Viajar para outro país é um grande desejo entre muitos brasileiros. O processo de imigração conta com exigências que precisam de atenção.
Afinal, o que pode começar com um sonho pode rapidamente se transformar em uma grande dor de cabeça. Percalços no processo de imigração podem fazer você perder tempo e dinheiro precioso.
Ou seja, se você não se informar corretamente a respeito do que precisa fazer poderá ter alguns problemas. Problemas esses que podem acabar fazendo você demorar mais tempo do que precisaria para concluir o processo.
Da mesma forma, não se informar a respeito do que não pode fazer também lhe causará problemas.
Portanto, continue lendo esse artigo e confira as principais informações a respeito do processo de imigração. Descubra também quais erros não cometer para que tudo possa correr de forma tranquila.
O que é o processo de imigração e quando deve ser feito?
O processo de imigração é o procedimento burocrático padrão para a entrada de um estrangeiro em um país. Ele é requerido por qualquer pessoa que queira ingressar em um país que exija um visto.
Seja para trabalho, estudos ou turismo, o processo conta com várias etapas. Entre elas estão envio de documentos, formulários e documentação. Você também precisa informar sua intenção para sua viagem naquele país.
Afinal, cada objetivo vai exigir diferentes formulários, documentações e informações que o estrangeiro precisará apresentar.
Assim, alguns documentos que você precisa ter em mãos são:
- Seu passaporte: Lembre-se de que é um item que precisa de outros documentos complementares, como a carteira de identidade. Além disso, seu passaporte precisa estar dentro da validade de dez anos.
- Carteira de vacinação: Pesquise com antecedência quais vacinas são obrigatórias para entrar no país que você está visando. Algumas, como a da febre amarela, por exemplo, precisam ser aplicadas com pelo menos dez dias de antecedência.
- Comprovantes das suas intenções: São documentos que comprovam o que você pretende fazer naquele país. Existem comprovantes específicos para caso você esteja viajando na intenção de trabalhar, estudar ou só passear.
Ademais, lembre-se de que estes são apenas exemplos. Você precisa se informar a respeito de quais documentos cada país exige para o processo de imigração.
Erros que podem impedir o seu processo de imigração
Viajar para outro país nem sempre é simples. A depender do país, o processo de imigração vai exigir uma boa quantidade de documentos, formulários e informações.
Assim, muitas vezes, o pouco conhecimento a respeito dos procedimentos pode lhe causar problemas. Você pode acabar cometendo alguns erros que podem atrapalhar, atrasar e até mesmo impedir sua viagem para outro país. Confira.
Não falar a verdade
Informações falsas podem representar um grande gargalo no seu processo de imigração. Atualmente, com a informatização dos processos, é muito fácil verificar os dados que você fornece.
Além disso, os oficiais de imigração são experientes e treinados para verificar todas as informações que você passar.
Assim, se o governo do país se deparar com alguma mentira, pode barrar seu processo. Eles podem até fazer com que você receba uma resposta negativa a respeito do seu visto.
Sendo assim, não falte com a verdade. Informe-os das suas reais intenções ao visitar o país em questão. Forneça os documentos que comprovem o que você disser.
Além disso, faça uma extensa pesquisa antes de iniciar o processo. Informe-se e providencie os itens necessários para não ser pego de surpresa.
Enviar os documentos no idioma não oficial
Você deve preencher os documentos requeridos no idioma oficial do país para onde vai. Muitas pessoas cometem o erro de preencher a documentação usando sua língua nativa. Isso pode acabar atrapalhando o seu processo de imigração.
Por exemplo, se você quer fazer uma viagem para um dos países da América do norte, o idioma oficial é o inglês. Já para o Canadá, você pode preencher a documentação em inglês ou francês.
Portanto, pesquise qual o idioma oficial para preencher a documentação. Se não tem um bom conhecimento do idioma em questão, peça ajuda a alguém que o conheça.
Não concluir todos os passos do processo
O processo de imigração pode muitas vezes ser extenso e cheio de detalhes. Assim, é muito comum as pessoas se esquecerem de concluir alguns passos dele.
Contudo, não concluir todos os passos exigidos no processo pode fazer com que seu visto seja negado.
Dessa forma, informe-se bem a respeito de todas as etapas do processo de imigração. Pesquise a respeito dos formulários que precisa preencher, dos prazos de entrega e da documentação necessária. Organize-se com antecedência, providenciando tudo o que precisa.
Ademais, se tiver qualquer dúvida, entre em contato com as instituições responsáveis. Fale com alguém que conheça o processo, de preferência alguém que já fez viagens internacionais.
Afinal, um pequeno erro pode lhe causar uma grande dor de cabeça. Assim, quanto mais você se informar, menores as chances de cometer um.
Agora que você já conhece três erros que podem impedir sua viagem internacional, deixe aqui sua opinião. Está planejando viajar para qual país? Tem experiências que deseja compartilhar?
Por fim, não se esqueça que o conhecimento será seu melhor amigo durante esse processo. Com uma pesquisa bem feita e uma organização cuidadosa seu processo de imigração correrá sem problemas. Só assim, você poderá aproveitar sua viagem com tranquilidade.
Comentários estão fechados.