Como registrar boletim de ocorrência pela internet

Boletim de ocorrência pela internet

A facilidade que a internet nos traz hoje em dia é muito grande. E essa facilidade alcança muitos serviços que antes eram muito burocráticos. Assim, fazer um boletim de ocorrência, por exemplo, atualmente é muito mais fácil do que há 10 anos atrás.

A criminalidade no Brasil tem aumentado a todo vapor. Então, ter acesso a esse serviço pela internet é importante por causa de sua rapidez.

Devemos levar em consideração que cada localidade encara os registros de ocorrência de modos diferentes. Alguns são mais completos e cobrem mais casos, enquanto outros não.

Vamos, então, nesse breve artigo, ver como é fácil e rápido fazer um B.O. pela internet. Do mesmo modo, veremos os requisitos necessários e também algumas curiosidades acerca do assunto. Sem mais delongas, vamos lá.

Em que caso é possível registrar um boletim de ocorrência?

Antes de tudo, é importante saber quando é possível fazer um boletim de ocorrência. De fato, o B.O. online é considerado um documento válido. Mesmo que não haja interferência de delegado, escrivão; sem falar no tempo de deslocamento e espera que sejam poupados.

Então, em que caso é possível fazer um B.O?

Geralmente, as Delegacias Virtuais (DEVIR) recebem registros de menor gravidade. Ou seja, para que não seja necessário ir diretamente à uma delegacia, o B.O online é uma boa opção.

É permitido que sejam abertos B. Os online em casos de furto, perda ou desaparecimento de documentos. Assim também como de objetos, como celulares.

Existe também a opção de fazer um boletim de ocorrência online em caso de acidentes de trânsito. Contudo, desde que não haja lesões corporais ou vítimas fatais neste acidente. Ou seja, somente em caso de danos materiais.

Quais são os documentos necessários?

Alguns documentos básicos serão pedidos na hora de fazer a ocorrência.

Em resumo, o site da Delegacia Online pedirá o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), seu Registro Geral (RG), assim como email e telefones.

Preciso de provas?

De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo, algumas provas são necessárias. Portanto, é enumerado alguns fatos que podem ser vistos como prova. Assim como:

  • Cópias impressas ou gravadas de e-mails;
  • Mensagens de celular, de redes sociais, etc.;
  • Fotografias das marcas da agressão ou de roupas e objetos destruídos;
  • Vídeos de câmeras de segurança do local onde ocorreu a violência;
  • Depoimento de testemunhas;
  • O resultado do Exame de Corpo de Delito;
  • Relatórios de hospitais ou de profissionais que atenderam a pessoa, entre outros.

Como contratar um advogado criminalista para me ajudar?

Casos acompanhados por advogados normalmente tendem a serem feitos com mais rapidez. Assim sendo, vamos entender como contratar um advogado criminalista para auxiliar neste processo.

É importante, antes de tudo, procurar informações com pessoas próximas para conseguir uma boa indicação. Contudo, também é possível recorrer à OAB da sua cidade para conseguir essa indicação. Há, também, sites de buscas onde é possível encontrar estes profissionais.

Assim sendo, depois de ter conseguido uma boa indicação, é necessário buscar informações acerca deste advogado. Na internet é possível fazer isso.

Logo após, é necessário marcar uma consulta e expor seu caso da maneira mais clara ao advogado. Afinal, é nele que estamos depositando nossa confiança para que resolva o caso da melhor forma.

Passo a passo para fazer o boletim de ocorrência online

Por fim, vamos ver detalhadamente como fazer um boletim de ocorrência pela internet? Para que não haja dúvidas, acompanhe o passo a passo a seguir.

Primeiramente, vamos acessar o Portal da Delegacia Virtual (DEVIR) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ou seja, procure em seu navegador por “bo online” e clique no primeiro site.

Em seguida, é necessário clicar na opção “Registrar boletim de ocorrência” e selecionar o fato ocorrido.

Logo após, é necessário preencher as lacunas de identificação, como nome, sexo, data de nascimento e os documentos citados acima.

Assim, se também preferir, você pode se autenticar por meio de um login na conta do site do Governo do Brasil. É simples, basta inserir o seu CPF e a senha de acesso da conta no sistema do site “gov.br”.

Conclusão

Por fim, vimos como é fácil de se fazer uma ocorrência pela internet. Então, não permita que seus direitos sejam desconsiderados. Tudo pode ser feito pela internet, tanto o registro quanto a contratação de um advogado criminalista.

O cidadão deve receber um bom atendimento, pautado na urbanidade, no respeito, na acessibilidade, na cortesia e na eficiência. Assim também como na igualdade, na segurança e principalmente na ética.

Não se cale diante da injustiça! Recorra aos seus direitos e aproveite as facilidades oferecidas pela internet. Quando necessário, faça um boletim de ocorrência. É certo que tudo o que for possível será feito para que seus direitos sejam garantidos. Muito obrigado por ler e aprender conosco como fazer um B.O online, e até a próxima!

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo