Como iniciar um negócio de costura em casa

negócio de costura em casa

Saiba como iniciar um negócio de costura em casa, a fim de obter seu próprio negócio, através das dicas presentes neste artigo.

Se você tem habilidade em costurar e consertar roupas danificadas, você pode realmente pode se dar bem no nicho ao montar um negócio de costura em casa, seja para atuar com conserto de roupas nos jardins SP, confeccionar peças ou realizar ajustes.

Para quem gosta de costura e talvez já tenha a prática como um hobby, porque não considerar transformá-lo em um negócio de tempo integral?

As empresas de costura têm custos iniciais mínimos, especialmente se você já tem todo o equipamento e pode começar como um negócio de meio período até que as coisas melhorem e você ganhe mais clientela.

Se isso soa como algo em que você possa estar interessado, continue lendo.

Como iniciar um negócio de costura em casa

A seguir, vamos falar sobre como transformar suas habilidades de costura em um negócio viável.

Escreva um Plano de Negócios

Um plano de negócios é algo que muitos proprietários de pequenas empresas esquecem no início, mas, na verdade, é um componente chave para o sucesso.

Um plano de negócios ajuda a restringir o foco de seu negócio, seu mercado-alvo, suas estratégias de negócios e, o mais importante, como você planeja ser lucrativo.

Se você planeja obter algum tipo de financiamento, muitos bancos exigem um plano de negócios para empresas que estão apenas começando.

Forme Sua Entidade Empresarial

Antes de conseguir seus primeiros clientes, você precisará formar sua empresa legalmente.

A primeira etapa na formação de sua empresa no segmento de costura é definir um nome comercial.

Depois de ter um nome, você precisará decidir sobre uma estrutura de negócios, também conhecida como entidade comercial.

Existem várias estruturas de negócios para escolher, incluindo empresa individual, sociedade de responsabilidade limitada, corporação, MEI (Microempreendedor Individual) etc.

Você deve consultar um advogado se não tiver certeza de qual estrutura de negócios escolher. Além disso, também pode usar um serviço de formação que tratará de todo o processo para o seu negócio.

Muitos proprietários de pequenas empresas escolhem um MEI porque ela fornece proteção de responsabilidade limitada para você como o proprietário e se beneficia da tributação de repasse.

Configure o negócio

Os itens a seguir o ajudarão a terminar de configurar sua empresa:

Abra uma conta corrente comercial

Configure uma maneira de gerenciar sua contabilidade, seja um programa de software ou planilha para começar. Isso o ajudará a controlar suas receitas e despesas.

Crie um “kit de mídia” que descreve suas taxas e serviços. Isso é algo que você pode distribuir ou postar online.

Se você planeja ter funcionários trabalhando para você, configure um sistema de folha de pagamento ou uma forma de pagar seus contratados.

Decida o seu mercado-alvo

Você pode decidir ser um balcão único para todas as coisas de costura e conserto de roupas ou pode decidir atender um nicho específico, como vestidos de noiva.

Seja o que for que decida, você desejará configurar seu negócio de forma a atender ao seu mercado-alvo. Afinal, vai tentar atrair esse mercado-alvo para os negócios.

Custos de inicialização

Começar um negócio de costura não é tão caro quanto outros empreendimentos comerciais.

Você deve planejar o valor disponível para investimento se ainda não tiver os itens básicos necessários.

Aqui estão alguns dos custos iniciais comuns para uma empresa de costura:

  • Máquina de costura
  • Estoque de tecido, linha, botões, zíperes, etc.
  • Ferramentas de costura, como agulhas, tesouras, ferramentas de medição, etc.
  • Itens de móveis maiores, como mesa de costura, espelho, provador, mesas de trabalho, etc.
  • Envio de suprimentos se você planeja enviar qualquer item do cliente
  • Outros custos iniciais incluem a configuração do seu negócio, licenças comerciais e custos de marketing.

Configure o seu espaço de trabalho

Os clientes virão para entregar e retirar roupas que precisam ser consertadas ou alteradas. Alguns clientes precisarão experimentar roupas para as medidas, etc.

Certifique-se de configurar um espaço de trabalho que seja convidativo e faça com que os clientes se sintam confortáveis, especialmente se você estiver administrando o negócio em casa.

Considere uma sala com uma porta externa para que os clientes possam entrar diretamente em seu escritório em casa, sem ter que andar por toda a casa. Configure também um provador privado para os itens a serem experimentados.

Mantenha o espaço limpo e sem confusão para que você pareça profissional. Algumas empresas de costura doméstica convertem suas garagens adicionando melhor iluminação e talvez algum tipo de sistema de aquecimento / resfriamento para manter uma temperatura confortável.

Se você não tem um espaço ideal em sua casa, pode alugar um espaço de trabalho ou, conforme seu negócio crescer, considerar uma montra.

Onde quer que você escolha abrir uma loja, certifique-se de que seja um lugar ao qual as pessoas gostariam de voltar e certifique-se de que seja atraente para o seu mercado-alvo.

Comece com o Marketing Digital

Para atrair clientes, você precisa se promover. Embora o boca a boca seja ótimo, pode ser um processo lento para crescer.

As técnicas de marketing comuns incluem distribuir panfletos e cartões de visita para lojas de tecidos locais, colocar anúncios online e se promover no Facebook, Instagram e Pinterest.

Considere também participar de conferências e lives, eventos de tecido, artesanato, eventos, desfiles e eventos relacionados à moda e qualquer coisa que possa atrair clientes em potencial.

Você também pode criar um programa de indicação onde um cliente pode receber certo desconto ou recompensa por indicar alguém.

Criar um site também é uma boa ideia para que você possa compartilhar seu trabalho, taxas e informações comerciais com clientes em potencial.

Recommended For You

About the Author: Tiago Sousa