6 Dicas para tirar o passaporte pela primeira vez

Passaporte

Fazer uma viagem internacional é o sonho de muitas pessoas. Talvez você navegue nas redes sociais e veja fotos de famosos em lugares paradisíacos que só de olhar já conseguimos ter uma ideia de como seria estar ali.

Mas podemos fazer muito mais do que apenas olhar. Mesmo com recursos limitados, fazendo uma programação antecipada você pode fazer uma viagem internacional.

Alguns países da América Latina, principalmente os que fazem parte do Mercosul, não exigem passaporte para a entrada de brasileiros nos país. Mas provavelmente você deseja ampliar seus horizontes e ir mais longe do que nos países ao redor do Brasil.

Nesses casos, ter o passaporte é obrigatório. Então para que você não se limite, vamos te dar algumas dicas de como você pode tirar seu passaporte para chegar nos destinos de seus sonhos. Mas antes disso, vamos ver outros motivos pelos quais você deve tirar o seu passaporte.

Por que tirar o passaporte pela primeira vez?

Como mencionamos, muitas pessoas têm o sonho de fazer uma viagem internacional, mas acham que nunca vão ter a oportunidade de realizar esse sonho. No entanto, oportunidades podem surgir e você precisa estar preparado para aproveitar essas oportunidades.

Imagina se um amigo te convida para o acompanhar em uma viagem internacional, mas você não tem seu passaporte e nem dá tempo de fazê-lo até a data da viagem? Ou digamos que em seu trabalho surge a oportunidade de realizar uma viagem internacional a negócios, mas essa oportunidade se estende apenas para os funcionários que já possuem passaporte?

Em ambas as situações você perderia a chance de fazer sua viagem dos sonhos se não tivesse o passaporte em mãos no momento dos convites. Sendo assim, mesmo que você não esteja planejando viajar, é importante tirar o passaporte para aproveitar qualquer oportunidade que surja em seu caminho.

Como tirar o passaporte pela primeira vez?

Sem dúvidas, tirar o passaporte é muito importante. Mas a maioria das pessoas não sabem como tirar o passaporte pela primeira vez. Então separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender como tirar o passaporte pela primeira vez.

1- Documentação necessária

O passaporte funciona como um documento de identidade internacional, por isso é necessário reunir alguns documentos para tirar o passaporte. Veja a seguir quais são os documentos exigidos para tirar o passaporte pela primeira vez.

  • Documento de identidade: Como documento de identidade você pode apresentar o seu RG, carteira nacional de habilitação ou a sua carteira de trabalho.
  • CPF: Se o número do seu CPF estiver descrito no documento de identidade que você levar, não precisa levar o CPF separadamente.
  • Certidão de casamento: A certidão de casamento só é necessária se você tiver alterado seu nome.
  • Certificado de naturalização: Para pessoas naturalizadas no Brasil, é necessário levar esse certificado.
  • Foto 5×7: Essa foto só deve ser levada para tirar o passaporte de crianças menores de 5 anos. Para os maiores de 5 anos a foto é tirada no local que você vai tirar o seu passaporte.

2- Formulário eletrônico

Depois que você tiver com os documentos necessários em mãos, você precisa preencher um formulário eletrônico no site da Polícia Federal. Este formulário é muito simples de ser preenchido e a maioria dos dados se refere a seus dados pessoais.

Depois de preencher o formulário por completo, confira se os dados que você preencheu estão corretos, para que não haja nenhum problema em relação a erro de dados.

3- Taxa de emissão

Após o preenchimento dos dados e a confirmação desses dados, você será encaminhado para uma página, onde um boleto vai ser gerado. Esse boleto se refere a taxa de emissão do seu passaporte e pode ser pago por internet banking em uma agência lotérica.

4- Agende o atendimento

Você só vai poder realizar o agendamento para tirar o seu passaporte, após o pagamento da taxa de emissão. Geralmente, o sistema reconhece o pagamento da guia entre 24 a 72 horas da data do pagamento.

O agendamento do atendimento é realizado também pelo site da Polícia Federal e é muito simples de ser feito. Para esse agendamento você vai precisar do seu CPF, número de protocolo e data de nascimento para ingressar na página de agendamento.

Você pode agendar o atendimento para o posto da Polícia Federal mais próximo do lugar que você mora.

5- Vá ao posto da Polícia Federal

No dia do agendamento, compareça ao local 15 minutos antes do horário marcado, munido dos documentos exigidos e por segurança, você pode levar o comprovante de pagamento do boleto para casos de divergências no sistema.

6- Retire o seu passaporte

Quando o seu passaporte estiver pronto, compareça novamente ao local e faça a retirada do passaporte com um documento de identidade com foto. O passaporte só é entregue ao titular do documento.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo