5 estratégias de Marketing Digital para aplicar em seu negócio

5 estratégias de Marketing Digital para aplicar em seu negócio

Com um mercado cada vez mais competitivo, fazer com que o seu negócio seja bem sucedido e rentável pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Por isso, a utilização do Marketing Digital tem sido fundamental no cotidiano dos novos empreendimentos.

No entanto, mais do que auxiliar no crescimento das empresas e garantir rendas melhores, esse tipo de ferramenta publicitária é um diferencial importante para a manutenção do negócio.

Segundo o IBGE, aproximadamente 21% das empresas são fechadas ainda no primeiro ano de funcionamento, enquanto cerca de 60% desses novos negócios não conseguem passar dos cinco anos iniciais.  

Entre os principais motivos que levam a falência de tantos negócios, as razões mais comuns são:

  • Falta de compreensão sobre as necessidades do mercado;
  • Relutância com a adaptação de produtos e serviços;
  • Problemas com a administração dos recursos financeiros e do tempo;
  • Falta de planejamento;
  • Marketing insuficiente ou ineficiente.

Assim, para evitar que esse padrão nacional se repita com a sua empresa, é fundamental que os novos empresários estejam atentos às principais estratégias de marketing que serão cruciais para compreender o mercado e garantir uma boa integração no meio corporativo.

O que é o Marketing Digital?

O marketing é um conjunto de atividades realizadas pelas empresas, que visa proporcionar mais valor aos negócios, satisfazendo as necessidades do público consumidor e do mercado como um todo.

Para isso, é necessário que as corporações conheçam esses clientes e o ambiente mercadológico em que se está inserido, bem como os processos e os parceiros envolvidos no desempenho das funções.

Deste modo, o marketing digital surge trazendo toda a evolução tecnológica para dentro das empresas. 

Assim, por meio desta ferramenta, é possível utilizar as redes sociais, os e-mails e os blogs corporativos para aproximar a instituição do público-alvo.

Isso permite que a comunicação entre a empresa e os consumidores seja mais objetiva e personalizada, de forma que seja possível compreender melhor as necessidades dessas pessoas, aumentando o número de vendas e de consumidores fidelizados.

Conheça as 5 principais estratégias para aplicar em seu negócio

A utilização do Marketing Digital pode ajudar a conquistar novos clientes, aumentar o número de vendas, criar uma imagem positiva para a marca e consolidá-la perante o mercado. 

Mas, para isso, é necessário realizar uma série de ações que constituem a estratégia comercial.

Esse planejamento envolve definir com clareza o perfil do cliente ideal, realizar o estudo analítico de todo o setor de atuação, criar metas objetivas e realistas.

Para assim determinar qual o caminho que os clientes passaram desde o primeiro contato, até o momento da efetivação da compra. 

É preciso montar uma pipeline de vendas, com todos os passos para que o potencial cliente possa se sentir abraçado e tenha interesse no seu produto/serviço.

Mas antes de saber “como montar uma pipeline de vendas”, é preciso conhecer o seu público e definir quem é o cliente ideal.

É possível obter tudo isso por meio dessas 5 técnicas: 

  • Conheça quem são os seus consumidores

As redes sociais são grandes aliadas do marketing digital.

Isso porque, através dessas ferramentas, as empresas conseguem construir relações mais íntimas com o consumidor, de forma que essas pessoas estejam mais engajadas com o negócio e com os produtos disponibilizados.

No entanto, para que essa estratégia seja bem sucedida, é crucial saber quem são as pessoas que formam o seu público ideal. 

Assim, é preciso levar informações como:

  • Qual é o perfil das pessoas que compram o meu produto;
  • O que essas pessoas querem ou precisam;
  • Como a empresa pode adaptar os produtos/serviços para atender a essas necessidades;
  • Qual é o tipo de conteúdo que essas pessoas consomem online;
  • Qual é a linguagem que melhor se adapta a esse público;
  • Em quais redes sociais ou canais elas passam mais tempo;
  • O que elas procuram nas empresas desse segmento.

A partir daí, é possível começar a produzir conteúdos educativos e informativos que atraiam as pessoas até a sua empresa. 

Esses materiais – que podem ser audiovisuais, posts simples ou textos em blogs – devem ter pautas relevantes e ser postados com constância.

