Como fugir do óbvio na decoração do quarto do bebê
Por muito tempo as cores azul e rosa foram associadas, respectivamente, àquilo que é de menino e àquilo que é de menina — algo que aparecia tanto no vestuário infantil quanto na decoração do quarto do bebê. Nos últimos tempos, porém, esse dualismo tem se tornado cada vez mais ultrapassado.
No entanto, a dúvida que fica é como colocar isso em prática, por exemplo, ao decorar o quarto do bebê. Tudo vai depender do estilo e da temática que você pretende criar para esse espaço, considerando a tonalidade dos móveis, da roupa de cama e também da tinta de parede.
A ideia aqui é ajudar a criar um ambiente que seja confortável e aconchegante para o seu filho sem precisar recorrer ao tradicional “rosa é de menina e azul é de menino”. Dessa forma, você terá um quarto mais criativo e moderno, saindo completamente do óbvio.
Defina o projeto do quarto
Antes de sair por aí comprando itens de decoração do quarto do bebê, tintas e papéis de parede, é preciso definir qual será o projeto do quarto do bebê. Isso implica analisar o tamanho do cômodo para saber onde cada item deve ficar. Analise quais móveis você pretende colocar no quarto e se eles são compatíveis com a área disponível.
De modo geral, os principais móveis para esse tipo de cômodo são berço, cômoda infantil e poltrona para amamentação. Na hora de comprá-los, dê preferência por modelos com as quinas mais arredondadas para evitar possíveis machucados caso esbarre nos móveis.
A seguir, é preciso avaliar qual temática será usada. As possibilidades são inúmeras: safari de bichinhos, fundo do mar, sereia, astronauta, arco-íris, céu com nuvens, céu estrelado, brinquedos etc. Outra ideia é usar formas geométricas e pinturas abstratas.
Definindo tudo isso, você poderá escolher as possíveis combinações de cores que vão ser usadas. Observe quais tonalidades fazem mais sentido para o seu projeto a fim de conseguir um visual bonito, criativo e harmonioso.
Escolha as tintas e/ou papel de parede
Após a determinação do projeto final, o próximo passo é tirar as ideias do papel. A pintura é parte central desse processo; portanto, escolha as cores que mais fazem sentido com aquilo que foi definido previamente — isso vale tanto para as tintas quanto para o papel de parede, caso utilize um.
Cores de tons mais claros e pastéis são bem-vindos, já que trazem uma sensação de paz e tranquilidade necessária para essa fase da vida. Se optar por cores vivas, faça isso em conjunto com tons neutros, como o cinza e o branco, para não sobrecarregar o ambiente.
Use a roupa de cama a seu favor
A roupa de cama também faz toda a diferença no quarto do bebê, podendo funcionar tanto como um destaque em cômodos com uma decoração do quarto do bebê mais neutra como também um elemento mais básico em contraste com um ambiente colorido.
Os modelos podem ser estampados com bichinhos, formas geométricas, elementos da natureza ou lisos. A sugestão é escolher modelos que consigam fazer essa contraposição, sem perder a harmonia necessária ao local.
Inove na decoração do quarto do bebê
Que tal sair do óbvio e colocar um tapete com o formato de algum elemento da temática escolhida, como uma joaninha, um foguete ou até mesmo uma estrela do mar? E se a luminária também seguir esse estilo? Ou, em vez de usar clássicos porta-retratos, colocar um varal de fotos pendurado com minipregadores?
A ideia é trazer essa inovação nos detalhes da decoração do quarto do bebê, pautando-se sempre por aquilo que tenha relação com a temática escolhida. Com tudo isso, você conseguirá criar um quarto muito mais bonito e fora do óbvio para o seu bebê.
Comentários estão fechados.