O que é Phishing e como você pode se proteger?

Phishing

Entre tantas formas de fraude na internet, você precisa conhecer o que é Phishing. Isso porque essa técnica maliciosa é a ferramenta que os criminosos usam para adquirir informações como: login, e-mails, dados de cartão, entre outros. Confira!

O Phishing é uma estratégia de engenharia social que os criminosos utilizam para enganar usuários e “pescar” informações privadas como: senhas, nomes e informações do cartão.

Com isso é possível aproveitar esses dados para realizar compras e outras atividades que visam se aproveitar de usuários inexperientes. Entretanto, com esse artigo você não fará mais parte desse grupo.

Saiba tudo sobre o que é phishing

O que é Phishing?

O phishing é qualquer forma de fraude que ocorre por meios de redes de comunicação e utiliza técnicas de engenharia social para ter acesso a dados privados dos usuários.

Além disso, essa atividade se mostra como uma das fraudes que têm mais tempo em uso na rede da internet.

Dessa forma, existem três formas principais de ataques de phishing:

  • Ataque via e-mail ou telefone 
  • O criminoso pode fingir ser de alguma organização
  • Páginas falsas para obter informações de login ou cartão

Através dessas técnicas é possível saber o que é phishing, pois o indivíduo estará “pescando” (fishing) os seus dados, com uma isca bastante atraente.

Quais os principais assuntos abordados pelos fraudadores?

Atualmente estamos vivendo o auge das redes sociais, dessa forma grande parte dos fraudadores buscam suas vítimas nessas plataformas.

Assim eles usam anúncios com ofertas exclusivas, descontos incríveis, oportunidades únicas, sempre acompanhados de gatilhos mentais. Isso porque esses gatilhos levam o usuário a “morder a isca”.

Com e-mail, existem outros assuntos que os criminosos abordam, como:

  • Problemas com a fatura
  • O governo precisa falar com você
  • O governo precisa te repassar algum dinheiro
  • Pedidos de ajuda de parentes
  • Alerta de instituição financeira
  • Você ganhou algum prêmio 
  • Ótimas oportunidades de negócio

Perceba que os temas que os e-mails abordam são muito chamativos, pois assim é mais fácil você tomar a ação e cair no golpe.

Portanto, conhecer o que é phishing e diversos outros tipos de vírus maliciosos, a fim de identificar com facilidade mensagens ou anúncios fraudulentos que possam chegar para você.

Devo procurar um Advogado para Direito de Internet quando acontecer comigo?

O principal a se fazer é ter noção de que você acaba de se tornar vítima de um golpe e como medida inicial é muito importante registrar um boletim de ocorrência.

Para isso, você deve recorrer à delegacia de polícia de repressão aos crimes cibernéticos, pois esse é o principal órgão necessário para cuidar de casos como este.

Assim que houver algum resultado pode ser interessante ter um advogado especialista na área para garantir que todos os seus direitos serão reservados da maneira correta.

Além disso, os profissionais da segurança pública, ou seja, a polícia também deve garantir que todas as provas sejam ferramentas para o julgamento desse caso.

Como me proteger desse golpe?

Acredito que até aqui você não tem mais dúvidas sobre o que é phishing, ao invés disso a pergunta é: como posso me proteger desse golpe? Então vamos te explicar.

  • Esteja informado

Não tem como se proteger do phishing sem saber o que ele é, ler esse artigo já te ajudará

  • Tenha certeza do que se trata

Antes de tomar qualquer ação verifique se aquilo é realmente confiável.

  • Desconfie 

Nunca confie 100% em algo que você não conhece, tenha sempre o senso 

Essas são as principais maneiras de evitar um possível golpe, indicadas até mesmo por especialistas em segurança digital.

Considerações finais

Por fim, muito obrigado por acompanhar até aqui o nosso conteúdo sobre o que é phishing e se mantenha sempre em alerta para evitar esse tipo de golpe que está cada vez mais comum.

Nos vemos em breve.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo