Como o whatsapp se tornou uma ótima ferramenta de vendas

As vendas do WhatsApp são transações entre duas ou mais partes em que o comprador recebe bens, serviços ou experiências em troca de dinheiro, tudo por meio de um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo.

Na venda de produtos pelo Whatsapp, por exemplo, é possível criar um catálogo com os itens que você vende para aumentar a visibilidade deles.

Por que usar o WhatsApp como canal de vendas?

Usar o WhatsApp como ferramenta de vendas é uma excelente decisão para qualquer negócio: é gratuito, popular, ágil e seguro. Vamos analisar porque é uma ferramenta de vendas muito utilizada:

Porque é grátis

Quando o assunto é vendas pelo WhatsApp, o principal atrativo é o serviço gratuito. Seja na versão para uso pessoal ou corporativo, a plataforma não cobra nenhuma taxa por ter uma conta e interagir com os clientes. 

Esta redução de custos é uma vantagem muito importante para as PMEs, que muitas vezes têm um orçamento limitado para implementar sua estratégia de negócios.

Porque todo mundo utiliza

De acordo com um estudo, o WhatsApp tem dois bilhões de usuários ativos mensais. Além disso, foi  revelado que os brasileiros passam quase quatro horas por dia nas redes sociais. 

Essa é uma ótima oportunidade para interagir com clientes em potencial em um lugar que eles já conhecem e aumentar suas chances de faturamento com essa estratégia de marketing digital.

Porque é ágil

De acordo com um relatório, 30% das empresas oferecem aplicativos de mensagens para reduzir os tempos de resolução. Outros motivos para adotar ferramentas como o WhatsApp incluem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, maior eficiência para os agentes de suporte e automação de processos.

Porque é seguro

Um dos principais benefícios de vender produtos pelo WhatsApp é a segurança. Com mensagens criptografadas de ponta a ponta, a plataforma garante que apenas os indivíduos que enviam e recebem uma mensagem a lêem. 

Isso significa que qualquer outra pessoa ou organização fora da conversa não poderá acessar seu conteúdo, ou interferir no processo de negócios. 

O que fazer para começar a vender no WhatsApp?

Se você quer potencializar suas vendas no WhatsApp, faça o básico: baixe a versão Business do app e crie uma conta profissional para sua empresa. 

Aproveite para personalizar seu perfil online e integrar a rede social com outros sistemas que você já utiliza, como um sistema de gestão de clientes, por exemplo.

Baixe o aplicativo WhatsApp Business

O primeiro passo das vendas do WhatsApp é baixar o aplicativo em sua versão corporativa. Assim, você terá acesso a uma série de recursos profissionais, como:

  • configuração de mensagens automáticas para envio aos clientes;
  • criação de tags para organizar as conversas;
  • criação de grupos de clientes para anunciar antecipadamente uma novidade ou oferecer descontos exclusivos;
  • fazer chamadas de voz e vídeo;
  • organização de produtos e serviços em catálogo;
  • enviando fotos, vídeos, áudios sempre que necessário para melhor contextualizar suas respostas.

Crie uma conta profissional para sua empresa

O segundo passo das vendas pelo WhatsApp é criar sua conta profissional. Este é o momento de escolher uma foto e um nome, além de escrever uma descrição para o seu perfil. 

Lembre-se de informar o horário de funcionamento e incluir o endereço, caso tenha loja física.

Personalize seu perfil online

O terceiro passo das vendas pelo WhatsApp é personalizar seu perfil. Configure mensagens automatizadas com base no tom de voz da sua marca e use inteligência artificial para ampliar os recursos de atendimento ao cliente.

Integre com outros sistemas que você já usa

A quarta etapa das vendas do WhatsApp é a integração. Se você usa software de CRM ou lida com muitos clientes por dia, pode precisar de uma API para fazer tudo funcionar da maneira que você precisa.

Como podemos observar, o WhatsApp é essencial na atualidade para todas as empresas como ferramenta de vendas, não espere mais, comece agora mesmo a utilizar o WhatsApp e vender muito mais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.