5 Estratégias de Marketing para Aumentar as Vendas da sua Loja Virtual

estratégias de Marketing para aumentar as vendas da sua loja virtual

Entre coisas boas e ruins, 2020 foi um ano muito bom para quem vende online. Isso porque somente no ano passado, foram realizados mais de 194 milhões de pedidos, um crescimento de mais de 41% na comparação com 2019. 

E a tendência é o setor se tornar cada vez mais relevante, ganhando espaço do varejo físico.

Para ajudar o lojista virtual, separamos nesse post 5 estratégias de marketing para você faturar mais com o seu e-commerce. Confira:

1- Anúncios com Influenciadores

Uma estratégia que pode render muitos frutos é a de patrocinar influencers. Isso porque, diferente das plataformas de anúncios, os influenciadores vendem sua credibilidade ao associar a sua marca.

Com isso, a sua loja não só consegue vendas, mas agrega valor para a marca. Ativando até mesmo um gatilho de exclusividade, da pessoa querer usar o mesmo produto do influenciador.

2- Anúncios patrocinados

Não tem como fugir. Se você quer aumentar as suas vendas no meio digital, precisa investir em propaganda. Assim como no meio físico as pessoas investem em um bom ponto em um shopping ou um centro comercial.

A maior vantagem de ter uma loja online, é justamente de poder anunciar com a escalabilidade, eficiência e resultados do digital. E a dica aqui, seguindo o que o especialista na área Isael Oliveira, é dar muito valor aos dados, que no digital é rei. É possível fazer um anúncio, por exemplo, segmentando para quem visitou sua loja virtual.

3- Invista no site

Tem uma palavrinha que se chama CRO. Ela é uma sigla para Conversion Rate Optimized, que na tradução é otimização para taxa de conversão. 

Caso você não saiba, a taxa de conversão é uma métrica muito usada no Marketing Digital, principalmente no e-commerce. Ela tenta identificar se as coisas estão boas, vendo de quantos acessos a loja precisa para que uma compra seja efetuada. Como curiosidade, a média é de 1.96 compras a cada 100 acessos.

Caso o seu e-commerce esteja abaixo desse valor, é hora de pensar em otimizar o seu site. Não precisa ser feito muita coisa necessariamente não, uma simples mudança de botão pode resolver o problema, aumentando e muito a taxa de conversão.

4- Marketing de afiliados

O Marketing de afiliados pode ser uma forma de você conseguir ter gente trabalhando para você, em troca de uma pequena comissão. Pode ser uma boa forma de trabalhar com os influenciadores também. 

E a dica aqui é que você se diferencie de outros programas de afiliados, ensinando os seus vendedores virtuais a venderem o produto. Como por exemplo ensinando sobre copywriting que é um estilo de escrita persuasiva, caso você queira conhecer um pouco mais sobre esse tipo de escrita e como ele pode ser útil para afiliados, é só pesquisar um pouco no Google.

5- Descontos e promoções

Todo mundo gosta de desconto. E é usando essa lógica que você pode oferecer desconto aos seus clientes, ou até promoções como de frete grátis, brinde e no formato de leve 2, pague 1.

A dica aqui é se aproveitar de datas já tradicionais do varejo como Natal, Dia das Crianças, Dia dos pais, Dia das mães, aniversário da loja, entre outras.

Vê-se muitas promoções assim tanto no Instagram quanto no Facebook.

6- Fidelidade

É mais fácil uma pessoa que já comprou de você comprar de novo do que alguém que não te conhece. Afinal, ele já sabe que o seu produto é bom, que a entrega é no prazo correto e que o atendimento é bom. Diferentemente do cliente que está vendo o site pela primeira vez.

 Por isso, a dica aqui é para que você invista em  fidelizar o seu cliente. Pode ser um cupom, um brinde especial, um desconto especialmente para quem já fez um pedido.

7- Marketing de conteúdo

Uma boa estratégia para você aplicar e vender mais na sua loja é a de Marketing de Conteúdo. Ela consiste em educar o cliente sobre o que você vende, entregando valor antes mesmo dele comprar e gerando um gatilho de reciprocidade. 

Investir em um blog, por exemplo, é acertar duas vezes. O primeiro acerto é que você ganha tráfego de graça do Google, recomendando o artigo e a segunda é que com o cliente vendo que o conteúdo é bom e gerando uma transformação para ele, o mesmo vai querer comprar na sua loja.

Todas essas estratégias são excelentes para você que ainda não está inserido no mundo digital, já pra você que está, talvez seja hora de ampliar mais ainda sua presença ou seu portfólio de produtos, atingindo novos mercados, lucrando mais ou talvez ajudando mais pessoas.

A internet é um vasto campo de oportunidades que transcendem barreiras e permite que qualquer um com uma boa estratégia possa ter seu espaço.

E quais dessas estratégias você mais gostou, e vai querer aplicar na sua loja virtual?

Compartilhe abaixo sua opinião!

Recommended For You

About the Author: Glau