Conheça as etapas de um projeto de casa

Conheça as etapas de um projeto de casa

Conheça as etapas de um projeto de casa

Você sabe quais são as partes de um projeto de casa? Saiba que estas etapas não são importantes apenas para os arquitetos conhecerem. Os clientes também podes ser beneficiado ao conhecer tais etapas, principalmente na avaliação de um escritório de arquitetura para contratá-lo. Sendo assim, saber informações sobre como lidar com as etapas, e claro, quais são as etapas, pode ser de grande valia para a prestação de serviços de qualidade.

 

Aqui, você entenderá com detalhes todas as etapas de um projeto de casa. Para te ajudar, preparamos um conteúdo detalhado e com maior facilidade de entendimento para uma melhor experiência de leitura e mais absorção de conhecimento.

Conheça as etapas de um projeto de casa

Quais são as etapas de um projeto de casa?

Briefing ou levantamento

A primeira fase de um projeto arquitetônico ou de interiores é uma entrevista com o cliente para determinar as necessidades ou briefing. Nesse momento inicial, o arquiteto coleta o máximo de informações possível sobre as expectativas e necessidades dos moradores, como a quantidade de espaço e a quantidade de pessoas que usarão o espaço. O briefing também é importante para a assinatura de um contrato com o valor e duração do projeto.

Estudo preparatório

Na fase de pesquisa preliminar, o cliente irá receber a primeira proposta de projeto, perspectiva 3D, planta humanizada, vista e layout conceitual. Nesta fase, a apresentação de alterações de projeto também é comum. A solução preliminar proposta é baseada nas necessidades identificadas na pesquisa. Após analisar o terreno, determine a área a ser construída e investigue a legislação local e as restrições de condomínio.

 

As propostas apresentadas devem sempre considerar o seguinte:

  • Conforto ambiental (insolação, ventilação, luz);
  • Economia (relação mais adequada entre custo, benefício, durabilidade e padrões exigidos);
  • Tecnologia (sistemas construtivos, resistência e durabilidade dos materiais).

Anteprojeto

Após criar todos os esboços, plantas e modelos 3D iniciais, o arquiteto entra em uma fase mais técnica e o projeto passa a receber informações mais detalhadas. Esse detalhe é muito importante, pois a partir desta etapa outros profissionais participarão do chamado projeto suplementar. Eles podem ser hidráulicos, infraestrutura, hidrossanitários, etc. O esboço deve incluir plantas baixas, plantas de telhado, plantas de localização, plantas de situação, seções transversais, cortes longitudinais e elevações.

Projeto Arquitetônico

A fase de design consiste em todas as fases de especificação minuciosa e detalhada definidas até o anteprojeto, portanto, é dividida em sub etapas:

 

Conheça as etapas de um projeto de casa
Conheça as etapas de um projeto de casa

1.    Projeto legal ou básico

É o desenvolvimento mais aprofundado do anteprojeto e contém todas as informações necessárias para um perfeito entendimento do projeto, de forma que se possa iniciar o desenvolvimento de projetos complementares (hidráulicos, elétricos, estruturais, sistemas, etc.). Para projetos básicos, temos informações suficientes para preparar estimativas de custos, prazos e serviços de trabalho (realizados por terceiros).

 

É nesta etapa que está em andamento a elaboração de todos os desenhos técnicos arquitetônicos exigidos pela Prefeitura para a aprovação do projeto. Finalizar o plano de implementação; o plano de situação; as seções horizontais e verticais do terreno; o plano de todos os andares, elevações e cortes, incluindo o nível, tamanho e tamanho básico de todos os espaços; frente; plantas de cobertura; elevação do corrimão; área e cálculo de quadros; instruções para acabamentos principais e registros de responsabilidade técnica de projetistas relacionados.

 

As autorizações e licenças de trabalho são obtidas no projeto básico, de acordo com os regulamentos e posições em vigor das autoridades municipais, pelo que nesta fase também são exigidos os documentos legais e de registo do imóvel, bem como o pagamento de taxas e despesas. Leis (despesas a cargo do cliente) e levantamentos topográficos/sondagens do terreno (todas são suportadas pelo cliente). Não é responsabilidade do arquiteto supervisionar o processo de aprovação da prefeitura, se você deseja esta obra, deve fazer um orçamento na hora da contratação. O arquiteto pode revisar o projeto a quantidade de vezes que forem necessárias para tornar possível a aprovação municipal.

2.    Projeto executivo

Esta é a sub-etapa utilizada para construir o conceito e representação final da informação técnica, contrato completo, definitivo, necessário e suficiente, e execução dos serviços de obra correspondentes. O projeto de execução deve incluir monumentos descritivos detalhando todos os materiais decorativos, louças e metais; detalhes de esquadrias, escadas e guarda-corpos; plantas com paginação, elevações de todas as paredes que compõem a área úmida: (Banheiro e cozinha); Plantas de teto; marcação de componentes elétricos e pontos de iluminação geral; levantamento de todos os móveis fixos; planilhas de orçamento e horários básicos.

3.    Coordenação e compatibilização de projetos

Esta subetapa é desenvolvida no decorrer do processo de preparação do projeto e envolve atividades técnicas, incluindo a coordenação de projetos arquitetônicos, urbanos ou paisagísticos e compatibilizando-os com outros projetos complementares, como levantamento de planta, cálculos estruturais, projeto de saneamento básico, projeto elétrico e telefonia. A compatibilidade do projeto também pode incluir a análise de opções alternativas para a viabilidade do projeto.

Assessoria para viabilizar a aprovação do projeto

A assistência à implantação de projetos pela Prefeitura Municipal deve ser prestada por profissionais credenciados, com o objetivo de prestar assistência técnica à implantação de projetos. É importante saber que o técnico responsável pelo projeto precisa estar presente na reunião da Prefeitura para avaliação do projeto.

Orçamento

A etapa final do projeto é o Comitê Técnico Executivo, que deve conter todas as informações de cada fornecedor para poder fazer o orçamento para a execução de cada projeto. Com isso, é possível calcular o valor total que será destinado à obra, incluindo as peças decorativas predefinidas na perspectiva. Veja no instagram do arquiteto, mais ideias de projetos

Conclusão

Não há dúvidas que conhecer as etapas do projeto de casa a fundo é tão importante para os consumidores quanto para o escritório de arquitetura. Pois, sem o conhecimento correto deste aspecto a contratação correta e a prestação de serviço com qualidade são dificultados. Além disso, o entendimento dos custos que envolvem o projeto, também é de fundamental importância, para que o orçamento seja fornecido com precisão, evitando assim transtornos futuros, e até mesmo eventuais prejuízos com cálculos imprecisos. Para saber mais informações relacionadas ao assunto, você pode acessar nosso site aqui.

Recommended For You

About the Author: Gelk