Como fazer script de vendas por telefone

A forma como vender um produto ou serviço mudou de forma significativa ao longo dos últimos anos. Em grande parte, isso se deve aos avanços experimentados pela tecnologia, fazendo com que não seja mais necessária a realização de negociações cara a cara, permitindo que os vendedores utilizem diversos canais de comunicação para anunciar e vender os seus produtos.

Uma das opções que tem ganhado bastante destaque é o celular e uma técnica conhecida como script de vendas por telefone.

O script de vendas por telefone é uma das melhores opções para aqueles que estão em busca de aumentar os seus números e melhorar os resultados, sendo um dos recursos mais utilizados atualmente nos call centers.

Como forma de ajudá-lo a saber mais sobre essa ferramenta, bem como a sua importância e vantagens, resolvemos criar o texto a seguir. Sendo assim, para não perder nenhuma informação e ficar por dentro de tudo que selecionamos, continue lendo o texto abaixo e saiba mais.

O que é script de vendas por telefone?

script de vendas por telefone

Os script de vendas por telefone são rascunhos escritos que os agentes do call center podem consultar ao interagir com os clientes, permitindo que eles sejam mais engenhosos em várias situações de atendimento ao cliente, como geração de leads, suporte técnico, negociações e muito mais.

Ao usar esses scripts, os gerentes podem garantir que seus funcionários compartilhem apenas informações corretas e aprovadas pelo call center aos consumidores.

Além disso, tendo em vista que a indecisão e a falta de vocabulário para dar suporte a determinadas informações podem surgir nas conversas com os clientes, o uso desse recurso pode ser de grande ajuda. Isso porque ajuda os agentes a procurar as palavras precisas em diversas situações, mantendo o processo que o call center segue.

Simplificando, os scripts de vendas por telefone são uma maneira de o call center manter todos os vendedores consistentes ao longo de uma chamada, ajudando-os a interagir com mais rapidez e eficiência.

Por que é importante investir em atendimento e no script de venda?

De forma simples, vale a pena investir no setor de atendimento da sua empresa, ainda que esse formato seja considerado antigo por muitas pessoas. Isso porque ele é visto como um dos meios mais eficientes na hora de captar novos clientes para a sua empresa, aplicado em praticamente qualquer atividade empresarial.

Logo, é de grande importância para uma empresa que está buscando novos clientes, investir em um atendimento de qualidade.

Além disso, o call center é a primeira forma de contato que os clientes terão com a sua empresa, o que pode ser decisivo para que eles voltem a fazer negócios no futuro. Sendo assim, quando você atende a todas as expectativas do cliente em uma ligação, isso fará com que ele sinta segurança em voltar a comprar os seus produtos ou serviços. Logo, o sucesso de uma empresa está estreitamente ligado com a sua central de atendimento.

Ao investir neste atendimento, a empresa qualifica todo o seu pessoal, trabalhando as suas habilidades de interação e diálogo com os clientes, bem como desenvolvendo técnicas que possam vender os produtos com mais facilidade. Ao fazer isso e adicionar o script de vendas, é bastante provável que você consiga fechar o negócio com a pessoa que entrou em contato.

Como posso criar um script de vendas?

A criação desta ferramenta pode ser de grande eficácia, assim como já foi dito antes. Logo, você deve ter bastante cuidado ao criar um script, de modo que o texto não fique robotizado ou distante dos clientes, bem como tenha abertura para que os vendedores possam improvisar em momentos que necessitem. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudá-los a criar um bom script de vendas, são elas:

Use como base as interações prévias

O script de vendas por telefone deve ser um diálogo natural entre o vendedor e o cliente. Logo, você deve tomar como base na hora da construção, os diálogos anteriores, de modo a utilizar os sistemas de monitoramento e de gravação para perceber os principais problemas que chegam até a empresa. Assim, é possível criar os mais diversos tipos de situações hipotéticas e as formas como resolvê-las da maneira correta.

A dramatização pode ser uma boa dica

É interessante recorrer à dramatização, de modo a interpretar qual seria o papel do cliente na hora de criar um script de vendas. Isso pode ser bastante útil para você entender qual é a expectativa dele ao entrar em contato com a empresa. Isso porque o script eficiente faz com que toda a chamada seja conduzida da melhor forma possível, permitindo que os vendedores resolvam o problema da maneira adequada.

Atualize regularmente o script

A gravação e monitoramento das chamadas pode ser uma arma de grande efetividade ao criar os scripts de venda, tendo em vista que permitem a consulta das respostas do cliente, assim como os problemas enfrentados por ele. Logo, você deve estar sempre atualizando e renovando o script da sua empresa, para que ela esteja em conformidade com todas as expectativas dos consumidores.

Tenha flexibilidade

A principal função de um script é a orientação dos vendedores, no entanto, é necessário que ele tenha flexibilidade para abandonar o script caso seja necessário à melhora da experiência do consumidor. A título de exemplo, imagine uma situação em que o cliente está com muita raiva. Nesse caso, não vai adiantar usar script para manter a conversação. Aqui, o ideal é ter flexibilidade e improvisar no atendimento.

Use perguntas fechadas

Quando se faz perguntas abertas, é bastante provável que a conversa acabe saindo do script. Logo, se torna muito difícil para que o vendedor contorne a situação. Nesse caso, o ideal é optar pelas perguntas fechadas na hora de manter o atendimento ao cliente. Com isso, a conversa será mais objetiva e fácil de fluir.

Seja simples e objetivo

Por fim, uma das técnicas mais importantes é a simplicidade. Isso porque o script deve ser de fácil compreensão por parte do ouvinte. Ao utilizar palavras complexas e cheias de marcas de formalidade, pessoas mais simples podem acabar não entendendo a mensagem que você quer passar. Logo, opte por um script simples, objetivo e claro.

Recommended For You

About the Author: Tiago Sousa