3 estratégias de Inbound Marketing para 2022: conheça e aplique-as!

As 3 estratégias de Inbound Marketing para 2022 chegaram há alguns poucos anos. Para liderar novos leads para a marca, devemos estar sempre “na pista”. Experimente novas técnicas e aperfeiçoe as mais eficientes.

O objetivo do Inbound Marketing é atrair o público, o mais perfilado possível, e ao mesmo tempo aumentar o reconhecimento da marca. Uma filosofia de marketing corporativo que vai além das técnicas puramente comerciais, bem como aquelas baseadas em bombardeios promocionais.

O cliente está no centro de todas as ações e a missão da empresa é intrigá-lo, atraí-lo e por fim vinculá-lo (o máximo possível) à sua marca/produto. Para isso, apresentamos 3 estratégias de Inbound Marketing para 2022. Acompanhe-nos nessa leitura, vamos lá!

3 estratégias de Inbound Marketing para 2022

1. Vídeos curtos

Se o conteúdo é o rei, o vídeo é o seu cetro: o símbolo do poder e da capacidade de reinar na Web. Fora da metáfora: não há outro tipo de conteúdo que possa competir com o vídeo, nem em termos de volumes, nem em termos de engajamento.

Entre os vídeos, então, estão furiosos os de formato curto que, com o crescimento de curtidas e comentários do Instagram primeiro e depois do TikTok, tornaram-se uma ferramenta fundamental no marketing de conteúdo e nas estratégias corporativas de Inbound Marketing.

Quanto às plataformas a serem tripuladas, já mencionamos duas (TikTok e Instagram) e a outra é o YouTube. Entre outras coisas, este último permite diversificar a produção de conteúdos de vídeo.

Por um lado, os de maior duração, ideais para fornecer informações aprofundadas e explicar detalhadamente a funcionalidade do serviço/produto. Por outro lado, os vídeos curtos são, de fato, perfeitos para aumentar o reconhecimento da marca. Vídeos curtos também têm uma vantagem tripla:

  • Têm um alcance maior porque atendem a uma das principais necessidades do público da Web, que é coletar rapidamente os destaques;
  • Permitem superar um enorme obstáculo na competição online, ou atrair a atenção do público-alvo e, acima de tudo, conseguir mantê-lo;
  • Otimizam o uso de recursos, pois é possível – conhecendo o target – conseguir fazer vídeos potencialmente virais mesmo com um orçamento baixo, buscando garantir um bom ROI (Return On Investment).

2. Marketing de influenciadores e marketing de criadores

A fórmula WOM (Word Of Mouth), também conhecida como “boca a boca”, nunca saiu de moda: ela simplesmente mudou de forma com a mudança de ferramentas.

Se uma vez você perguntou ao seu conhecido, um especialista no assunto, qual objeto ele nos aconselhou a comprar ou o nome de um profissional válido para entrar em contato, hoje temos novos pontos de referência: influenciadores e criadores de conteúdo.

As “estrelas da web” são fundamentais no Inbound Marketing. O cliente confia em seu rosto e, reconhecendo sua competência e autoridade, confia seu julgamento ao deles. Influenciadores e criadores de conteúdo reduzem despesas: se você encontrar o “depoimento” certo para o seu setor, terá em troca um aumento no tráfego orgânico.

3. Marketing local

Nos últimos dois anos, chegamos a um acordo com uma limitação da amplitude de movimento, o que levou a uma mudança forçada e rápida de mentalidade: começamos a comprar online não apenas dos grandes, mas também das lojas de bairro.

Este último pode explorar, em relação aos gigantes do e-commerce, uma importante vantagem competitiva: a relação de confiança com o cliente. A loja ou profissional local tem rosto e alma e isso faz com que sejam percebidos pelo público como algo além da compra. É por isso que o marketing local ainda tem muito a ensinar no Inbound Marketing.

Mas, como essa oportunidade é aproveitada? Implementando algumas técnicas, dentre as quais as principais visam a satisfação do cliente. Satisfazer o cliente é o primeiro mandamento do marketing local: o objetivo é se destacar em um território específico, tornando-se referência no setor.

A satisfação do cliente deve ser monitorada e as expectativas não apenas atendidas, mas possivelmente superadas: essa é a chave para vencer a concorrência das grandes redes e gigantes das vendas online.

Outro aspecto para cuidar de forma maníaca é o SEO Local, ou otimização para buscadores visando usuários locais ao criar sites. O objetivo é conseguir interceptar o público local que precisa do seu produto/serviço. Esse foi o nosso guia com as 3 estratégias de Inbound Marketing para 2022. Até a próxima!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.