Como Endurecer Massa de Vidraceiro

como endurecer massa de vidraceiro

Como endurecer massa de vidraceiro? Sem sombra de dúvidas, a massa de vidraceiro é um produto resistente utilizado em diversas construções, reformas e projetos de artesanato.

Afinal, ela confere uma sólida resistência, além de segurar peças unidas. Tal produto é encontrado com facilidade na maioria das lojas de construção ou artesanato. A massa precisa secar rapidamente a fim de manter as peças presas.  Confira as melhores dicas a seguir!

Como Endurecer Massa de Vidraceiro

Se sua massa de vidraceiro estiver demorando para secar, saiba que existem alguns passos a serem seguidos para acelerar o processo. E o objetivo de todos é absorver a umidade e aplicar um pouco de calor ao produto. Como muitos sabem, a massa de vidraceiro é muito usada para a vedação do vidro da janela.

Antes de mais nada, veja abaixo o que já falamos sobre a massa de vidraceiro:

E agora: como endurecer massa de vidraceiro?

A secagem total da massa, deverá levar cerca de 5 a 15 dias. Mas calma, existem algumas maneiras de acelerar o processo de secagem do produto sem prejudicar a qualidade do resultado.

E para você assegurar que o processo de secagem transcorra bem é essencial para não ter que refazer a aplicação. Confira se a área na qual a massa de vidraceiro está e verifique se existe algum problema impedindo a secagem.  Pode ser que não esteja coberta suficientemente uma abertura e haja umidade passando através dela, criando um vazamento.

Se for o caso, cubra a área com mais massa de vidraceiro. Tente ao máximo absorver qualquer excesso de umidade com o auxílio de uma toalha de tecido felpudo sobre a massa.

Faça se a toalha como fosse uma compressa.  Permaneça com a toalha no local até ter a garantia de ter removido toda umidade que esteja escoando por meio da massa. Caso seja necessário, ligue um secador de cabelo no modo de aquecimento baixo e direcione o bico na massa de vidraceiro, a cerca de 15 cm de distância da superfície.

Foque o ar quente por cerca de 30 segundos. Feito isso, retire o calor do secado e verifique se a massa secou.  Repita o processo até que ela esteja completamente seca.

Como Acelerar o Tempo de Secagem da Massa de Vidraceiro?

Como dito no artigo, o tempo de secagem da massa de vidraceiro é de cerca de até 15 dias em geral. Porém, pode ser acelerado com algumas dicas práticas.

Se der, use um composto de secagem, pode parecer estranho a princípio. Grande parte dos empreiteiros profissionais optam pelo uso de composto de secagem formulado para massa de vidraceiro para que seus trabalhos tenham uma secagem certeira.

Existem até marcas que ofertam tanto a massa quanto o composto compatível. E você consegue estes produtos em lojas de ferragens e material de construção. Este composto de secagem é formulado para ajudar na secagem da massa de vidraceiro, sem alterar suas propriedades ou comprometer os resultados. Para um bom resultado, siga todas as instruções da embalagem, quando usado num lugar quente e seco contribui para reduzir pela metade a secagem.

Por outro lado, alguns especialistas (educação) preferem usar a massa de vidro para látex ao invés da massa convencional com óleo de linhaça.  Afinal de contas, o tempo de endurecimento da massa de látex é menor pelo fato de que ela é feita a base d’água.

E se usadas nas devidas condições, seu tempo de cura é de só três dias. Existe também como endurecer massa de vidraceiro, o uso de amassadeira extravitrificada.

Porém, antes de usar é preciso trabalhar a amassadeira numa consistência suave. A massa de vidraceiro deverá ser amassada por alguns minutos, para que assim se torne mais rígida e mais fácil de ser usada. Quando amassar um pouco mais, será possível acessar alguns óleos do produto de maneira a tornar a sua secagem mais rápida. Outro item importantíssimo no processo de secagem é a ambientação.

Afinal de contas, o local em que os vidros estarão localizados será um fator importante para o tempo necessário para a secagem.  Se seu vidro ficar exposto ao calor e ao sol secam bem mais rápido do que aquelas que estão em áreas sombreadas.  Já em lugares com umidade, contribuem para aumentar o tempo de secagem da massa de vidraceiro.

Se der, deixe seu vidro em um local ideal antes de instalar deve fazê-lo. Visto isso, tenha em mente que não é muito legal que a massa de vidraceiro seque muito rapidamente.

Isso se dá, pois, este processo pode fazer com que ela se quebre com facilidade forçando uma refração.

Conclusão

Enfim, sabemos que a massa é feita geralmente a base de óleo por isso demora tanto a secar.  Com isso, vimos que a maneira de como endurecer massa de vidraceiro, irá depender da sua demanda de tempo. Isso se dá, pois, a massa no geral leva até 15 dias para se consolidar corretamente no local aplicado.

Passado o tempo necessário, você já pode sim limpar os vidros, porém tudo com muito cuidado.

O que achou do nosso conteúdo?  Deixe a seguir o seu comentário!

Recommended For You

About the Author: Emilly Cavalcanti