Você conhece os diferenciais de um notebook gamer?
O que diferencia um notebook normal, usado no dia a dia, e um notebook gamer, usado para jogar os jogos mais recentes? Saiba mais!
É verdade que cada pessoa usa o notebook de formas diferentes e, ao longo dos anos, é cada vez mais comum que pessoas prefiram jogar através desses dispositivos, criando um nicho de produtos conhecidos como notebooks gamers.
Portanto, para jogar um jogo mais moderno, é necessário que um notebook com alta performance seja capaz de manter uma boa resolução, frames por segundo e fazer com que o jogador tenha a melhor performance possível.
Por outro lado, usuários comuns que usam o notebook para trabalhos mais simples e para usar as redes sociais, por exemplo, podem fazer uso de dispositivos menos potentes e mais econômicos.
Por isso, é fundamental entender o seu perfil e o que diferencia um notebook gamer de um notebook comum na hora de comprar o seu aparelho.
Fizemos um artigo que vai te ajudar a entender essas diferenças e qual é o melhor dispositivo para a sua realidade.
Notebooks comuns
Notebooks “comuns” são usados para tarefas do dia a dia: redes sociais, trabalho de escritório, escrever, etc. Ou seja, não foram projetados com o objetivo de funcionar com capacidade máxima por longos períodos.
Sendo assim, quando os fabricantes desse tipo de aparelho criam seus dispositivos, eles pensam em aspectos como tamanho, portabilidade e funcionalidades mais comuns — e apenas na performance.
Por exemplo: se uma pessoa trabalha usando softwares simples, como processadores de texto e aplicativos de planilhas, ela não precisa de um notebook com grande poder computacional.
Sendo assim, caso ela prefira a praticidade de ter um computador portátil para levar e trazer de volta do trabalho, é possível procurar um notebook leve e prático sem que haja prejuízo em sua funcionalidade.
Notebook Gamer
Por outro lado, o notebook gamer tem o foco no desempenho para jogar os jogos mais modernos — o que exige um grande poder computacional.
Por isso, ele foi projetado com a performance em mente, ainda que, para isso, precise pesar mais e ser menos portátil.
Um grande exemplo é o fato de que diversos notebooks desse tipo possuem processadores, memória RAM, espaço de armazenamento e outros muito superiores aos dispositivos de uso comum.
Além disso, eles contam com um sistema de resfriamento muito mais potente do que aparelhos comuns, o que garante um desempenho elevado por mais tempo.
Nesse sentido, esses notebooks possuem um conjunto de dissipadores de calor, coolers e até mesmo a organização dos componentes no interior do dispositivo auxiliam na sua refrigeração.
Por esse motivo, aparelhos desse tipo costumam ser mais pesados e menos portáteis do que os utilizados no uso cotidiano, e podem não ser a opção preferida por quem quer usá-los para trabalho.
Notebook comum x notebook gamer: qual o melhor?
É verdade que, quando se pensa em poder computacional e performance, os notebooks gamers ganham com uma margem muito ampla.
Entretanto, o melhor tipo de aparelho irá variar muito do que cada usuário pretende fazer com seu notebook.
As pessoas que utilizam esses aparelhos para usos mais simples, como checar diariamente seus perfis em redes sociais, podem não necessitar de aparelhos tão potentes.
Nesse caso, aparelhos mais leves e com telas menores podem ser recomendados, pois será mais fácil levá-los para fora de casa em uma mochila ou mala (ainda que tenham uma performance inferior).
No entanto, para os gamers que desejam jogar seus jogos com o melhor desempenho possível, sem dúvidas é fundamental ter um notebook gamer. Ele garante uma melhor experiência do usuário durante a jogatina.
É claro que esse tipo de aparelho costuma ser mais caro, mas o benefício de performance nos games mostrará que esse é um investimento que valerá a pena.
Comentários estão fechados.