Captação de clientes pela internet: 4 estratégias eficientes

Captação de clientes pela internet

As empresas estão sempre em busca de entender sobre captação de clientes pela internet, para adaptar o processo e manter boas oportunidades. 

Para conseguir bons resultados nessa captação, as estratégias de marketing digital podem ser uma ótima solução. Isso porque é por meio das ações de marketing que é possível localizar pessoas com perfis mais adequados para a compra e nutrir esses usuários até que eles estejam prontos para comprar.

O processo de captação dos clientes é importante, pois se trata do início de toda a jornada de compra e primeiro momento para qualificação do cliente no funil de vendas. Afinal, é neste processo que os empreendedores podem entender quem são os seus potenciais clientes, ou seja, os leads, e suas principais necessidades junto a marca.

O processo de captar clientes é considerado um desafio, principalmente por conta da diversidade de negócios no mercado empresarial.

Mas com um bom planejamento e aplicação adequada de estratégias de marketing que são focadas em atrair novos clientes, as empresas podem manter os bons resultados, promovendo uma maior (e melhor) captação de clientes.

Para isso é importante saber como lidar com a prospecção de clientes, possibilitando vender mais e fazendo com que a marca alcance o sucesso.

O que é prospecção de clientes?

Prospectar clientes é um método muito utilizado no Marketing Digital para a aproximação com o público-alvo.

Neste caso, os profissionais precisam elaborar pesquisas e estudos para compreender os interesses, gostos e dores dos clientes, bem como outras características (geográficas, etárias, etc) para criar uma abordagem adequada para se comunicar e cativar tais usuários e até para realizar o contato mais ativo com pessoas melhor segmentadas visando vender mais.

Desse modo, o processo de prospecção de clientes se mostra muito eficiente para os empreendimentos, mas se mostra um diferencial importante para empresas que atuam no segmento B2B (Business to Business – que prestam serviços para empresas), mas nada impede que seja utilizado em todos os segmentos, desde que passe por pequenos ajustes.

Destaques

A importância de prospectar clientes

Ao prospectar clientes, os empreendedores conseguem otimizar tempo com a primeira parte do funil de vendas, algo importante no relacionamento comercial com os futuros clientes.

Além disso, potenciais clientes com perfis mais propensos a concluir a compra podem ser localizados e segmentados com propriedade, otimizando os contatos e permitindo nutrições efetivas para a futura conversão – o que também agiliza o ciclo de venda.

Isto posto, com a prospecção correta é possível direcionar os esforços e estratégias de modo inteligente aos clientes, além de fazer um bom uso de todos os recursos, melhorando a gestão do capital, horário de atendimento e outros fatores importantes para o trabalho.

Por que utilizar a internet e o marketing digital para captar clientes?

As estratégias de marketing permitem planejar com antecedência algumas das ações que a marca utilizará para a divulgação de seus produtos e serviços. 

Com um bom planejamento é possível divulgar da melhor maneira o trabalho que a sua empresa realiza, entregando algo de valor para os seus clientes, indicando soluções práticas e que realmente atendam as necessidades desses usuários.

Uma divulgação eficiente envolve campanhas de lançamento, mas as estratégias de marketing não se resumem apenas a isto.

Isso porque elas dependem de um conjunto de técnicas que levam as pessoas na jornada de compra, desde o conhecimento a respeito dos produtos e serviços até o momento da venda.

Mais ainda, a internet permite ter uma mensuração melhor de como essas estratégias estão se desenvolvendo, permitindo corrigir as campanhas e adequar linguagens e publicidades para que o ciclo se torne mais efetivo e os potenciais clientes a etapa de conversão qualificados adequadamente.

Dicas para captar clientes com bom uso do marketing digital

Para alcançar ações mais efetivas no processos de captação, algumas boas práticas podem ser incluídas no planejamento de marketing e nas estratégias das empresas.

