CPM: definição, explicação e como é calculado
Existem inúmeros termos no marketing online, alguns menos claros do que outros. Um deles é o custo por mil , ou CPM . Neste artigo explicamos de forma simples o que significa e como é calculado.
O que é CPM?
CPM é a abreviação de “Custo por milha” e descreve um método de cálculo de custos de publicidade em várias mídias.
O CPM leva em consideração o preço por 1.000 impressões ou visualizações . Em outras palavras, refere-se ao preço que o anunciante está disposto a pagar por seu anúncio para obter 1.000 visualizações de clientes em potencial.
Como o CPM é calculado?
A fórmula de cálculo do CPM é muito simples: o preço do anúncio é dividido pelo número de contatos alcançados e o resultado é multiplicado por 1000.
>Consultoria em estratégia de marketing para PMEs
Preço do anúncio / número de contatos alcançados x 1.000 = CPM
Vamos dar um exemplo: se um anúncio custa R$ 500 e o meio publicitário pode atingir uma média de 100.000 pessoas, o CPM será de R$ 5. O faturamento é feito assim que o anúncio atinge 1.000 impressões .
O CPM é uma ótima métrica para comparar diferentes provedores e formatos de publicidade.
O custo de um anúncio depende do meio de publicidade escolhido, do público-alvo, do alcance e do posicionamento. O tipo e o tamanho do anúncio em si também influenciam no preço.
Como o CPM é usado?
O CPM é usado para avaliar a lucratividade dos anúncios e faturá-los adequadamente.
Como apenas a quantidade e não a qualidade dos contatos tem um papel no CPM, essa forma de cobrança é adequada se o anunciante quiser, por exemplo, trabalhar em sua marca e se tornar conhecido.
O sucesso real de um anúncio também depende de outros fatores, como o design do anúncio ou a oferta.
No marketing online, o CPM também é usado para banners, etc.
Conheça o guia gratuito para aumentar a taxa de cliques nas redes sociais
Quais são as vantagens e desvantagens do CPM?
As vantagens e desvantagens concretas do CPM podem ser resumidas da seguinte forma:
As vantagens do CPM
- custos comparáveis para os diferentes portais / meios de publicidade
- custos podem ser distribuídos com mais precisão
- ampliar ou aumentar seu alcance e reconhecimento de marca
- geralmente mais barato do que anúncios de CPC (custo por clique)
As desvantagens do CPM
- sem qualidade de contato, mas alcance (quantidade)
- nenhuma informação ou dados sobre os usuários alcançados e sobre o grupo-alvo
- nenhuma informação sobre a eficácia da publicidade
Qual é a diferença entre CPA, CPC, CPM e CPV em campanhas de marketing
Quatro acrônimos para quatro metas: CPA , CPC, CPM e CPV são modelos de custo de anúncio para aumentar as vendas, direcionar o tráfego, aumentar o reconhecimento da marca e destacar o conteúdo de vídeo.
CPA : custo por aquisição
O CPA representa quanto você paga por cada vez que um usuário, após clicar em um anúncio, entra em um site e conclui ações definidas como conversões. É um modelo particularmente adequado para aumentar as vendas.
CPC : custo por clique
Com esse modelo, você paga apenas pelos cliques nos anúncios realmente feitos, por isso é útil se você quiser aumentar o tráfego do seu site, independentemente do que acontecer após o login. A campanha é otimizada com base na definição de um lance máximo de custo por clique, que é o valor máximo que você deseja pagar por um clique em seu anúncio.
CPM : custo por mil impressões
Ideal para aumentar a notoriedade da marca, neste caso mil é a unidade de medida sobre a qual é calculado o custo para o anunciante. Na contagem final, algumas visualizações de anúncios são excluídas, como aquelas devido a uma atualização da página do site pelo mesmo usuário.
CPV : custo por visualização
Por fim, para campanhas de vídeo há um pagamento por cada visualização do anúncio, que é contabilizado se um espectador assistir a 30 segundos do conteúdo (o vídeo inteiro, se tiver uma duração menor) ou se interagir com ele (por exemplo se você clicar em uma sobreposição que o convida a clicar).
Alguns fatos interessantes
26%. É o aumento da taxa de conversão do Hostelworld graças à aplicação das estratégias de lances do Google Ads ECPC.
18% . Esse é o aumento da taxa de conversão da empresa financeira Agos, graças à usabilidade aprimorada do site para dispositivos móveis e tempos de carregamento incrivelmente rápidos – com uma redução de CPA de 17%.
27% . É a porcentagem que indica o quanto o CPA geral diminuiu para a T-Mobile que, ao experimentar no Google Ads um método automático baseado em aprendizado de máquina, ao mesmo tempo aumentou as conversões em 22%.
54% . É o aumento das aquisições digitais da Infinity TV em relação ao ano anterior, graças a uma estratégia de marketing direcionada no Youtube, registrando uma queda no CPA igual a 53% em relação às campanhas genéricas de busca.
Comentários estão fechados.