Três Dicas para Escolher a Melhor Ração para Gatos

como escolher melhor ração para gatos

Descubra como escolher a melhor ração para o seu gato, como cuidar da saúde do felino e quais requisitos levar em consideração na hora da escolha!

Os nossos amigos felinos precisam de cuidados constantes para continuarem saudáveis e sempre ativos. Para nos acompanharem por mais tempo e viverem com qualidade de vida ao nosso lado, saber como escolher a melhor ração para os seus gatos é garantir que eles terão tudo o que você precisa em termos nutricionais.

Contudo, são muitas variedades e marcas no mercado hoje em dia. Por isso, a escolha pode ser um pouco mais difícil, não é mesmo? Para te ajudar a escolher o melhor alimento para os seus felinos, trouxemos 3 dicas para escolher a melhor ração para gatos! Vamos lá?

Como escolher a melhor ração para o seu gato?

Os nossos melhores amigos merecem o melhor, não só nos cuidados e carinho, mas também em sua alimentação. A ração escolhida para gatos interfere diretamente em sua saúde. Também, devem ser escolhidas de acordo com o porte do animal, condições de saúde e outras características que, se respeitadas, mantém o bem-estar do seu pet.

Para escolher a melhor ração, não se esqueça de levar em conta os seguintes requisitos:

  • Dê preferência às premium, super premium ou especiais

As rações comuns e mais baratas, geralmente usam aditivos que podem tornar o seu consumo impróprio para os felinos. Principalmente para aqueles que têm problemas de saúde ou que ainda estão em fase de crescimento. As rações premium, especiais ou super premium, apesar de serem mais caras, são o melhor investimento na saúde do seu amigo de quatro patas.

  • Saiba quais são as necessidades especiais ou nutricionais do seu pet

Uma das informações que mais ajuda a escolher uma ração de qualidade para o seu gato é ter o conhecimento de quais são as suas necessidades. Caso o animal tenha alguma doença, alergia, se precisa fazer uma dieta específica para obesidade ou deficiência nutricional, essa escolha pode até mesmo ser guiada por um veterinário. Dessa forma, o seu amigo de quatro patas estará bem cuidado e com a saúde em dia.

Existem, também, rações medicamentosas. Elas podem ser oferecidas aos gatos com problemas renais, cardíacos, com diabetes, alergias severas e outras condições de saúde. Mas, não faça a compra sem antes saber se essa é uma opção adequada para o seu pet. Consulte antes um veterinário de confiança.

  • Idade

Cada etapa de vida do pet merece cuidados específicos. Assim também é com a sua alimentação. As rações são comercializadas, na maioria das vezes, de acordo com a faixa etária do gato, e dessa forma, a escolha fica mais fácil.

Por isso, é importante saber quais são as especificações de cada idade dos animais, e como cuidá-los da melhor maneira. Lembrando que essas idades e estimativas são apenas uma simulação da realidade. Às vezes, o desenvolvimento e a idade real dos felinos pode ser diferente, ok?

Filhote (Geralmente de 1 a 12 meses)

Nessa fase, os nossos melhores amigos precisam de atenção especial para crescerem com mais saúde e vigor. Assim, irão desenvolver todo o seu corpo e funções da forma correta, assim como os bebês humanos. Aqui nessa fase, os filhotes precisam de mais proteína na alimentação. Por isso, escolha as rações específicas para filhote, com a descrição nítida na embalagem.

Adulto (acima de 1 ano)

Assim que os nossos pets completam um ano, já são considerados adultos. Essa é uma fase longa em sua vida, que dura cerca de 7 ou 8 anos, a depender da raça e porte do gato. Dessa forma, nessa fase de vida eles precisam de rações mais equilibradas, com os nutrientes necessários para manter a sua saúde em dia, e também, com muita proteína.

Sênior (acima de 7 anos)

Essa fase pode ser um pouco confusa, principalmente na descrição dos rótulos de ração. Alguns fabricantes levam em consideração o porte, e em animais de porte pequeno, essa fase se inicia em torno de 9 ou 10 anos, enquanto nos animais de porte grande se inicia aos 7 ou 8 anos. Nessa fase da vida, os pets precisam de atenção especial, para consumirem maiores quantidades de nutrientes e sódio e proteína mais baixos, já que sua saúde está mais debilitada.

  • Porte

O tamanho do seu pet é outro fator que influencia muito na hora de escolher a melhor ração. Apesar de o porte dos gatos ser bastante simples, que geralmente vai até 10kgs ou 15kgs, caso seja um gato maior, ainda é necessário entender mais sobre o assunto. Vejamos abaixo quais são as indicações, de acordo com o porte do animal:

Porte pequeno (1 a 10kg)

Os gatos de porte pequeno se desenvolvem mais rápido, gastam muita energia para correr e brincar. Além disso, tem uma expectativa de vida mais alta que os animais de grande porte. Por isso, a sua alimentação deve ser balanceada para manter a saúde e com maior carga energética, já que consomem a energia para se manterem ativos durante o dia.

Porte médio (11 a 25kg)

Geralmente, as marcas não se dirigem aos gatos como porte grande, apenas até o porte médio. Principalmente no Brasil, não é comum ver gatos acima de 15kgs. Apesar de existirem raças em que a estrutura do gato permite o peso.

Dessa forma, os distribuidores pulam a sua produção direto para os de grande porte. Esses animais, geralmente, são ativos, caçadores, mas menos ativos que os de pequeno porte. Nesse caso, precisam também de uma fonte de alimentação balanceada, mas com menos teor calórico. Além disso, é interessante que a ração ajude a aumentar as defesas naturais do animal, já que gosta de se aventurar.

A missão de como escolher a melhor ração para gatos ficou muito mais fácil com essas dicas, não é mesmo? Dessa forma, você garante a saúde do seu felino e que ele viva muito mais tempo ao seu lado!

Recommended For You

About the Author: Fernando Silvestre