Turismo Religioso: rotas nacionais e internacionais
O turismo religioso experimentou um crescimento significativo nos últimos anos, proporcionando aos viajantes momentos que fortalecem a fé e permitem visitar cidades ou locais sagrados. Romaria, peregrinação, penitência, festas e espetáculos de cunho sagrado são alguns exemplos de viagens religiosas.
No Brasil, uma das cidades mais conhecidas para esse tipo de viagem é Aparecida do Norte, localizada em São Paulo. Ainda assim, independente do local que você deseja conhecer, é preciso se organizar, procurando por passagens aéreas promocionais com antecedência e reservando um bom hotel.
Está considerando a ideia de fazer uma viagem religiosa? Veja quais cidades não podem ficar de fora da sua rota!
O que é o Turismo Religioso?
O turismo religioso é uma forma de viagem que tem como foco principal a visita a locais considerados sagrados, onde se praticam rituais, veneração e devoção religiosa. Esses destinos podem incluir cidades, templos, santuários, basílicas, e outros locais de significado espiritual para determinada fé ou religião.
Mais do que uma simples experiência turística, o turismo religioso proporciona aos viajantes a oportunidade de fortalecer sua fé, conectar-se com suas crenças e tradições, além de explorar a história e a cultura associadas à religião em questão. Muitas vezes, essas viagens também envolvem participação em rituais, celebrações e eventos religiosos específicos, proporcionando uma experiência única e enriquecedora aos peregrinos.
Independentemente da religião ou crença pessoal, o turismo religioso atrai uma ampla gama de viajantes, desde os devotos que buscam uma experiência espiritual profunda até os interessados em explorar a diversidade cultural e religiosa do mundo.
Rotas nacionais: lugares sagrados no Brasil
Algumas cidades se destacam na rota do turismo religioso no Brasil. Caso o objetivo seja permanecer no país, você pode visitar:
Aparecida do Norte
A cidade paulista é a primeira que vem à mente quando se fala no turismo religioso. As romarias e procissões para Aparecida acontecem o ano todo e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é o principal destino.
Dentro da Igreja se encontra a Sala das Promessas, na qual as pessoas vêm fazer pedidos ou agradecer pelas realizações obtidas. Outros passeios na cidade incluem o Morro do Presépio e o bondinho aéreo para chegar ao Mirante do Morro do Cruzeiro.
Belém
A capital do Pará também está na lista de cidades a serem conhecidas em viagens religiosas. O segundo domingo de outubro é a época mais movimentada, já que é quando acontece a celebração do Círio de Nazaré.
Trata-se de uma procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, na qual a imagem da santa percorre um total de 55 km. Assim como em Aparecida, as pessoas visitam a cidade e participam da festividade para pagar promessas.
Salvador
A capital da Bahia se destaca pela comemoração da Festa de Santa Bárbara (na religião católica) ou de Iansã (no candomblé). Nesta época, é muito comum ver os fiéis na cidade participando das festividades vestidos de vermelho.
Ainda assim, o que é mais conhecido na cidade é a procissão de Nosso Senhor do Bonfim. Quem nunca foi para Salvador e voltou com pulseirinhas do Senhor do Bonfim para distribuir aos amigos e amarrar no braço ou na perna à espera da realização de um pedido?
Rotas internacionais
Viajar para fora do Brasil também pode ser ótimo para se conectar com outras culturas e entender como a fé é vivida em outros lugares. No turismo internacional, você pode incluir:
Fátima
A cidade localizada em Portugal é conhecida como “capital da paz” e homenageia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Para quem gosta de participar das peregrinações, elas acontecem nos meses de maio e de outubro.
Os católicos costumam ser devotos e consideram a santa milagreira, então, em uma visita ao local, o mais comum é pedir por milagres.
Vaticano
O Vaticano não precisa de grandes apresentações e é um dos destinos internacionais mais desejados por quem é católico e deseja fazer turismo religioso. A cidade-estado é governada pelo Papa e totalmente independente de Roma, ou seja, é quase um país à parte.
A Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e o Museu do Vaticano estão entre os passeios imperdíveis de quem viaja para a região, assim, não deixe de colocar no seu roteiro.
Bodhgaya
Um dos locais mais sagrados para o budismo, Bodhgaya é uma cidade da Índia sinônimo de espiritualidade e elevação espiritual. Segundo os estudos budistas, foi nessa região que Buda atingiu o ‘estado do Nirvana’, ou seja, paz e tranquilidade por meio da sabedoria.
Em uma viagem para a pequena cidade, uma visita ao templo Mahabodhi não pode ficar de fora. Você também poderá conhecer outros templos e monastérios, além de se permitir um momento para meditar e refletir consigo mesmo.
Comentários estão fechados.