Qual a função do emulsificante? Entenda de uma vez por todas!
Pessoas que gostam de fazer doces, cremes, bolos e sorvetes caseiros, muitas vezes possuem um problema em comum: não conseguem uma massa fofa. Afinal, como obter isso? Para descobrir formas de resolver esse problema é bom entender qual a função do emulsificante e como usar ele para ajudar em suas receitas.
Muita gente se frustra ao tentar fazer um bolo semelhante em casa por não saber qual ingrediente secreto é responsável por esse resultado aerado. Sendo assim, aprender qual a função do emulsificante é ideal para quem quer impressionar suas visitas e família com uma receita que contém textura divina, igual aquela feita por confeiteiros profissionais.
Se você quer suas receitas muito mais fofinhas e deliciosas, aprenda hoje mesmo qual a função do emulsificante. Além disso, saiba como usar o emulsificante e também se ele apresenta qualquer tipo de risco. É ideal entender tudo isso antes de começar a usar esse ingrediente em suas receitas!
Mais sobre Gastronomia
- 6 melhores marcas de chocolate diet e zero açúcar
- Benefícios do Azeite de Oliva Extra Virgem produzido em um Monastério
Qual a função do emulsificante? Veja os benefícios desse ingrediente!
Dentre as diferentes funcionalidades dos emulsificantes, a mais conhecida é a aeração. A aeração e a manutenção da espuma formada são importantes propriedades em produtos nos quais se deseja ganho de volume, devido a incorporação de ar durante o processamento.
A espuma é formada através da incorporação de ar, em um sistema alimentício contendo água. Quando adicionamos um emulsificante a um sistema com água, ele irá saturar a superfície do líquido até a tensão superficial ser reduzida a um valor muito baixo.
As moléculas do emulsificante presentes dentro do líquido terão sua porção lipofílica orientada para as bolhas de ar, e a porção hidrofílica orientada externamente para o meio contínuo, que é a água. Isto irá permitir a estabilização da espuma formada, garantindo maior aeração interna do produto.
Outra função importante dos emulsificantes é a utilização deles como blends, muito comum na indústria alimentícia. Este processo consiste no uso de dois ou três componentes emulsificantes para alcançar funcionalidades múltiplas. Numa emulsão de bolo, por exemplo, a aeração para produzir alto volume, a estabilização de espuma, a maciez e retenção de umidade.
Qual é a quantidade certa de emulsificante?
Agora que já sabemos qual a função do emulsificante, é muito importante evitar exageros. Por isso, saber a quantidade certa se torna ideal. É difícil determinar uma quantidade exata do produto em uma receita, mas o recomendado é utilizar uma colher de sobremesa bem cheia para cada 300 gramas de farinha de trigo, sempre em temperatura ambiente.
Se for demorar a usá-lo, mantenha-o sob refrigeração e tire da geladeira na véspera do uso. Para sorvetes e cremes, indica-se usar de 8 a 10 gramas de emulsificante por litro. Lembre-se que, apesar de mais aerados, os alimentos não ficam menos calóricos com o uso de emulsificante, pelo contrário, ele possui um alto nível de gordura saturada.
O emulsificante é seguro de verdade?
Algo importante a se atentar, fora o alto nível de gordura saturada, é que o exagero de emulsificante na sua receita não é recomendável. Sabendo então qual a função do emulsificante, é bom entender que ele pode ser maléfico em alguns casos. Enquanto há teorias que ele possa fazer mal ao corpo humano, não existem estudos que comprovem os efeitos potencialmente prejudiciais dos emulsificantes em humanos.
Portanto, vale notar que os seres humanos provavelmente ingerem emulsificantes há milhares de anos, principalmente a partir de ovos, sem efeitos adversos relatados. Isso ocorre por conta do fato de existirem emulsificantes naturais, feitos a partir da clara do ovo. Porém, também existem os sintéticos, feitos em laboratórios com outros elementos.
No Brasil, o emulsificante encontrado com maior frequência em alimentos é a Lecitina, Seu nome é derivado do grego “Lekithos”, que significa “gema de ovo”. A Lecitina é também comercializada em cápsulas como suplemento dietário com alegações de que pode diminuir o colesterol no sangue, a pressão arterial diastólica e aumentar a disponibilidade de compostos bioativos.
Ou seja, saber qual a função do emulsificante e usar ele em suas receitas ainda pode trazer muitos benefícios para quem utilizar esse ingrediente na medida certa. Portanto, evite exageros e comece a fazer massas fofinhas e leves hoje mesmo com a ajuda desse elemento.
Comentários estão fechados.