4 estratégias de Marketing Digital para alavancar suas vendas
A promessa das estratégias de marketing digital é irresistível demais para deixar passar, afinal, se trata de um aumento no alcance, acesso a novos mercados, ampliação de vendas e escalabilidade virtualmente infinita.
Contudo, as melhores estratégias de marketing digital dependem do seu objetivo específico.
Essas estratégias podem aumentar sua presença online geral, mas sem um alvo identificado como, por exemplo, aumentar suas vendas, elas podem não ser tão eficazes.
Para ser incluído entre os cases de sucesso, vale conhecer essas 4 estratégias de marketing digital que podem, de uma forma ou de outra, se enquadrar no seu modelo de negócios, conforme as metas.
-
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é essencial em qualquer estratégia, principalmente quando se trata de ambiente digital, afinal, ele informa, entretém, envolve e oferece valor.
O conteúdo é poderoso porque se concentra no leitor, quanto a:
- Anseios;
- Necessidades;
- Objetivos;
- Problemas.
Ao falar sobre o que eles precisam, isso ajuda a construir sua autoridade, já que você tem uma boa oportunidade de demonstrar experiência, assim como a confiança deles, porque seu relacionamento com o cliente não é de natureza transacional.
Por esse aspecto, seu relacionamento com os clientes é percebido por diversas razões, entre as quais sua empresa ser uma fonte confiável de ajuda e informações e, portanto, são mais propensos a comprar de você quando estiverem prontos
O conteúdo é mais do que as palavras que você publica em seu site. Abrange postagens de blog, e-books, guias, infográficos, imagens, podcasts, explicadores e vídeos de instruções.
O importante a lembrar é conversar com seu público na linguagem que eles entendem, com tópicos que são importantes para eles.
-
Publicidade paga
A publicidade paga é um termo abrangente e que abarca anúncios PPC (Pay Per Click), anúncios de rede social, banner digital, entre outros.
Na prática, trata de conteúdos e campanhas que as empresas pagam para atrair clientes em potencial.
Quando bem feitas, são ferramentas poderosas para obter o aumento no tráfego de qualidade que sua empresa precisa.
-
Marketing de rede social
Semelhante aos anúncios pagos de rede social, a primeira consideração aqui é descobrir qual plataforma é aplicável ao seu negócio.
Isso envolve o desenvolvimento de uma compreensão prática das ofertas e oportunidades de cada plataforma para empresas como a sua, entre as quais se destacam:
- Facebook;.
- Instagram;
- Twitter;
- Youtube.
O objetivo do marketing de rede social é se envolver com seu mercado-alvo.
Assim, você pode lançar campanhas, se associar com influenciadores da plataforma para promoção e interagir com seus seguidores por meio de comentários, mensagens e afins.
Inclusive, as campanhas de marketing de rede social mais bem-sucedidas são aquelas que aproveitam o poder da comunidade para disseminar a mensagem da marca.
Quando essas campanhas se tornam virais, as pessoas sabem que há algo interessante e tendem a visualizar as campanhas, afinal, foi “indicada” por alguém próximo.
-
Prática de SEO
A otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO (Search Engine Optimization) teve algumas revisões ao longo dos anos.
Desde a criação, o Google teve de lidar com profissionais de marketing que tentavam burlar o sistema.
Spam de palavras-chave, automação de consultas do Google, redirecionamentos sorrateiros e outros métodos questionáveis não têm lugar na estratégia de marketing digital de hoje. Há cada vez mais valor para a experiência do usuário.
Motores de busca como o Google desenvolveram algoritmos que são eficientes para determinar se uma página da internet oferece valor para um usuário ou não.
Fatores como conteúdo, design, velocidade da página e otimização para dispositivos móveis são considerados ao classificar páginas e sites.
A intenção do usuário também é uma consideração importante. O Google agora entende o que os usuários querem encontrar ao pesquisar algo na internet.
Para garantir um primeiro lugar nos resultados de pesquisa, suas páginas precisam informar ao Google exatamente o que elas oferecem, relacionar essas informações ao que seu público-alvo está procurando e cumprir essa promessa, promovendo uma boa navegação (que também atenda os critérios de otimização, como uso de palavras-chave).
Criar conteúdo para vários segmentos de mercado, com diferentes páginas de destino e para diferentes tipos de compradores, não apenas os ajudará a converter melhor, mas também a atrair mais tráfego, conforme os direcionamentos e estratégias traçados.
Conclusão
As estratégias de marketing digital agora se tornaram essenciais para as empresas prosperarem na fronteira online e desenvolverem o negócio de forma ampla.
As 4 estratégias mencionadas aqui são as mais eficazes quando se trata de impulsionar o crescimento das vendas.
Mesmo que os benefícios de SEO, PPC, anúncios e marketing de rede social sejam consideráveis, um plano de marketing digital que os aproveite de forma conjunta a outras ações pode ter muitas partes móveis e interativas, especialmente se essas estratégias forem feitas em conjunto. Assim, amplia-se os resultados.
Por fim, as recompensas potenciais superam em muito os custos implicados como investimento no marketing digital. Assim, se mostra bastante interessante para ter um ROI mais atrativo.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
Comentários estão fechados.