnicas SEO, já o tráfego pago produz retornos de curto prazo, o que por sua vez, permite que o capital da empresa se mantenha saudável e com fluxo contínuo.

 

Aumenta Suas Vendas

O tráfego pago é capaz de impulsionar as vendas de produtos e serviços, gerando assim, mais engajamento para suas campanhas.

E como já mencionamos, quanto maior o público que você traz para sua página web ou landing page, maiores serão as suas taxas de conversão.

 

Audiência Qualificada

Uma boa gestão de tráfego significa uma maior segmentação daquelas pessoas que estão sendo atraídas até a sua marca, isto é, focar em pessoas mais engajadas pelo seu produto ou serviços – Aquelas que você tem certeza que comprariam de você.

Em suma, a maioria das fontes de tráfego pago permitem que os usuários segmentem de acordo com os seus interesses, isso é: informações demográficas, faixa etária, gênero, ocupação, palavra-chave, etc.

No entanto, apenas usar esses recursos não implica que suas campanhas alcançarão exatamente as pessoas desejadas.

Entretanto, apesar de parecer uma solução viável, é importante levar em consideração que estes recursos não garantirão que você atingirá a pessoas interessadas pelo seu projeto.

O sucesso das suas campanhas se dará por análises e otimizações realizadas a partir de um gestor de tráfego profissional.

 

Conclusão

Agora que você já conhece a gestão de tráfego e sua importância dentro de uma empresa, é hora de lidar com os melhores profissionais e ferramentas disponíveis no mercado.

Além disso, a escolha de um bom gestor de tráfego profissional, influenciará diretamente na forma como você lida com suas metas empresariais.

Gestão de tráfego é essencial para qualquer organização, independente do setor que ela esteja situada e, se você quer iniciar nesta área, deve estudar a fundo sobre seus interesses dentro da empresa, bem como a melhor plataforma para se investir.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e, se realmente gostou, compartilhe com outras pessoas que compartilham dos mesmos assuntos.

Até a próxima!

Recommended For You

About the Author: Lucas Melo