7 dicas para se destacar no mercado B2B

7 dicas para se destacar no mercado B2B

Diferente do mercado B2C, que é direcionado ao consumidor final, empresas do segmento B2B, como são as organizações especializadas em produtos para de uso por outras empresas, como equipamentos industriais e serviços, como manutenção predial, por exemplo, contam com mais desafios na hora se destacar.

 

A razão é que o mercado B2B tem natureza mais complexa, no qual o processo de vendas é mais longo, devido a decisão de compra muitas vezes passar por diferentes departamentos, como:

  • Compras;
  • Gestão;
  • Logística.

 

Além disso, tem o fator competitividade, que intensifica a missão de se diferenciar no mercado e assim obter mais sucesso nos negócios. Por isso, elaboramos esse conteúdo com dicas para angariar destaque sendo uma empresa B2B.

 

7 dicas para se diferenciar no mercado B2B

As dicas que vamos apresentar são baseadas em tendências, ou seja, fatores e processos que estão em evidência no segmento e que ajudam a impulsionar os negócios desse segmento de alta complexidade.

 

  • Aposte em soluções tecnológicas: investimentos em tecnologias são fundamentais para o mercado B2B, pois ajudam a incrementar os produtos e serviços e ainda potencializam a produtividade, especialmente de que organizações que elaboram produtos, como uma fabricante de porta de aço, por exemplo, que ganha competitividade por produzir mais em menos tempo.

 

  • Aprimore o processo logístico: uma das exigências de empresas que compram de outras empresas é o cumprimento do prazo de entrega. Portanto, é primordial para se destacar no mercado B2B ter uma logística altamente eficiente, que supra as necessidades de entregas rápidas e dentro do período estabelecido.

 

  • Crie um departamento de controle de qualidade de matérias-primas: para produzir um maquinário ou detergente concentrado de alta eficiência e qualidade, é preciso contar com matérias-primas eficientes. Para reduzir os prejuízos de materiais pouco qualificados, nada melhor que apostar em um departamento que seja capaz de analisar os insumos a partir de indicadores. 

 

  • Estabeleça parcerias: parceria com organizações não concorrentes, porém de alto reconhecimento é um ponto relevante no objetivo de conquistar mais destaque no mercado, uma vez que traz mais autoridade para a organização.

 

  • Incentive a inovação entre os times: criar soluções inovadoras parte da ideia de motivar as equipes a explorar caminhos que podem tornar produtos e serviços diferenciados e com isso, potencialmente lucrativos. Para isso, é essencial que a empresa estimule os seus profissionais a serem mais analíticos para detectar oportunidades de melhoria.

 

  • Amplia os canais de comunicação: uma das tendências para o B2B é o crescimento de estratégias omnichannel, que integram os canais de relacionamento físicos e digitais, conferindo uma melhor experiência de compra.

 

  • Invista em marketing digital: para gerar leads, construir e manter uma boa imagem, entre outros objetivos mercadológicos, é imprescindível apostar no marketing digital, uma vez que os decisores de compra estão nas plataformas digitais.

 

Tendências de marketing digital B2B

 

Falando em marketing digital, para o mercado B2B, existem também diversas tendências importantes para obter resultados.

Entre elas, é a realização de lives e webinars que proporcionam interação com o público alvo de forma mais intensa, em que o consumidor consegue esclarecer dúvidas e entender melhor as soluções.

A elaboração de conteúdos personalizados com e-books, também emergem como apostas para alavancar resultados no marketing B2B.

Com essas últimas informações, chegamos ao final do nosso artigo. Esperamos que as dicas possam ajudar a destacar o negócio em tempos tão competitivos. Se gostou compartilhe e siga para ver outros temas do mercado B2B.

Recommended For You

About the Author: Alessandra