  • Encontre clientes em potencial

Muitas pessoas podem passar a conhecer o seu negócio por meio de anúncios pagos que são disponibilizados em sites de busca, como o Google ou o Yahoo buscas. 

Para isso, é possível usar plataformas, como o Google Ads ou o Facebook Ads, para divulgar um produto utilizando algumas palavras-chave.

No entanto, esse reconhecimento pode ser obtido de forma orgânica – ou seja, sem a necessidade de investir dinheiro na divulgação –, por meio da otimização dos conteúdos produzidos para os blogs e para as páginas das redes sociais.

Para que isso seja possível, é crucial integrar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), CRO (Otimização de Conversão) ou SEM (Search Engine Marketing) aos conteúdos produzidos.

Essas ferramentas, apesar do nome complicado, servem para melhorar o ranqueamento do seu site nas plataformas de busca, fazendo com que o público interessado encontre-o mais facilmente e aumentando o número de visitas na sua página.

  •  Aprimore o atendimento

A automatização de processos, por meio de softwares de CRM, é capaz de agilizar diversas atividades do cotidiano de uma empresa, permitindo que os funcionários e gerentes tenham mais disponibilidade para dedicar tempo para concluir tarefas mais importantes e que exijam mais atenção.

Esses dispositivos de gerenciamento permitem a unificação das informações dos consumidores e dos fornecedores em um único local. Além de possibilitar o acompanhamento de todos os estágios da compra.

Isso faz com que os gerentes e vendedores tenham mais controle sobre os processos e tenham maiores chances de sucesso na hora de garantir a finalização das compras, devido ao aprimoramento do atendimento.

Outras formas de aprimorar o atendimento, é facilitar a forma de pagamento, para isso vale procurar qual a melhor maquininha de cartão. Em alguns casos, pode até ser considerado uma ferramenta de pagamento recorrente. 

Desse modo, além de proporcionar uma boa experiência, é possível fidelizar o cliente.

  • Fidelize os clientes

Essas plataformas de CRM também são extremamente úteis para a criação de um relacionamento pós-venda que permita com que a empresa mantenha contato com o cliente e incentive novas compras ou a indicação do serviço nas redes sociais.

Essa fase é quando o seu negócio cria o encantamento no cliente. Por isso, esse primeiro contato tem que ser feito de forma a não incomodar ou afastar o consumidor.

Assim, é possível disponibilizar notícias sobre o mercado inserido, realizar ofertas promocionais exclusivas ou apresentar novidades do site da empresa.

Uma dica é manter um cronograma que estipula os períodos com que esse contato deverá ser estabelecido. Deste modo, fica mais fácil evitar uma insistência em excesso, ao mesmo tempo em que se evita que o cliente esqueça da empresa e dos produtos disponibilizados.

Mas claro, para fidelizar o cliente é preciso analisar todas as etapas e proporcionar ao máximo uma boa experiência ao cliente. 

Um cliente que é bem atendido, que consegue solucionar o seu problema, pagar com facilidade seja de forma online ou por meio de uma maquininha de cartão, irá indicar o seu negócio para outras pessoas.

Agora, mesmo que o cliente tenha amado o seu produto, não obteve uma boa experiência durante o processo de venda. Que seja por uma interferência na máquina de cartão ou um vendedor mal humorado, certamente ele não levará a compra adiante.

  • Incentive as recomendações

Esse acompanhamento final – que pode ser feito pelo e-mail marketing – é também extremamente relevante para a obtenção de avaliações positivas em sites de buscas ou nas próprias redes sociais da empresa.

Essas recomendações são fundamentais para o convencimento de outros possíveis consumidores. 

Além disso, a satisfação dos clientes, expressas em suas páginas pessoais, serve como marketing gratuito para a sua empresa e ajuda a atrair um público ainda maior.

Todo esse conjunto de estratégias permite com que a gerência e administração das empresas seja mais completa e abrangente, melhorando o serviço prestado, a qualidade do atendimento e do produto disponibilizado.

Assim, a probabilidade que o seu serviço seja mais bem recebido – tanto pelos clientes quanto pelo mercado – aumentam e a sua empresa ganha uma vantagem competitiva importante em relação aos demais concorrentes. 

Recommended For You

About the Author: Lucas Melo