O que define a moda inclusiva?

Visibilidade, respeito e autonomia é o que a moda inclusiva proporciona para seu consumidor final, além das lindas peças desenvolvidas especialmente para o público PCD

Por muitos anos a moda era direcionada somente para os padrões estipulados pela sociedade, atualmente, ela traduz a liberdade de expressar sua personalidade, sua individualidade no mundo, sua opinião e gostos. Por ser a expressão de cada um no mundo, então por que não incluir as pessoas com deficiência nesse movimento, que há tempos não tiveram a oportunidade de vestir uma camiseta que alguma marca desenvolveu propriamente para elas?

É com a mudança dessa realidade, que várias marcas estão proporcionando visibilidade a todas as pessoas que não se sentiam representados pelo mercado da moda. Essas iniciativas de inclusão são essenciais para que essa parcela da população se sinta acolhida como parte ativa da sociedade, conquistando mais o espaço no mundo. Mas, afinal, o que é moda inclusiva? Confira!

Moda Inclusiva: O que é?

A moda inclusiva propicia autonomia para as pessoas com deficiências físicas ou não. Ela foi desenvolvida para todo o tipo de corpo, desde as  roupas, calçados até os acessórios são especialmente criados para o uso dessa parcela da população. 

Essas vestimentas são personalizadas para atender as necessidades de cada indivíduo, sendo desnecessário ajustar ou adaptar algum traje de acordo com a privação de cada um. Assim, a moda inclusiva, diferente da regular, prioriza a mobilidade e ergonomia na hora de produzir os trajes. 

Por exemplo, para um cadeirante vestir blusas com o tamanho ideal, os modelos fabricados não são excessivamente compridos. Para quem faz uso de muletas, as jaquetas e blazer têm a costura reforçada a fim de evitar o descosturado com facilidade.

Portanto, é cada vez mais importante que as marcas conhecidas façam parte do movimento, pois além de elevar a autoestima das pessoas com deficiência, proporcionam a essas pessoas mais independência nas suas escolhas. 

Imagina um deficiente visual reconhecer o tamanho da peça por terem etiquetas em braille, ou ter peças produzidas com zíper, ou velcro para facilitar quem tem alguma limitação física. Logo, os benefícios da moda inclusiva não param, existem outros como:

  • Empoderamento;
  • Autonomia;
  • Facilidade para vestir;
  • Peças confortáveis;
  • Tamanhos adequados. 

Como surgiu a inclusão na moda?

A psicóloga Danielle Sheypuk conseguiu chamar atenção da mídia durante o desfile da New York Fashion Week, em 2014, por ser a primeira cadeirante a estrear nas passarelas vestindo uma blusa preta acetinada, saia estampada de manchetes de jornais e saltos altos da cor nude, trazendo o foco para visibilidade dos portadores de necessidades especiais. 

Essa atitude fez com que mais marcas aderissem ao movimento, crescendo, no ano de 2019, para 80%. Foi a primeira vez que as pessoas com deficiência se sentiram acolhidas, resultando na influência de um bom relacionamento com a moda. Observamos a satisfação do consumidor final a partir das palavras da blogueira Imani Barbarin, que conta o que mudou desde então.

“Passei grande parte da minha adolescência com inveja dos saltos altos que minhas amigas usavam, totalmente inviáveis para mim. Outro sofrimento era o tempo gasto remendando as mangas dos meus casacos e jaquetas, constantemente esgarçados pelas minhas muletas. Atualmente os designers entendem as limitações apresentadas pela moda mainstream. Portanto, começaram a criar peças para os 20% que não são representados pela indústria de moda hoje.”  

Quais são as marcas de moda inclusiva?

Para ser considerada uma roupa de moda inclusiva, deve apresentar características como a ausência de botões, o uso de velcros, os bolsos laterais maiores, ter a presença de zíperes, etiquetas em braille e os cabides sonoros para informar sobre a roupa e ser confortável.

No Brasil, a marca Lado B foi a pioneira a focar na produção de peças personalizadas para atender o público com deficiência. Além disso, existem outras estrangeiras que trabalham com o mesmo propósito, sendo:

  • Equal;
  • Tommy Hilfiger;
  • Rebirth Garments.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.