Móveis rústicos: Como usar na decoração de eventos?

Móveis rústicos

Móveis rústicos são lindos, não é verdade? Nessa matéria completa vamos mostrar como usá-los na decoração de eventos. Portanto, leia até o final para entender todas as dicas e tenha uma ótima leitura.

Móveis rústicos: O que são e onde usar?

Primeiramente, precisamos falar o que são móveis rústicos  e onde eles podem ser usados. Afinal, queremos que mesmo os iniciantes no assunto consigam ler a nossa matéria. 

Os móveis rústicos são aqueles móveis feitos de madeira bruta, madeira de demolição ou até de madeira maciça. O objetivo é provocar uma percepção de natureza crua, conforto e uma aconchegante simplicidade.

Dessa forma, eles conseguem ser únicos e fortes para muitos eventos. Inclusive, é difícil dizer onde os móveis rústicos não combinam.

Afinal de contas, esse tipo de mobília pode gerar diversas sensações. Um contraste com o mundo moderno, um casamento no estilo boho chic e muitas outras possibilidades.

Vamos dar alguns exemplos abaixo de onde utilizar esses móveis:

  • Noivados
  • Churrascos
  • Casamentos
  • Formaturas
  • Feiras de exposição
  • Retiros religiosos
  • Seminários
  • Sarau

Esses são apenas alguns exemplos de onde os móveis rústicos se encaixam muito bem. Entretanto, eles são tão versáteis que é impossível definir quais lugares eles podem entrar.

Porém, é interessante ter bom senso nessa escolha. Afinal, depende muito do resto da decoração do seu evento. Uma má escolha pode trazer um efeito bastante negativo. 

Por exemplo, é muito complicado fazer uma feira sobre tecnologia com móveis rústicos. Da mesma forma que eles se tornam quase obrigatórios em um churrasco.

Nossa recomendação final para esse tópico é que você veja toda a sua decoração ao colocar o elemento rústico. Com um pouco de cuidado, eles estarão perfeitos para seu evento.

Quais os principais móveis rústicos devo utilizar no meu evento?

Nesse tópico, vamos falar quais móveis rústicos você deve utilizar. Sempre vamos trazer exemplos, mas leia essa lista como um conjunto de ideias. 

Afinal, o evento é seu e você deve decorar como se sente confortável e como você quiser. Nossas dicas abaixo vão ser complementares a sua ideia final.

Mesas e cadeiras rústicas

Começamos com dois elementos essenciais para seu evento. Se você quer dar um tom bastante rústico para sua decoração, é interessante que você utilize cadeiras e mesas. Inclusive, esses dois móveis podem ser pintados, caso seja o objetivo do seu evento.

Casamentos e noivados ao ar livre pedem mesas e cadeiras rústicas em sua cor natural de madeira. Entretanto, pode ser interessante pintar em uma feira, em um seminário ou em um sarau.

Além disso, são móveis que podem ser utilizados para as refeições e não apenas para decoração. Se o seu evento é mais descontraído como churrasco, formatura ou até mesmo um retiro religioso é interessante trazer os bancos de madeira (Tamboretes).

Estantes rústicas

As estantes rústicas são verdadeiras obras de arte em madeira. A presença desse móvel no seu evento não só é funcional, mas também traz elegância. 

O interessante é que as estantes se encaixam em qualquer evento. Podem ser usadas para o apoio de itens sobre o evento, fotos de casamento para dar um tom familiar, premiações caso seja um concurso e muitas outras opções.

Prateleiras rústicas

As prateleiras rústicas também são um charme. Usadas principalmente na exposição de algum material para eventos. Entretanto, podem ser usados facilmente para mostrar uma linha do tempo de algo, colocar itens para decoração e muitas outras opções.

Racks rústicos

Os racks são aqueles móveis usados como suporte de aparelho. Podem ser uma alternativa muito interessante das estantes. Entretanto, os racks fazem suporte de algo que será o centro das atenções.

Por exemplo, é interessante colocar uma televisão em cima do rack para uma apresentação onde todos os convidados vão olhar. Dessa forma, as estantes ficam para algo mais decorativo, enquanto os racks ganham para objetos de destaque. Obviamente, é possível e recomendável usar os dois.

Móveis rústicos: Outros elementos que vão funcionar com sua decoração

Para finalizar nossa matéria, vamos falar sobre outros elementos que vão funcionar na sua decoração. Afinal, como falamos é preciso ter bom senso para colocar os móveis rústicos.

Se o seu objetivo é dar a sensação de contraste para seu evento, é interessante que você pense em tons em branco e mescle móveis rústicos com móveis e uma decoração mais moderna.

Por exemplo, utilize televisores, sofás no estilo modular ou até mesmo retrátil, quadros e outras decorações mais modernas para causar esse contraste.

Entretanto, se você quer colocar um tema totalmente rústico para seu evento é interessante observar o local do evento primeiramente. Em locais fechados, é interessante que o piso seja de madeira. Porém, em lugares abertos, é interessante ter bastante o verde das plantas. Sem falar que em ambos os casos, é interessante trazer a coloração mais amarelada ou alaranjada.

Gostou da nossa matéria sobre como usar os móveis rústicos na decoração de eventos? Comente abaixo qual será o seu evento e suas ideias.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo