Dicas infalíveis para aumentar as vendas no final de ano

Dicas infalíveis para aumentar as vendas no final de ano

O final do ano é uma época onde o mercado se movimenta muito, e com isso, muitas empresas procuram aproveitar essa época para aumentar as vendas. Mas, as vendas não irão aumentar por si só, o empresário necessita de estratégias para poder agir da maneira correta e, em simultâneo, atrair mais clientes.

 

Se você não sabe bem como agir para ter as suas vendas aumentando no fim do ano, a seguir iremos te passar as melhores dicas para aumentar as vendas no fim do ano. Vale a pena ler com atenção e considerar a eficácia de cada uma delas. Confira!

 

As melhores dicas para aumentar as vendas no final de ano

Dicas para aumentar as vendas, ou para qualquer outra ocasião, é o que não falta, porém, não são todas que podem realmente levar você ao alcance do objetivo. Por isso, separamos as melhores dicas para aumentar as vendas no final do ano e disponibilizamos a seguir.

 

Capacitação de funcionários

Nessa época, é importante ter uma equipe de atendimento apurada, preparada para vender. Por isso, o empreendedor deve investir com antecedência na capacitação de atendimento.

 

Portanto, não se esqueça que a formação de colaboradores e temporários é fundamental. Invista em treinamentos e também como operar máquinas de cartão de crédito

 

Eles são a imagem que você constrói para seus clientes, e o atendimento perfeito é a melhor forma de fidelizar clientes.

 

Lembre-se: funcionários bem capacitados evitarão erros, terão mais conhecimento para improvisar e gerar uma imagem positiva.

 

Considere a fidelização de clientes

Durante o período de vendas de final de ano, sua empresa irá receber novos clientes. Esta é a sua chance de causar uma boa impressão, de forma a garantir que os novos clientes voltem com mais frequência.

 

Um bom programa de fidelidade é baseado na observação cuidadosa do comportamento do cliente. Crie registros detalhados com a ajuda de sistemas de automação comercial, esclareça as necessidades de novos clientes e preste atenção especial a eles.

 

Muitas empresas também investem em cartões de fidelização, programas de fidelidade ou descontos progressivos para a obtenção de novos clientes. Aqui, a utilização de chatbots desempenha um papel importante, respondendo às dúvidas dos clientes de forma automatizada e dinâmica.

 

Estabeleça promoções adequadas para a época

Não existem somente promoções de redução de preços. Um produto com o preço muito baixo pode não só não ser atraente, mas afastar alguns clientes com dúvidas sobre a qualidade do produto por causa do preço muito baixo.

 

Portanto, para estabelecer promoções de sucesso, você precisa ter um bom entendimento de suas margens de lucro e entender o que seus clientes desejam para determinar o quanto você pode reduzir o preço final sem perder dinheiro.

 

Quer saber como aumentar as vendas no final do ano? Pense no que é mais adequado à imagem da sua empresa: leve dois e pague um? Descontos progressivos? Programas de fidelização? Atinja de maneira assertiva o coração dos clientes por meio de atividades promocionais que combinam preços que cabem no bolso e valores objetivos. 

 

Faça com que seu negócio se mantenha interessante

Para aumentar as vendas no final do ano, é necessário renovar as vitrines, sites eficientes e ações de marketing bem refinadas. Otimize todos os espaços, sejam eles físicos ou virtuais, em seu pensamento empresarial para atrair a atenção dos clientes.

Portanto, pensamos em duas maneiras estratégicas:

  • Para as lojas físicas: faça por onde melhorar a exposição dos produtos e garanta a criação de separação por setores temáticos, como promoções ou lançando novidades em destaque. Considere implementar caixas estratégicos para clientes que raramente compram ou considere departamentos de serviços especiais para compras maiores e mais detalhadas;
  • Para as lojas virtuais: crie um site responsivo. Considere a implementação de sites populares (sites especiais para promoções) e landing pages (páginas em sua loja online dedicadas a produtos ou serviços específicos). Invista nas alterações de layout em seu site com base em sua campanha mensal.

 

O importante é dar um novo visual ao seu site de comércio eletrônico, com novos recursos que facilitem a vida dos seus clientes. Outra dica de muita importância para aumentar as vendas no final do ano no e-commerce são os cupons de desconto que o cliente pode utilizar no final das compras.

 

Não se esqueça da habilidade de vender ouro na era do e-commerce: marketing digital. Sua empresa precisa e deve focar nos principais canais destinados para as compras online. Sites de redes sociais como Facebook e Instagram são ótimas ferramentas para promover produtos.

 

Tenha um estoque bem alimentado

Para os consumidores, não há nada pior do que “Tem, mas acabou”.

Na verdade, os dados sobre estoque e disponibilidade de prateleira da pesquisa OSA (On Shelf Availability) mostram que mais de 70% dos compradores mudam de loja ou marca quando não conseguem encontrar o produto que procuram.

 

Ou seja, faça com que o seu mix esteja sempre completo e com os produtos sempre disponíveis. Isso evitará a perda de vendas.

 

Use as redes sociais

Usar as redes sociais para aumentar as vendas, um exemplo bem simples, patrocinar postagens no Facebook, fará com que sua empresa se destaque na Internet e seja lembrada pelos consumidores na hora da tomada de decisão de onde comprar.

 

Quando se fala em mídias sociais, é possível atingir seu público-alvo com apenas alguns cliques e ainda interagir com um grande número de pessoas.

 

Com a ajuda de ferramentas, você pode definir grupos de idade, gênero, escolaridade, etc. para cobrir públicos específicos. Uma maneira fácil de sua marca alcançar clientes em potencial.

 

Vendas somente à vista

Displays, gôndolas, prateleiras, balcões, vitrines também são essenciais. O mesmo vale para e-commerce, levanto a sites, e-shops, ligações e ofertas em redes sociais e canais promocionais.

 

Mais importante ainda, os clientes podem encontrar tudo facilmente. Portanto, organize o projeto de forma atrativa de acordo com a classificação do público-alvo e vincule-o ao relatório de promoção.

 

Estabeleça uma conexão entre o público-alvo, os produtos e serviços oferecidos e as cotações realizadas. Tudo é eficaz para atrair, agradar, vender e construir fidelidade com o cliente. E no final do ano, quando fica mais acirrada a concorrência, tudo isso é redundante.

 

Recommended For You

About the Author: Alessandra