Efeitos e usos da pedra âmbar
Existem dois tipos de ambar, a succinita – também conhecida como âmbar do Báltico – e a retinita. Ambos são fósseis do Eoceno, que se formaram quando a resina das árvores se solidificou. Fossilizado há mais de 40 milhões de anos, apenas o âmbar do Báltico contém 3-8% de ácido succínico, uma vez que este foi considerado o único âmbar real. Devido à sua dureza, ele é o mais indicado para a confecção de jóias.
Os âmbares também são classificados de acordo com o local onde são encontrados. O âmbar do mar é uma pedra âmbar encontrada na costa ou perto do mar. Seu maior depósito está nas profundezas do Mar Báltico, mais precisamente no Golfo de Gdansk.
Como é a Pedra Âmbar?
O âmbar é geralmente translúcido, amarelo claro ou cor de mel. A cor mais escura e acastanhada é o resultado da oxidação. Há também o âmbar verde, cuja cor provavelmente é formada por matéria orgânica em decomposição no ambiente pantanoso, que também aparece na forma de pequenas bolhas e partículas flutuantes.
De acordo com sua transparência, a pedra âmbar também pode ser agrupada nos seguintes tipos:
- Âmbar gordo
- Âmbar ósseo
- Âmbar cintilante
O âmbar gordo tem bolhas pequenas e flutuantes e é de cor amarela translúcida.
O âmbar ósseo é amarelo esbranquiçado ou acastanhado e opaco. Parece um pouco com marfim, mas muitas vezes tem pedaços de detritos pretos nele.
O âmbar espumoso tem muitas bolhas de ar, então parece mel batido. Pode conter até 1.000.000 de bolhas de ar por centímetro quadrado.
Âmbar e Antiguidade
Na China, já se sabia na Idade Média que o âmbar é produzido a partir da resina de pinheiros antigos. Escritos chineses antigos costumam mencionar inclusões, insetos petrificados em âmbar. O nome chinês para pedra âmbar é o mesmo que a palavra “hu po” para pessoas corajosas, que significa “pele de tigre” na forma de “hupo”. Os chineses acreditavam que o âmbar era a encarnação física das almas dos tigres mortos.
Os antigos gregos descobriram que a pedra âmbar esfregada com lã atrai papel, caneta e grama. Eles consideravam isso um milagre, e o âmbar era reverenciado como uma pedra sagrada.
Efeito Físico
Os óleos essenciais contidos na resina fóssil são liberados do âmbar usado em nosso corpo pelo calor do corpo. Estes óleos essenciais têm um efeito calmante e analgésico.
Seu uso mais conhecido é um colar de âmbar ou até mesmo pulseira de ambar usado para facilitar a dentição de crianças pequenas. Também pode ser usado com sucesso para adultos, em caso de gengivite.
O âmbar protege contra resfriados, alivia a congestão nasal e os sintomas da asma. Pode ser usado para fortalecer os pulmões e aliviar os sintomas de amigdalite, tosse e bronquite crônica.
O âmbar tem um bom efeito em várias doenças de pele. Também pode ser usado para furúnculos, erupções cutâneas, eczema, alergias e verrugas. Ajuda a eliminar a caspa no couro cabeludo.
Seu efeito anti-inflamatório ajuda com artrite e tendinite. Reduz as queixas reumáticas, a rigidez do pescoço e a dor da inflamação da coluna e da articulação do quadril.
Efeito Espiritual
A energia de aquecimento da pedra âmbar enche o usuário de autoconfiança e garante uma vida mais despreocupada. Aguça a memória e alivia a ansiedade.
Elimina medos e depressão e estresse. Por esta razão, muitas vezes elimina dores de cabeça e enxaquecas causadas pelo estresse.
Efeito Esotérico
O rosário âmbar, o âmbar mala, aumenta a empatia. Seu usuário será mais compreensivo e terá mais empatia com as situações de outras pessoas.
Acredita-se que o uso de jóias de âmbar seja eficaz contra bruxas e ghouls. Se usado por uma mulher, torna seu perfume mais desejável para seu amante.
O âmbar negro era considerado especialmente valioso. Acreditava-se que afastava o diabo, protegia contra magia negra e cobras. Também era usado para amaldiçoar o inimigo.
Signos do Zodíaco
O efeito da pedra âmbar é mais favorável para pessoas nascidas sob os seguintes signos:
- Gêmeos
- Leão
- Virgem
- Escorpião
- Sagitário
- Capricórnio
- Aquário
Uso do Âmbar
No mundo antigo, o âmbar era usado como incenso para relaxar o corpo e a alma, refrescar a mente e fortalecer o sistema imunológico.
Os povos eslavos consideram a pedra de âmbar uma sorte. Na Polônia, preparações homeopáticas também são feitas a partir dele.
Hoje, a pedra âmbar é usada principalmente na forma de jóias. Pedras de âmbar com inclusões são frequentemente vendidas como pingentes, mas seu uso típico é corrente de âmbar, pulseira de âmbar e mala de âmbar.
Como resultado do calor liberado de nossos corpos, os óleos essenciais presos na resina de pinheiro petrificada são liberados. Para fazer o melhor uso do efeito analgésico e calmante dos óleos essenciais, usamos o mala âmbar em nós mesmos dia e noite.
A pedra âmbar translúcida e transparente, de cor quente, que é a personificação da luz do sol encerrada na pedra e, portanto, da vitalidade, também pode ser usada como colar ou amuleto.
As jóias de âmbar não são alergênicas, portanto, pessoas com alergias a metais também podem usá-las.
Comentários estão fechados.