Como Fazer Massa de Vidraceiro Caseiro

como fazer massa de vidraceiro caseiro

Sabe como fazer massa de vidraceiro caseiro?

Olha, sabemos que é importante contar com uma boa massa de vidraceiro tanto para prender vidros em janelas como para fazer nivelamento. Seu uso também é importante para isolar e tapar eventuais fendas.

E mesmo que o produto chame massa de vidraceiro, trata-se de um ingrediente com diversas aplicações. Ele conta com uma ótima elasticidade e capacidade de promover preenchimento.  Te convido a saber mais no artigo a seguir!

Como Fazer Massa de Vidraceiro Caseiro

Se você utiliza com frequência essa massa de vidraceiro, confira uma receitinha bacana de como produzi-la em casa. Afinal de contas, os vidros de janelas fazem parte daqueles itens da casa que unem beleza e funcionalidade.

São eles os responsáveis por permitirem a entrada de iluminação natural e resguardam os espaços das ações climáticas. Os vidros também proporcionam uma ótima sensação de conforto. Quando você escolhe um tipo de vidro para cada ambiente, é fundamental saber de todas as suas características e melhores aplicações. Mas, não existem regras certeiras, mas as tendências de construção civil costumam ditar o tipo mais indicado.

Afinal, para cada cômodo existe uma função de acordo.

Como fazer massa de vidraceiro caseiro?

Materiais necessários

  • 125 gramas de alvaiade em pó;
  • 500 gramas de branco de meudon;
  • Óleo de linhaça o quanto baste.

Observações: os ingredientes mencionados a cima, deverão ser misturados em um recipiente, onde o óleo deve ser adicionado aos poucos até chegar a consistência de pasta amolecida.

Massa de Vidraceiro

A massa de vidraceiro já sabemos que se trata de um material resistente utilizado em muitas construções e projetos de artesanato para unir peças diversas. E o bacana disso tudo é que o como fazer massa de vidraceiro caseiro é muito fácil e econômico (finanças).

Esse produto é muito versátil para usos diversos. A massa também pode ser encontrada na maioria das lojas de construção ou artesanato. Uma dica para quem deseja usar a massa e não tem muita experiência (curso) é que ela necessita secar bastante. Esse processo de secagem é necessário a fim de manter as peças presas seguramente.

Agora, se por acaso ela estiver demorando muito para secar, existem alguns passos que podem ser seguidos para acelerar, tais como: como absorver a umidade e aplicar um pouco de calor ao produto.

Como Aplicar a Massa em um Vidro

Agora que você já sabe como fazer massa de vidraceiro caseiro, saiba que quando aplica um vidro numa janela, tem de fazer o acabamento com massa de vidraceiro.  Se você estiver assentando uma janela com caixilhos de madeira, utilize a massa de vidraceiro à base de óleo de linhaça.

Agora, se você usar caixilhos de metal, utilize uma massa especifica ou massa acrílica, que é mais adequada para os caixilhos de madeira.  Para ambas aplicações, você irá precisará igualmente de uma espátula para a massa.

Use um formão velho para limpar a massa antiga e uma turquesa para arrancar os pregos ou as molas de vidraceiro que prendiam os vidros.  Faça a limpeza do rebaixo com uma escova e aplique um primário e amasse a massa de vidraceiro até ela ficar maleável.

Comprima-a no rebaixo do caixilho e coloque o vidro, dando uma pressão contra a massa.  Ponha os pregos sem cabeça com a parte lateral de um formão para segurar o vidro.  Assente os pregos a intervalos de 25cm e de modo que sobressaiam 5 mm do caixilho.

Colocação de um vidro com Massa de Vidraceiro Caseiro

O passo agora após como fazer massa de vidraceiro caseiro é você segurar a massa na palma da mão e com os dedos, comprimir no rebaixo do caixilho, constituindo uma camada de 3 a 6 mm de espessura.

  • Comprima o vidro de encontro à massa e fixe os pregos.
  • Coloque toda a massa à volta do vidro.
  • Com o auxílio de uma espátula, alise e obtenha um bisel uniforme que cubra os pregos.
  • Quando chegar nos cantos, faça um acabamento à meia-esquadria.
  • Coloque massa de vidraceiro na face anterior do vidro e alise-a com a espátula, formando um bisel uniforme.
  • Feito isso, use a faca para retirar os excessos de massa da parte de dentro da janela.
  • Com o auxílio de um pincel umedecido sobre a massa depois de estar alisada e aparada, o que a ajudará a aderir ao vidro.
  • Espere a massa secar totalmente durante cerca de duas semanas antes de a pintar.

Conclusão

Por fim, depois de como fazer massa de vidraceiro caseiro, retire a massa a toda a volta com uma chave de fendas velha ou um formão.  Troque todos os pregos ou as molas que estiverem danificados e remova o pó com uma escova, dê uma demão de primário e aplique a massa sobre o vidro.

Caso a massa pregue na espátula quando estiver a alisa-la, mergulhe-a em água.  Da mesma forma, se você molhar as mãos impedirá que a massa se pegue em seus dedos.

O que achou do nosso conteúdo?  Deixe a seguir o seu comentário!

Recommended For You

About the Author: Emilly Cavalcanti