Cozinha sem desperdício: como aproveitar ao máximo ingredientes e reduzir o lixo
Quantas vezes você já jogou fora um alimento que, por sobrar, acabou esquecido no fundo da geladeira e estragou? E aquelas vezes em que errou a quantidade e deixou estragar ingredientes que poderiam ser consumidos?
O desperdício na cozinha acontece, muitas vezes, sem que você perceba, em atitudes do dia a dia que parecem normais. No entanto, em um mundo tão preocupado com a sustentabilidade, por que não reaproveitar e mudar a forma como você se relaciona com a comida?
Planeje suas refeições
Você está cozinhando para quantas pessoas? Antes mesmo de juntar os ingredientes e ir para o fogão, observe a quantidade de refeições e pessoas na casa. Por exemplo, no lugar de preparar o pacote inteiro de feijão na panela de pressão, separe apenas a porção ideal para aquele dia.
Planeje tudo considerando inclusive aquela porção que fica congelada para levar para o trabalho. É indicado também abrir a geladeira e os armários para ver o que você tem em casa antes de ir às compras.
Invente receitas com sobras
Por mais que você se planeje, pode acontecer de sobrar um pouco de alimentos daquele dia. Nada de jogar fora, separe o que sobrou em potes de armazenamento, para congelar no freezer, e já vá atrás de receitas com sobras.
Você pode criar um bolinho de feijão com arroz, tortas salgadas, sopas, patês e até molhos. Hoje, com a internet, não tem muito segredo. É só fazer uma busca rápida que você encontra várias receitas para reaproveitar o que sobrou.
Aproveite cascas e talos
As cascas e os talos são normalmente ignorados e vão direto para o lixo. O que você não sabe é que eles podem ser reaproveitados de diferentes formas, inclusive nas receitas. Cascas de batata e mandioquinha podem ser assadas e servidas como aperitivo.
Se você quer fazer batata frita, por que não experimentar a versão rústica, que aproveita também essa parte do legume? Quanto às frutas, além das raspas, sua casca permite fazer compotas e geleias. Já os talos ficam uma delícia em farofas e bolinhos.
Faça uma sopa completa
Para os dias mais gelados, uma boa alternativa é preparar sopas e caldos. Ambos são ótimos para aproveitar sobras de outras refeições. O caldo do feijão e alguns dos grãos cozidos fazem uma deliciosa sopa, assim como o arroz de ontem.
Bata as cascas de batatas, chuchu e abóbora com talos de couve, agrião e brócolis para fazer um caldo reforçado. Depois é só adicionar alho e cebola refogados no azeite e aproveitar essa delícia.
Avalie bem a aparência do alimento
Você tem certeza de que aquele alimento está completamente estragado? No caso de frutas, verduras e legumes é muito comum descartar o alimento ao perceber alguma mancha ou notar que está mais mole. No entanto, nem sempre tudo está perdido e parte dele poderia ser reaproveitado.
Assim, quando notar que uma fruta está com aparência de que vai estragar, corte e veja se realmente perdeu toda ela. Jogue fora a parte que não pode ser utilizada e aproveite o resto. Essa dica também é indicada para escolher primeiro o que está prestes a estragar e deixar o que está mais bonito para outro preparo.
Congele sobras e frutas
Quando sobrar algum preparo e você não tiver uma previsão de consumo, guarde-o em um pote, etiquete e coloque no freezer, preferencialmente em uma parte mais visível. Assim o alimento dura mais tempo e pode ser utilizado depois em outra refeição ou receita.
Faça o mesmo com as frutas caso seu objetivo seja aproveitá-las em sucos. Pique todas assim que comprar, coloque em recipientes, etiquete e congele.
Comentários estão fechados.