Sarna de cão: Como saber se o cão está com sarna? Entenda os sintomas
A sarna de cão é uma infecção altamente contagiosa na pele dos nossos pets causada pelos tão temíveis ácaros. Os cãezinhos acabam sofrendo assim que essa doença alcança um estágio intenso, que resulta em feridas geradas a partir de uma coceira incontrolável.
É importante se atentar aos sinais de enfermidade para fazer o devido tratamento para que seu pet tenha uma recuperação rápida e efetiva. Por isso, nosso time da DrogaVET trouxe todas informações necessárias para te auxiliar – confira!
O que é sarna canina?
A sarna de cão é uma doença parasitária que causa prurido constante e é uma das mais recorrentes nos nossos pets. Localizada na pele do animal, a sarna de cão causa um desconforto incontrolável para o bichinho.
A sarna canina, quando começa a proliferar, é capaz de gerar uma intensa coceira no pet, de forma que o incômodo é tanto que os cachorros acabam por causar ferimentos em si próprio, e perdem até mesmo parte do pelo.
Quais as causas da doença?
A sarna canina é causada por ácaros presentes na pele do cachorro, que causam total desconforto e uma coceira incontrolável. Muitos não sabem, mas existem alguns tipos de sarna geradas por diferentes ácaros – são elas:
- Sarna demodécica: causada pelo ácaro Demodex canis, esse ácaro já é comum na pele do animal e tem maior tendência de proliferar e ocasionar a sarna quando o pet está com baixa imunidade;
- Sarna sarcóptica: a mais comum nos nossos pets, é causada pelo Sarcoptes scabiei, esse ácaro só se manifesta na pele do animal se existir contato com o microorganismo;
- Sarna otodécica: causada pelo ácaro Otodectes cynotis, a sarna atinge a região dos ouvidos do cão.
Os ácaros são os principais responsáveis pela proliferação da sarna e, na maioria das vezes, o contágio da infecção se dá pelo contato direto dos cachorros com outros animais anteriormente infectados.
Como saber se o cão está com sarna?
É importante estar em alerta e sempre estar em constante observação no seu pet, pois a sarna de cão apresenta alguns sinais que podem ser reconhecidos com facilidade, como por exemplo:
- Sinais avermelhados na pele;
- Coceira constante;
- Feridas;
- Queda incomum de pelos;
- Incômodo na região dos ouvidos
Ao observar esses sinais, é importante consultar um médico veterinário para que o diagnóstico seja realizado através de recolhimento de amostras e, assim, seu tratamento seja devidamente iniciado.
Sarna canina pega em seres humanos?
A sarna canina possui um alto potencial zoonótico, dessa forma, é possível que esse parasita possa infestar na pele do ser humano. Entretanto, somente o tipo escabiose é capaz de atingir a espécie humana.
Se você suspeita que seu pet esteja infestado de sarna, utilize luvas descartáveis para ter contato com ele e higienize com produtos desinfetantes os lugares que ele possa ter tido contato.
Como tratar a doença?
É possível eliminar o parasita através de tratamentos realizados em casa. É importante saber qual das variantes da sarna que está infestada no seu cachorro para iniciar o devido tratamento.
A DrogaVET auxilia no tratamento através de manipulados, 100% personalizados. Além disso, somos líderes no nicho da farmácia veterinária e possuímos os melhores manipulados para a recuperação do seu pet. Confira nosso catálogo!
Como prevenir a sarna canina?
É possível prevenir a sarna através de banhos, com produtos indicados para a prevenção de sarna. No site da DrogaVET, é possível encontrar uma grande diversidade de produtos e manipulados capazes de suprir sua necessidade com eficácia.
Não deixe de cuidar da saúde do seu pet, afinal, o cão é o melhor amigo do homem, então retribua com atitudes que resultarão numa vida mais saudável para o seu melhor amigo de 4 patas.
Comentários estão fechados.