Como limpar tela de notebook sem arranhar?

Notebook

Olá! Venha conosco neste artigo onde apresentamos diversas soluções para a limpeza da tela do notebook e para manutenção do aparelho. A limpeza do notebook é primordial para prolongar sua vida útil, além de evitar que nos contaminemos com fungos, bactérias e resíduos presentes nas partículas de sujeira. Está determinado a resolver os problemas com a sujeira na tela, no teclado, em todo o notebook, certo? Então vamos juntos nessa. Nos próximos tópicos, traremos todo o cuidado que você precisa ter e ações simples no cotidiano para resolver seu problema de uma vez!

Como limpar a tela do notebook

Para começar a limpeza do seu notebook, tenha certeza de que o mesmo esteja desligado. Dessa forma, você evita que algumas teclas ou comandos do aparelho possam ser comprometidos.

Ao proceder para limpeza da tela do notebook, deve-se, primeiramente, ter conhecimento de:

  • não umedecer diretamente a tela. Sempre utilize o produto a ser aplicado diretamente em um pano. A escolha por outras opções como papel toalha e papel higiênico, por exemplo, costumam ajudar, mas deixam muitos fiapos e resquícios por todo o notebook.
  • com relação ao pano, prefira sempre os que são mais macios, que não soltem fios. Dê preferência sempre àqueles que utilizamos com frequência para higienizar veículos. Uma outra opção são as flanelas utilizadas usualmente para a limpeza de óculos, normalmente feita de microfibras.
  • Na escolha do produto a ser aplicado no pano, é interessante nos atentarmos a não utilizar álcool ou produtos abrasivos. Prefira álcool isopropílico 70% especificamente e esparrame, em pequena quantidade, no pano e aplique na tela do notebook. 
  • A partir de movimentos suaves, isso será o suficiente para tirar todas as marcas e sujeiras presentes, sem deixar nenhum arranhão.

Dicas de limpeza para notebook

Para a limpeza do notebook como um todo, preparamos também algumas dicas e atenções que devemos ter, além das medidas já apontadas para a correta limpeza da tela do notebook. Siga a mesma dica do uso do pano, que já citamos anteriormente, para a limpeza das demais partes, com atenção para partes mais sensíveis, como aberturas e saídas de ar. Para essas aberturas, prefira o uso de cotonete, preferencialmente seco ou levemente embebido da solução escolhida, a fim de que se possa atingir essas extremidades e não acarretar em danos no aparelho.

A fim de que tenhamos uma limpeza nos teclados adequada, devemos, pois, realizar a limpeza com extremo cuidado. Devemos evitar umidade excessiva no pano e cuidado extra ao limpar por entre as teclas. Podemos, aqui, utilizar também o cotonete como alternativa viável para realizar a higienização. Ao limpar a parte externa, utilize um pano levemente úmido também, com movimentos leves. 

Quer ter uma limpeza ainda mais eficiente? Então siga esta dica que também utilizamos: tenha sempre em mãos, portanto, um pano similar seco, para finalizar cada etapa da limpeza. A partir disso, não deixamos nenhuma umidade no aparelho, concluindo perfeitamente todo o serviço 

Desse modo, você conseguirá limpar até partes menores do notebook, muitas vezes despercebidas, mas que igualmente (ou até em maior proporção) acumulam bastante sujeira e resíduos.

Dicas extras sobre a conservação do seu notebook

Neste tópico, queremos trazer também algumas formas que você pode seguir para conservar ainda mais, não só a tela do notebook, mas também ele como um todo.

É extremamente importante evitar consumir alimentos e bebidas próximas ou enquanto utiliza o notebook. Estes produtos podem ser derramados e entrar em contato com o teclado, com a tela do notebook e outros componentes.

Em muitos casos assim, uma limpeza superficial já poderia não ser mais suficiente, demandando uma manutenção mais específica e, portanto, mais custosa, com profissionais de informática.

Para que evite o acúmulo de sujeira, você pode sempre deixá-lo fechado. Recomendamos também o uso de capas protetoras, especialmente em caso de uso do notebook em áreas muito abertas. Em áreas assim, a sujeira tende a se juntar e aparecer com mais volume e frequência.

Outra dica bacana é configurar seu notebook para um modo de descanso/gestão de energia enquanto não o usa. Com isso, 

Com tudo isso levado em consideração, as limpezas serão menos frequentes também, já que o notebook estará em excelentes condições de higiene e uso por ainda mais tempo.

Conclusão

Vimos que é extremamente relevante manter hábitos de limpeza do seu notebook. Com maior cuidado e zelo, seu notebook certamente poderá ter seu ciclo de vida estendido. 

Esperamos que, com este artigo, você coloque em prática estas orientações que passamos. Dessa maneira, sua tela do notebook ficará sempre bem limpa, livre de arranhões, assim como todo o aparelho. Isso tudo trará uma experiência ainda melhor de uso no dia-a-dia!

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo