Saiba como diminuir o odor de cães e gatos na casa

Muitos tutores passam pela situação de a casa ficar com o cheirinho dos pets. Veja aqui como diminuir esse odor que incomoda tanta gente.

 

Hoje em dia, muita gente tem um bichinho de estimação. Todos nós os amamos, não importa se é cão, gato e muito menos sua raça. A amizade e o carinho deles são maravilhosos e se tornam indispensáveis para os pais de pet.

 

No entanto, o que ainda incomoda é quando os bichinhos exalam um forte odor, que acaba por se espalhar por toda a casa.

 

Por vezes, os pets costumam deitar no sofá, nas camas de seus donos, em cima de seus travesseiros, e, dessa forma, acabam deixando um odor nesses locais.

 

Outro fator que também contribui para isso é a área higiênica do animal, que se não possuir uma rotina de limpeza diária e bem-feita, vai contribuir para o mau cheiro dentro de casa.

 

Foi por conta desse motivo que listamos no artigo abaixo algumas dicas para combater o mau odor que se instala na casa por conta dos pets.

 

O que causa mau cheiro nos cães e gatos?

Primeiramente, devemos saber que essa é uma pergunta que não possui uma resposta que esteja bem definida, podendo variar em cada caso.

 

Alguns pets podem sofrer com esse problema pelo simples fato de não possuírem uma rotina de banho e tosa. Como sabemos, quanto maior o pelo do animal, mais fácil de acumular sujeira e, assim, consequentemente, deixá-lo com um cheiro ruim.

 

Claro que esse é só um dos motivos, mas caso o seu cachorro ou o seu gato tome banho com frequência e sempre esteja com os pelos bem aparados, ele pode estar sofrendo de alguma alergia ou doença.

 

 

Mas calma, não precisa entrar em desespero. Normalmente essas doenças de pele possuem tratamento e não acarretam em problemas sérios, desde que tudo seja feito da forma ideal.

 

Quanto às alergias, você deve estar atento à alimentação do seu pet, assim como aos produtos de limpeza que você usa em casa, que podem gerar irritação na pele do seu bichinho.

 

Essa irritação na pele gera coceira, que, por sua vez, pode acarretar em algumas feridas que vão expelir o cheiro ruim.

 

O que fazer para diminuir o odor dos cães e gatos?

Agora que você já conhece algumas das principais causas do mau odor dos cães e gatos, nós preparamos uma lista de medidas corretivas e de alguns produtos indicados para usar e diminuir o cheiro indesejado.

 

1. Banho e tosa

Como falamos acima, esse é um dos principais motivos da causa do mau cheiro dos pets. Por isso, procure manter tanto o banho como a tosa em dia. Além de deixar seu pet bonito e cheiroso, também é bom para a saúde dele.

 

Cada animal e cada raça vai possuir um tempo diferente para a tosa, pois os pelos de cada um cresce de forma diferente. Por isso, pergunte para o veterinário qual o tempo ideal para que o seu bichinho faça a tosa.

 

2. Área higiênica do pet sempre limpa

Essa dica é primordial para que a sua casa e o seu pet não possuam mau cheiro. É de extrema importância que o jornalzinho do seu cachorro ou a caixa de areia do seu gato não fique com uma quantidade de xixi e cocô acumulada.

 

Caso isso aconteça, inevitavelmente o mau odor vai se instalar pela casa. Além disso, toda vez que o seu pet for fazer as necessidades, ele vai entrar em contato com seu xixi ou cocô, podendo pisar e ficar com a pata suja.

 

 

Portanto, sempre que você vir essa área já usada, limpe-a o mais rápido possível, evitando, dessa forma, que tudo isso aconteça.

 

3. Eduque o seu pet

Nós sabemos que nem todos os pets sabem ou respeitam o lugar certo para fazer as necessidades. Por esse motivo, é fundamental que ele aprenda a fazê-las na sua área higiênica.

 

O ideal é procurar um adestrador experiente e com boas referências para treinar o pet, mas, em caso de impossibilidade, você também pode incentivar o seu bichinho a fazer as necessidades no lugar certo.

 

Quando você perceber que o seu pet está na vontade, tente levá-lo ao local indicado. Quando ele terminar, faça um carinho ou dê um petisco, isso vai funcionar como um incentivo para as próximas vezes.

 

4. Utilize desinfetantes para tirar o odor da casa

Caso você não tenha conseguido ensinar o seu pet a fazer as necessidades no local correto e ele continue a fazer xixi no sofá, na cama ou qualquer outro lugar indevido, você pode utilizar desinfetantes caseiros para resolver esse problema.

 

Além de ser uma opção bem prática, também é bastante econômica, e, por esse motivo, muitas pessoas adotam o desinfetante caseiro.

 

Para limpar chão e estofados, você vai precisar de 100 ml de água, 100 ml de álcool, 100 ml de vinagre branco, 100 ml de desinfetante e 4 colheres de bicarbonato de sódio.

 

Misture os ingredientes e coloque dentro de um borrifador para ter mais precisão e usar na quantidade adequada.

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.