Como desentupir cano de esgoto

Como desentupir cano de esgoto

O entupimento do cano do esgoto é uma situação que ocasiona muito desconforto, não é mesmo? Principalmente em decorrência do mal cheiro emitido. Para evitar passar por isso, seria interessante saber como desentupir cano de esgoto, e para isso fique ligado(a) no conteúdo.

Esse ocorrido pode ser ocasionado por vários fatores, entender e saber quais são esses podem auxiliar para a resolução do problema. Existem muitas maneiras de desentupir o cano de esgoto, algumas possuem eficácia, outras nem tanto.

Veja também:

Por que o cano de esgoto entope?

Saber o porquê de o cano de esgoto entupido pode ser um dos pontos principais para solucionar o problema. Isso ocorre, porque tem formas de desentupir que funcionam melhor em alguns tipos de entupimentos do que outros. Os motivos do entupimento podem ser:

  • Despejar óleo de cozinha na pia. Devido a gordura ficar dura quando está entre o encanamento, ela não deixa que a água e outros dejetos passem da maneira correta, fazendo com que tenha um entupimento.
  • Jogar restos de comidas em lugares que possuem acesso a tubulações. Esse ocorrido, causa entupimento, porque, alguns alimentos contêm uma grande quantidade de gordura, e devido isso gruda nas paredes dos canos, dificultando que a água e outros alimentos passem. 
  • Eliminar fios de cabelo no vaso sanitário, ralo de banheiro, lavatório. Essa atitude, pode causar um entupimento no cano de esgoto, porque os fios formam um certo tipo de teia, algo que impede que a água escorra corretamente.
  • Jogar utensílios de higiene pessoal (papel higiênico, absorventes externos, fio dental) pode ser um auxiliar do entupimento. Isso porque, o absorvente, por exemplo, contém sua composição por algodão e plástico, sendo uma massa de difícil eliminação. Ademais, o fio dental também causa problema, pois com seu acúmulo no encanamento dificulta a passagem da água.
  • Falta de limpeza. Se não higienizado de maneira adequada, os ralos, pias, lavatórios podem ter maior influência no entupimento. 

Como desentupir cano de esgoto?

Existem algumas maneiras que podem contribuir para o desentupimento do cano de esgoto. Além disso, saber como desentupir cano de esgoto é algo muito importante em uma situação de precisão. Dessa maneira, algumas das maneiras, principalmente em caso de gordura são:

  • Jogar detergente e água fervendo na pia. Para realizar esse processo é preciso que a pia esteja totalmente seca e sem água dentro do encanamento. Depois de verificar, despeje o detergente, aguarde alguns minutos e jogue a água. O detergente age quebrando as partículas de gordura, dessa forma limpando a tubulação.
  • Colocar água quente e bicarbonato. Nesse caso, é preciso que jogue o bicarbonato dentro do cano e após isso jogar toda a água quente. Deve-se esperar que a mistura faça ação por alguns minutinhos, e em seguida despeje água para que empurre a obstrução. Outra maneira a ser utilizada é substituir a água quente por limão quente, algo que pode até potencializar o resultado.
  • Usar bicarbonato de sódio e vinagre. Para isso, é necessário utilizar duas colheres de bicarbonato de sódio e jogar dentro do cano, após isso despeje o vinagre. Em seguida, tem que usar um pano para cobrir. Como resultado, depois de uns vinte e cinco minutos jogue água quente dentro do cano.

No entanto, se for preciso um empurrãozinho a mais, pode enfiar uma mangueira pelo cano, usando a própria pressão da água para acabar com o problema. Nunca deve utilizar cabos de vassouras ou barras de ferro, pois pode causar rachaduras, ou até quebraduras nos canos.

Por último, se nenhuma das opções trouxeram resultado, o mais correto é entrar em contato com uma desentupidora, pois essa sabe como lidar com a situação, sabendo melhor que qualquer um como desentupir cano de esgoto.

Recommended For You

About the Author: Matheus Cardoso