Marketing Digital para e-commerce: como começar a gerar resultados
Durante a pandemia do COVID-19, os comerciantes em geral precisaram se mover rapidamente para o mundo online. O e-commerce permitiu que muitas pessoas jurídicas e físicas mantivessem sua renda num momento em que foi muito turbulento para o mundo.
Esse movimento de mudança de campo de vendas já estava acontecendo, mas durante o ano de 2020 se acelerou e a competitividade nesse meio aumentou.
Por isso, quem trabalha com o comércio virtual, buscou investir em sistemas crm e estratégias de marketing digital para ter resultados mais positivos em seu negócio, e assim, se destacar entre tantas opções do mercado.
O que é Marketing para e-commerce?
O marketing é um conjunto de ferramentas e estratégias que devem ser ajustadas de acordo com o perfil do seu público e suas intenções.
São as formas que você chegará ao seu cliente e o conquistará para que ele confie no seu produto ou serviço e possa fechar o seu negócio.
Portanto, você precisa que o seu negócio eletrônico se comunique com seus potenciais clientes, que podem ser facilmente listados por um crm gratuito, assim poderá aplicar estratégias para:
- Alcançar novos clientes;
- Impactar e engajar clientes potenciais;
- Fidelizar clientes;
- Gerar autoridade de seu produto ou serviço;
O marketing serve para todo o processo de convencimento de seus clientes, basta que se conheça as ferramentas e as estratégias, e se aplique de forma concisa e no momento certo.
A escolha de um melhor crm de vendas pode trazer clareza aos dados de seu e-commerce de forma que ficará fácil escolher qual ferramenta usar para cada grupo de clientes que acesse o seu negócio eletrônico.
Como começar a gerar resultados e vender mais?
Para aplicar estratégias e ferramentas de marketing, é necessário que você as conheça. Por isso, vamos listar aqui algumas que podem alavancar seus resultados, tanto na hora da captação de novos clientes, como na hora de fidelizá-los.
A primeira de todas é a aplicação do sistema crm, que por sua vez é um resumo do seu relacionamento com seus clientes. Através dessa ferramenta, você consegue enxergar em qual etapa da venda há um maior número de desistências, por exemplo.
Assim, fica mais fácil saber onde é que se deve aplicar mais estratégias de marketing digital para que esses dados possam melhorar.
Nesse caso, uma estratégia para que essas desistências diminuam ou sejam corrigidas é investir no remarketing.
Incentivar a pessoa a concluir uma compra que deixou no carrinho com um cupom de desconto é uma possibilidade. Isso aumenta o seu sucesso nas conclusões das vendas trazendo melhores resultados ao seu e-commerce.
O e-mail marketing também é uma estratégia interessante para seu e-commerce. Com isso, após seu cliente acessar o site, você pode facilmente transformá-lo em um lead.
Para isso, poderá por exemplo oferecer um cupom de desconto ou o recebimento de uma newsletter para que ele preencha os dados de e-mail dele.
Assim, você aumenta o seu número de leads – clientes em potencial, e pode gerar autoridade para seus produtos e serviços, tudo através desse conteúdo que será enviado para ele.
Entretanto, para ser achado no google, não basta ter um crm estruturado nem as melhores estratégias de marketing de conteúdo.
O SEO (Search Engine Optimization) é como seu e-commerce será ranqueado nas pesquisas, e quanto melhor sua posição, mais fácil de um cliente entrar na sua página.
Investir nessa estratégia será uma das melhores formas de melhorar seus resultados no e-commerce, já que quanto mais pessoas acessam o seu negócio, mais chances de vendas você obtém.
Porém, após a pessoa ter acessado seu site, ela precisa permanecer nele por tempo o suficiente para concluir suas compras.
Por isso, invista na experiência do usuário criando um negócio eletrônico que tenha um design com paletas de cores que transmita o que você quer.
Em resumo, que seja fácil de acessar e navegar, ou seja, invista em UX e UI design para melhores resultados, inclusive essa parâmetros te ajudarão no SEO.
Por fim, se aproxime do seus clientes, pode ser através das redes sociais inclusive, que hoje são quase que obrigatórias para que as marcas se posicionem e divulguem seus produtos ou serviços.
Aplicando essas ferramentas de software e de marketing, com certeza o seu e-commerce se destaca em relação a tantos outros que infelizmente não conhecem essas estratégias.
E como o mercado é competitivo, não tenha dúvidas, quanto mais estruturado seu e-commerce, melhores resultados serão obtidos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
Comentários estão fechados.