Entenda os principais pontos para o sucesso de um e-commerce
Modelo de negócio atrai empreendedores de todos os tamanhos e cresce cada vez mais entre os consumidores
O comércio eletrônico deu um salto surpreendente entre 2019 e 2022, acelerando um comportamento de consumo já esperado. Empresas que não tiveram como contratar uma agência ou uma pessoa analista de e-commerce de imediato, buscaram maneiras de oferecer seus produtos na internet de forma adequada.
De acordo com um levantamento realizado pela ABComm, o e-commerce no Brasil deve movimentar mais de 9% de receita em relação a 2022 até o fim do ano. Isso indica que o setor digital ainda tem grande importância para os consumidores e empresas, que investem cada vez mais em experiências diferenciadas dentro desse ambiente tão competitivo.
Se você já possui uma loja virtual, ou ainda está estudando como fazer parte desse universo que pode ser tão produtivo, este artigo é para você. Vamos passar pelos fatores que mais influenciam no sucesso de um e-commerce, como o desenvolvimento de uma estratégia sólida, e a decisão de trabalhar por conta própria ou com uma consultoria de uma agência de marketing digital.
Tudo começa com um planejamento de negócio bem feito
Serviços como o SEBRAE no Brasil oferecem atendimento especializado para pessoas que querem empreender em diferentes setores. Quando falamos de um e-commerce, o planejamento de cada etapa do negócio é tão fundamental quanto abrir uma empresa no mundo físico.
Orçamento e projeções realistas
Embora os números chamem a atenção quando falamos de volume de vendas em lojas virtuais, principalmente nos últimos anos, é preciso ter cuidado. Alguns nichos de mercado possuem ticket médio mais elevado, enquanto outros facilitam uma movimentação de mercadorias maior.
Iniciar um negócio na internet nem sempre exige grandes investimentos de início, mas ter em mente o tempo de retorno e as sazonalidades pode evitar prejuízos maiores.
Pesquisa de mercado
A internet é um ambiente democrático e competitivo. Um mesmo produto pode estar disponível no e-commerce de uma grande rede varejista e também numa loja virtual recém-criada. Entender o seu nicho de mercado, identificar oportunidades e nível de dificuldade de competir com outros players é indispensável para quem quer obter sucesso nas vendas.
Flexibilidade e antecipação
As lojas virtuais estão mais suscetíveis a sazonalidades do que pontos de venda físicos. Uma determinada categoria de produtos pode sofrer aumento na intenção de compra do dia para a noite, influenciada por diversos aspectos. Um e-commerce deve ter flexibilidade para se manter relevante mesmo em períodos com baixo volume de vendas.
Mantenha todas as obrigações fiscais em dia
Em 2021, uma pesquisa da PSafe indicou que quase 70% dos brasileiros tinham alguma desconfiança em comprar pela internet. Isso pode ser explicado pelo aumento do número de lojas virtuais, em função da demanda, e também pelo volume de fraudes e golpes aplicados por sites mal-intencionados.
Oferecer total transparência ao consumidor e garantir o cumprimento dos deveres fiscais é uma ponta importante para o sucesso do negócio. Esse fator implica no registro correto do domínio do site, pagamento de tributos (como na importação de produtos e declaração de valores) e também na segurança das transações em cada compra.
Reputação e experiência de compra na internet
Estar na internet não basta para garantir o sucesso da sua loja virtual. Além de ter um ambiente online (seja ele site, perfil em rede social ou catálogo), é essencial investir na imagem da marca, já que a sua visibilidade influencia diretamente na escolha e credibilidade por parte do consumidor.
Estratégias como ter um site otimizado para SEO, oferecer conteúdos relevantes para os usuários e uma navegação simples e segura podem aumentar as chances de sucesso de um e-commerce. Esse ponto é válido principalmente para novos negócios que não podem investir grandes valores em anúncios pagos, aumentando a competitividade com grandes lojas do mesmo nicho.
Comentários estão fechados.