Alimentos tóxicos para pets que não devem ser oferecidos
Ao contrário do que muitos pensam, o organismo dos animais de estimação não é igual e não funciona como o dos humanos. O organismo dos pets costuma ser mais sensível, e é por isso que há alguns alimentos tóxicos para pets, que consumimos no dia a dia, causando um efeito reverso na saúde deles.
A humanização dos animais é um dos principais fatores quando o assunto é alimentar o pet com comida normal. Muitos tutores pensam que compartilhar duas refeições com os animais não é nada de mais.
Porém, existem substâncias presentes nesses alimentos tóxicos para pets que podem causar uma série de problemas para o animal, desde distúrbios gastrointestinais até situações mais graves, podendo chegar ao óbito do pet a depender da quantidade ingerida de determinado alimento.
Os tutores devem procurar outras maneiras de inserir vitaminas na alimentação do animal de estimação. No mercado existem muitas opções de rações que procuram suprir todas as vitaminas necessárias para cada tipo de animal.
Entre as opções, você pode escolher as mais bem avaliadas, como é o caso da ração Royal Canin, por exemplo, que contribui para a saúde digestiva do pet e ajuda a manter a flora intestinal saudável e equilibrada.
Lista dos alimentos tóxicos para Pets
Para não cometer mais erros, confira abaixo uma lista com os alimentos tóxicos para pets e, por isso, devem ser evitados.
Chocolate
Apesar de delicioso, o chocolate é um alimento tóxico para cães e gatos. O alimento possui uma substância chamada metilxantina que pode levar a casos graves de intoxicação se não for identificada e tratada a tempo, com risco, inclusive, de óbito. Se o seu animal de estimação consumir chocolate, alguns dos sintomas apresentados são vômitos, diarreia, hiperatividade e tremores musculares.
Abacate
Apesar de ser um alimento saudável para os humanos, o abacate não é indicado para animais de estimação, é um dos alimentos tóxicos para cachorros. A fruta tem uma toxina chamada persina, que apesar de inócua para os seres humanos, pode provocar complicações severas no intestino do animal quando ingerida por eles.
Cebola
Apesar de ser deliciosa e trazer sabor para a comida, a cebola não é indicada para animais de estimação, porque possui uma substância chamada tiossulfato, sendo uma dos alimentos tóxicos para pets. O tiossulfato danifica os glóbulos vermelhos do sangue, podendo levar à anemia. Além disso, a cebola pode causar complicações no sistema digestivo do animal.
Tomate
O tomate é um alimento com muita acidez, por isso não deve ser consumido pelos animais. Esse excesso de acidez pode acabar ferindo o estômago do bichano. Além disso, o tomate tem uma toxina chamada solanina, que pode causar dores no intestino, alteração no ritmo cardíaco, convulsões e perda da coordenação.
Uvas e uva-passa
Apesar de ser um alimento saudável para os humanos, as uvas e a uva passa não devem ser consumidas pelo animal de estimação, é um dos alimentos tóxicos para pets. Os profissionais da área ainda encontraram a substância exata que causa a intoxicação, mas a ingestão dessas frutas costuma ser seguida de vômitos, diarreia, falta de apetite e dores no abdômen.
Ovo cru e carnes cruas
O ovo é um alimento extremamente nutritivo e rico em proteína, porém pode causar diversos problemas se consumido cru. Ele pode contaminar o animal com a bactéria salmonella spp e com a avidina, que é uma glicoproteína que se concentra na clara do ovo e, quando consumida crua, impede a absorção de vitamina B, assim, sendo considerado um dos alimentos tóxicos para pets.
Assim como o ovo, as carnes também não devem ser consumidas cruas, pois podem estar contaminadas com várias bactérias, as principais sendo salmonella, clostridium spp e escherichia. Para evitar possíveis contaminações, é essencial que elas sejam cozidas antes de serem servidas ao animal.
Essas foi nossa lista de alimentos tóxicos para pets, como cães e gatos. Espero que tenha gostado e ajudado na hora de alimentar o seu pet, garantindo a saúde dele!
Comentários estão fechados.