Cuidados com seu pet: dicas evitar o mal-estar por comerem demais
É muito importante manter a saúde e os cuidados com seu pet, isso porque, os cães e gatos podem lidar com dor de estômago, principalmente se comerem muito rápido ou mais do que o recomendado por dia. O mal-estar também resulta de alergias alimentares, e, nesse caso, o ideal é buscar por uma ração natural para gatos, se você tem um bichano, ou para cães, se tem um companheiro canino.
Principais sintomas de mal-estar nos pets
Em relação aos cuidados com seu pet é importante se atentar aos sinais de mal-estar. Os pets apresentam alguns sinais de que não estão bem. Podem ter diarreia, ter a necessidade de comer mato, ficar com gases e com distensão abdominal. Vômitos também estão presentes e, quando esses sintomas acontecem regularmente, o pelo cai em excesso e fica sem brilho.
Cuidados com seu pet: Dicas para prevenir o mal-estar estomacal
Para prevenir o mal-estar estomacal, os proprietários precisam adotar medidas na rotina e cuidados com seu pet, como:
Dosar a quantidade de alimento
O primeiro passo é dosar a quantidade de alimento que você coloca no prato. Não é necessário enchê-lo até a boca se a necessidade nutricional diária do pet é menor do que isso.
Para saber o quanto servir, consulte o pacote de ração e veja qual é a quantidade diária ideal recomendada. Por exemplo, se a embalagem recomenda 350 gramas por dia, você pode dividir em três refeições, duas de 125 gramas e uma de 100 gramas.
Escolher a ração ideal para a idade
Escolher a ração ideal é um dos passos principais nos cuidados com seu pet. A necessidade nutricional dos pets muda conforme a idade. Filhotes precisam alimentar-se com comida própria para sua fase de vida até completarem um ano. Depois, você pode fazer a mudança gradual para a ração de adultos e, a partir dos 7 anos, é indicado investir na ração sênior.
A ração de adultos faz mal para o filhote, ao mesmo tempo que pode não ser suficiente para a necessidade de nutrientes de um cão ou gato idoso. Portanto, respeite a idade dele na hora de comprar a comida.
Servir o prato apenas na hora da refeição
Quando o problema envolve os cuidados de seu pet que não para de comer, deixar o prato de ração no chão pode não ser uma boa ideia. Para eles, o objetivo é continuar mastigando até ver o fim da ração, por isso, o melhor é servir a comida apenas na hora de cada refeição.
Analise em quantas refeições você irá dividir a quantidade máxima a ser consumida, como duas ou três vezes ao dia, e sirva apenas nesses momentos. Depois, lave e guarde o comedouro, colocando-o para o pet apenas na hora da próxima refeição.
Mudar a ração gradualmente
Você pode mudar a ração de seu cão ou gato, principalmente se perceber que a antiga não atende mais às necessidades nutricionais dele. No entanto, esse processo deve ser feito de forma gradual e não de uma vez só.
Além disso, a regra é a mesma na transição da alimentação de filhotes para adultos ou de adultos para idosos. Inicialmente coloque mais da ração antiga e alguns grãos da nova, depois, vá aumentando a quantidade do alimento novo até que a transição esteja completa. É um dos passos fundamentais nos cuidados com seu pet.
Aumentar o número de refeições e diminuir a quantidade
É muto importante ter os cuidados com seu pet que come muito rápido e parece faminto quando recebe seu alimento, então, sugere-se aumentar o número de refeições ao longo do dia, mesmo que isso signifique reduzir a quantidade.
Por exemplo, se o pet pode comer até 150 gramas por dia, no lugar de duas refeições com 75 gramas, ofereça três com 50 gramas cada. Lembre-se de que, se você mistura a ração seca com o sachê, a quantidade da versão seca deve diminuir um pouco para não resultar em mal-estar.
Investir nos comedouros lentos
Uma opção divertida e educativa para os animais que ficam muito desesperados na hora de comer, principalmente os cães, são os comedouros mais lentos. Isso porque os comedouros interativos exigem que o pet se esforce para encontrar o alimento, ou seja, ele vai comer devagar e engole menos ar.
Existem várias opções à venda, desde os modelos mais completos até os mais simples, que se assemelham a um labirinto no qual a comida é colocada.
Essas foram as nossas dicas fundamentais para cuidados com seu pet, principalmente no excesso de peso. Continue navegando opelo nosso site!
Comentários estão fechados.