5 etapas do inbound marketing para aplicar agora mesmo na sua empresa!

Nesse artigos vamos falaro sobre as 5 etapas do inbound marketing e como começar a aplicar hoje mesmo em sua empresa!

O mercado cada vez mais concorrido de hoje em dia faz com que todas as empresas busquem formas novas e melhores de chegar até o público. Assim, para assegurar o crescimento dos negócios é preciso que seja feita a escolha certa de estratégia. É nesse ponto que entra o as etapas do inbound marketing.

Mas você sabe o que isso significa e como funciona? Se você ainda não conhece essa estratégia ou sabe muito pouco a respeito, não se preocupe. 

Agora, vamos te esclarecer o que é, como funciona, quais as etapas e como usar inbound marketing da forma certa e ser bem-sucedido na sua empresa.

O que é inbound marketing? Suas etapas e aplicações.

Inbound marketing é uma estratégia com foco na criação de conteúdo exclusivo e direcionado para atingir o seu público-alvo. Assim, é preciso desenvolver bons meios de comunicação que façam uma ligação direta entre a sua empresa e o público.

Isso pode ser feito por meio do conteúdo em seu site ou blog, do engajamento e interação pelas redes sociais, pelo sucesso nos mecanismos de busca do Google e muitos outros. 

Afinal, o inbound marketing também é conhecido como “marketing de atração”, ou seja, o objetivo é fazer com que o cliente busque pela empresa e não ao contrário.

As 5 etapas do Inbound Marketing

Para a construção de todas as etapas do inbound marketing serem um sucesso, é preciso compreender tudo sobre o processo. 

Pois assim, será mais fácil conseguir alcançar novos clientes e conquistá-los. Para em seguida, conseguir fazer com que essa atração ou consulta pela sua marca, possa virar uma compra do seu produto ou serviço.

Para isso, a metodologia do inbound marketing é dividida em etapas bem claras, que são um verdadeiro passo a passo para ter sucesso. Além disso, dentro de cada uma dessas etapas do inbound marketing você vai encontrar pontos-chave para conseguir chegar ao seu objetivo e fazer o seu negócio crescer.

As 5 etapas do inbound marketing são:

  • Atrair – Blogs, SEO e redes sociais;
  • Conversão – Ofertas e landing pages;
  • Relacionar – E-mails, nutrição de leads e automação;
  • Vender – Conversão de interesse em vendas;
  • Analisar – Resultados e busca por melhorias.

Realizando corretamente essas etapas do Inbound Marketing, você conseguirá atrair novos clientes e transformá-los em leads (pessoas interessadas), criar uma relação com eles, fechar uma venda e analisar todo procedimento. 

Assim, é possível saber onde e como se deve buscar melhorias para os seus resultados seguirem crescendo. Por isso, vamos agora entender melhor cada uma dessas etapas do inbound marketing.

1. Atrair

Essa etapa não poderia ser mais clara, o objetivo aqui é atrair as pessoas que tenham interesse pela sua marca. Contudo, é importante conseguir trazer as pessoas certas, o seu público-alvo, até você. Pois, assim vai ficar mais fácil gerar uma venda do seu produto ou serviço. 

Então, o ponto mais importante para trazer esses clientes em potencial, é o seu conteúdo. Por isso, você deve realizar a criação de personas ideais para o seu negócio. Assim, seja por meio do seu blog ou das suas redes sociais, será possível direcionar o seu conteúdo. 

Ao fazer isso, o resultado esperado é que sua empresa atraia o comprador ideal.

2. Conversão

Depois de conseguir atrair os seus novos clientes em potencial, é hora de transformar essas consultas ou visitas nas suas páginas em leads. Um ponto importante aqui é conseguir informações do usuário, como e-mail, telefone ou dados que sejam relevantes para o seu produto ou serviço. 

Isso pode ser feito de algumas formas, como ofertas ou uma landing page. As ofertas certas aumentam muito a chance de uma pessoa querer adquirir o seu produto ou serviço. Enquanto a landing page serve para fazer uma captura mais direta de informações dos clientes.

3. Relacionar

Depois de conseguir as informações por meio da conversão, é hora de identificar e nutrir os leads com mais chances de realizarem uma compra. Para isso, você pode seguir com 3 ações de contato com os clientes, por meio dos dados colhidos na etapa anterior.

As ações dentro desta etapa vão te ajudar de formas diferentes. Por meio da automação de marketing você vai acelerar os processos de marketing, gerando e distribuindo informações para os leads de forma mais rápida. 

Enquanto com a nutrição de leads, você vai seguir alimentando os seus clientes em potencial com conteúdos que gerem a venda, que é objetivo da ação a seguir e a mais importante, o e-mail.

O e-mail marketing tem objetivo de criar uma comunicação direta, com conteúdo de qualidade para que você não seja jogado na pasta de spam e um link de acesso que o leve para a compra.

Leitura complementar:

4. Vender

O seu objetivo final. Entretanto, lembre-se que mais importante do que apenas realizar uma venda é transformar esse lead em seu cliente de forma definitiva. Claro que nem sempre isso vai ser possível, mas quanto melhor for a sua oferta maior vai ser a chance de você ganhar esse cliente.

Por isso, em uma primeira venda você pode usar o e-mail marketing para levar até ele ofertas imperdíveis. 

Depois disso, é fazer com que ele siga ligado ao seu produto ou serviço por meio do seu conteúdo e do relacionamento com esse cliente em suas páginas ou redes sociais.

Com um lead já nutrido, aqui também cabem ações de venda como ligações ou mensagens.

5. Analisar

Depois de realizar todas as etapas do inbound marketing anteriores, agora é a hora de você fazer um estudo sobre toda a sua abordagem. Identificar os pontos positivos e negativos e avaliar onde deve melhorar.

Essa etapa é fundamental para o sucesso da sua empresa, pois, vai te permitir visualizar toda a situação de uma forma mais ampla. Para assim, poder criar novas estratégias e melhorar ainda mais a sua captação de clientes e vendas.

Comece a aplicar um funil de Inbound Marketing na sua empresa agora mesmo: Funil inbound marketing: o que é e como ele auxilia as vendas?

Como aplicar as etapas do Inbound Marketing?

Então, agora você já sabe quais são todas as etapas do inbound marketing e o que é preciso fazer em cada uma delas. Entretanto, tem outros dois aspectos gerais para te ajudar a tornar a sua campanha ainda mais bem sucedida. 

A primeira é bem simples, conhecer o seu público-alvo. Afinal, como vimos, isso vai te ajudar a produzir conteúdo exclusivo e atrair as pessoas certas. 

E a segunda é a utilização de uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management, em português Gestão de Relacionamento com o Cliente) para melhorar ainda mais a sua relação com o seu público. 

Esse sistema é utilizado para que sua empresa siga monitorando e mantendo as informações básicas sobre os seus clientes, além de mostrar detalhadamente como foi ou é a relação com cada um dos seus contatos.

Dessa forma, o sistema CRM vai te trazer tudo de mais importante sobre seus clientes anteriores e também sobre os novos leads. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.