Investir de forma segura e rentável não é tão difícil quanto parece. O estereótipo de que para ter sucesso no mercado financeiro é necessária uma atitude agressiva leva os novos investidores a serem imprudentes. No entanto, existem maneiras de prosperar realizando aplicações com segurança. Continue lendo para descobrir como.
Tipos de investimentos
Investir de forma segura pode requerer utilizar ativos de baixo ou médio risco. Por isso, é necessário, antes de saber as maneiras em que se pode ter mais segurança em um investimento, conhecer os tipos que existem.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um investimento de baixo risco e com altos retornos. Porém, existe um tempo mínimo que o dinheiro precisa ficar investido antes de ser resgatado, geralmente entre 2 e 10 anos.
Letras de Crédito (LCI e LCA)
Letras de crédito são títulos de financiamento de certos setores. Quem faz esse tipo de investimento está, na verdade, concedendo dinheiro para empréstimo. Os ganhos do investimento são os altos juros que os beneficiários do empréstimo precisam pagar.
Existem dois tipos de Letras de Crédito: as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Como o nome diz, umas captam dinheiro para o setor imobiliário e, as outras, para o setor do agronegócio.
Esses ativos são seguros, pois não sofrem variações e estão protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Então, em caso de não pagamento dos juros, o FGC devolve até 250 mil do valor investido.
Certificados de Débito Bancário (CDB)
O CDB funciona de forma parecida com as Letras de Crédito, só que, nesse caso, o dinheiro é “emprestado” para um banco. A grande diferença entre os dois, é que o CDB é tributado pelo Imposto de Renda e as LCI e as LCA, não.
Como investir de forma segura
Para investir de forma segura, não basta manter os investimentos nos ativos listados acima. Algumas atitudes devem ser adotadas para que não se perca dinheiro investindo.
Leia sobre o assunto
Este deveria ser um hábito realizado antes de qualquer envolvimento em novos negócios. Estudar sobre investimentos vai te fazer perceber qual o melhor tipo para alcançar os seus objetivos e como eles funcionam.
Existem, por exemplo, alguns ativos que só são considerados rentáveis dentro de um período mínimo de tempo, outros precisam ser deixados sem movimentação por anos. Apenas lendo sobre o assunto você poderá conhecer melhor os tipos de investimentos.
Planeje
Ter um planejamento significa, em primeiro lugar, saber quanto você tem para aplicar, em quanto você gostaria de rentabilizar esse dinheiro e em quanto tempo você pretende alcançar os seus objetivos. Esse é o primeiro passo para escolher os rendimentos ideais para você, afinal, eles precisam render a quantidade que você quer dentro do espaço de tempo definido para isso.
O planejamento é considerado uma atitude para investir de forma segura, pois permite que o investidor entenda tudo o que vai acontecer com o seu dinheiro e fique menos suscetível a mudar de investimento por achar que o atual não está trazendo resultados.
Faça investimentos variados
Variar os tipos de investimentos é mais seguro, pois se a taxa de retorno de um deles cair, você ainda pode contar com os outros ativos. Isso deve ser feito também em relação à Bolsa de Valores, diversificando os setores em que se investe nela.
Não acredite em ganhos imediatos
Durante os seus estudos e planejamento, você pode se deparar com gurus de investimento prometendo ganhos milionários do dia para a noite com certos ativos. Não que seja impossível ganhar muito dinheiro apenas investindo, mas mantenha em mente que o retorno é proporcional à quantia e ao tempo investidos.
Normalmente, quem ganha milhões com ativos de forma rápida são os investidores que já eram ricos antes e que já começam aplicando fortunas. O que, obviamente, aumenta o risco de perder muito dinheiro de uma vez.
Então, para investir de forma segura, tenha paciência e considere que levará um longo tempo antes de poder retirar o dinheiro que rendeu.
Como é possível notar, investir de forma segura não requer muito. Basta sempre siga essas dicas e ter o máximo de cuidado. Não se esqueça de que o seu patrimônio está em jogo.
Compartilhe essas dicas com os amigos para ajudar eles a se protegerem ao realizar investimentos.
Comentários estão fechados.