Conheça a diferença entre redação publicitária e redação UX

Entenda quais são as características, as particularidades e os objetivos de cada tipo de redação 

Quem trabalha com conteúdo para a internet sabe o quanto o universo digital é amplo, dinâmico e completo. Não basta estar presente nas redes sociais, é preciso pensar em usabilidade, estratégias de comunicação, redação, gestão e métricas.

Entre as diversas áreas de marketing, o segmento de redação é repleto de tipos e conceitos que podem causar dúvida em quem não tem tanta familiaridade com o assunto. 

Muito se fala sobre redação publicitária, redação de conteúdo, copywriting e redação UX. Mas, afinal, quais são as diferenças e o que significam cada um desses conceitos? Confira a seguir.

Redação publicitária

O conceito de redação publicitária é anterior à grande revolução digital da internet. Antes de existirem redes sociais, a redação publicitária já fazia parte do mercado dentro das tradicionais agências de publicidade.

De uma forma geral, ela pode ser definida como o processo de escrita de textos e anúncios com fins publicitários. É, portanto, um conteúdo escrito com o propósito de persuadir uma pessoa ou um grupo de pessoas a adotar uma determinada ação, como comprar um produto ou adquirir um serviço.

Com a evolução do marketing, especialmente após o surgimento do marketing digital, o conceito de redação publicitária foi sendo refinado e vem ganhando novas ramificações. 

Nesse sentido, podemos dizer que os textos publicitários são todos aqueles criados com o propósito de anunciar algo, desde iniciativas até produtos e serviços. 

Redação de conteúdo

A redação de conteúdo é uma área do marketing que surgiu com o marketing digital. Ela representa um segmento que contempla a execução de estratégias de vendas que são baseadas na troca de informações.

A empresa produz conteúdos e traz informações relevantes para o seu público com o objetivo de demonstrar autoridade no assunto, ampliando a confiança e construindo uma relação.

A redação de conteúdo contempla atividades como o desenvolvimento de blogposts, legendas para conteúdos em redes sociais, e-books e roteiros para vídeo.

Os textos criam jornadas que são pensadas em uma etapa estratégica e tem como foco educar e nutrir os leitores, acompanhando a sua caminhada na busca por conhecimento sobre um determinado tema e levando-os até a etapa de compra, na qual eles conhecem o produto ou serviço e se tornam clientes da marca. 

Dentro da redação de conteúdo existem algumas ramificações. O copywriting, por exemplo, foca no desenvolvimento de conteúdos como e-mails, landing pages e anúncios, materiais que geralmente são desenvolvidos em uma fase avançada da estratégia e tem como escopo principal efetivar a venda. 

Redação UX

Para entender o que significa Redação UX, primeiro você precisa conhecer o termo “UX”. Ele é a sigla para o termo em inglês “User Experience” ou, traduzido livremente, “experiência do usuário”.

O UX representa a reunião de elementos que tratam da interação do usuário com um determinado aplicativo, produto, serviço ou sistema. Portanto, está relacionado à maneira como o cliente interage com uma marca.

Também conhecido como UX Writing, esse segmento de redação tem como foco fazer com que os usuários tenham uma experiência positiva com o produto. Isso é feito por meio do uso das palavras certas considerando a interface do seu site, aplicativo e/ou redes sociais. 

No caso específico do UX, estamos falando principalmente na escolha dos textos/palavras que serão usados em títulos, descrições, botões, avisos, alertas e em todo o conteúdo com o qual o usuário tem contato durante a experiência de interação. 

Como você pôde ver, cada conceito abarca uma parte específica da comunicação escrita e da estratégia de marketing digital de uma empresa. Hoje, o mercado conta com profissionais especializados nas diferentes áreas, capacitados a oferecer o suporte necessário para que a marca consiga atingir os resultados esperados em suas estratégias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.