Assim, seguindo algumas dicas, as empresas podem obter uma excelente resposta na captação de clientes, algo que gera excelentes resultados. Confira as principais a seguir:

  1. Invista em anúncios pagos

As redes sociais são ótimos canais de comunicação e permitem a interação com os leads e clientes já presentes na base da empresa. 

Sendo assim, utilizar ferramentas que permitam a criação de anúncios pagos dentro das plataformas torna a presença ainda mais otimizada e permite alcançar outros usuários que apresentem interesse em assuntos semelhantes aos abordados na loja ou produtos semelhantes, aproximando a marca da audiência.

Para que a criação de campanhas seja possível e otimizada, as redes sociais possuem suas ferramentas Ads, por exemplo, o Instagram Ads, que possibilita criar anúncios que podem ser veiculados no feed e nos stories, inclusive em diferentes formatos.

Esta estratégia permite captar clientes na internet, mais especificamente na plataforma em que o Ads é criado, ou no caso do Google Ads, em todas as redes parceiras e espaços dessa plataforma, independentemente do orçamento disponível.

Deste modo, entender o funcionamento e como anunciar nas redes sociais é muito importante para criar ações mais efetivas e obter ganhos interessantes, como é o caso de entender como funciona o Facebook Ads, para criar anúncios em diferentes formatos, aumentando as possibilidades de sucesso em todas as plataformas dessa empresa

  1. Pense em parcerias com outras empresas

A colaboração na internet é uma tática interessante para atrair clientes sem ter custos, visto que é possível realizar troca de conteúdos, ou mencionar marcas parceiras, aumentando a autoridade da página e criando um vínculo com outro empreendimento e sua base de clientes.

Assim, negócios que atuam no mesmo segmento, mas que não concorrem diretamente, podem se ajudar criando projetos para promover as marcas.

Alguns exemplos de projetos são a criação de materiais como:

  • E-books;
    • Vídeos;
  • Lives;
  • Webinars;
  • Artigos.

A troca entre as páginas/empresas geram benefícios para ambas, facilitando a captação de clientes e auxiliando nas vendas, visto que a credibilidade também é otimizada nas plataformas e frente a base de clientes das marcas.

  1. Aplique e adeque o SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que possibilitam manter o site da empresa bem posicionado no Google, entre os primeiros resultados de busca.

Assim, é preciso estar atento aos critérios avaliados pelo Google e outros buscadores para adequar as páginas de vendas e blogs da marca, como utilizar as palavras-chave adequadas para anunciar um produto, possibilitando que ele seja localizado pelos algoritmos e potenciais clientes.

Por conta dessa otimização e consideração pela melhor experiência do usuário, as estratégias de SEO se mostram uma excelente maneira de alcançar e conquistar novos clientes.

  1. Desenvolva conteúdos relevantes

A venda é importante, mas não é o único fator que a marca deve pensar ao ajustar a página e criar materiais.

Fechar negócios exige estratégias mais elaboradas, e a divulgação de um conteúdo de qualidade pode ser um diferencial.

Isto posto, ter um blog e postar materiais interessantes com textos e imagens possibilita despertar a curiosidade das pessoas que procuram por informações no nicho de atuação, levando-as a acessar os conteúdos da loja e a confiar na marca/referência. 

Consequentemente, as vendas também passam a ocorrer, mas nesse caso com mais valor a empresa e cliente, e há a possibilidade de fidelização.

Considerações finais

Portanto, entender como anunciar no Google Ads e como desenvolver estratégias que ajudam na captação de clientes de forma eficiente é o modo de ter uma audiência qualificada e fidelizada.

A longo prazo, esses aspectos contribuem para que a marca ofereça produtos e serviços melhores direcionados e de qualidade já compreendida, melhorando ainda mais as vendas e relação com o público-alvo, que passam a ser embaixadores da marca.

Recommended For You

About the Author: Matheus Cardoso