O que é arquitetura de interiores?

O que é arquitetura de interiores?

O que é arquitetura de interiores?

A arquitetura de casa e de interiores nunca esteve tão em alta quanto agora, produzindo grandes impactos nas vidas das pessoas. Isso é algo considerado positivo, uma vez que é capaz de demonstrar que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o seu bem-estar, assim como a estética de suas residências, de modo que estão buscando formas de deixá-las mais agradáveis aos seus olhos, bem como das pessoas que vão visitar as suas casas. A arquitetura de interiores pode ser considerada uma espécie de arte, onde está aos poucos ganhando desenvolvimento e popularidade em nosso país, causando uma sensação de prazer nos moradores, que podem aproveitar o resultado final daquilo que foi proposto pelo arquiteto do projeto da casa.

A decoração deixou de ser um artigo voltado apenas para pessoas ricas ou com bom gosto, passando a ser algo feito porque os moradores querem ver suas casas bonitas e decoradas, sendo uma extensão de si mesmos naquela decoração. E foi pensando justamente na ideia de falar um pouco mais sobre a arquitetura de casa e de interiores que nós decidimos criar este artigo, de modo a trazer alguns dos pontos relevantes dessa arquitetura. Dessa forma, se você quer deixar a sua casa conforme o seu gosto, bem como entender como funciona a arquitetura de interiores, continue conosco na leitura do presente artigo e tire todas as suas dúvidas.

O que é arquitetura de interiores?
O que é arquitetura de interiores?

Em que consiste a arquitetura de interiores?

Nessa modalidade de arquitetura de casa voltada para interiores, temos como sendo um dos braços da arquitetura tradicional, entretanto, voltada principalmente para a parte interior das casas, de modo a considerar conjuntos de regras, que envolvem a luminotécnica, a térmica, acústica, ergonomia e imagem, sendo projetados dentro desses espaços, conhecidos como residenciais, industriais e comerciais.

O objetivo do projeto de construção de interiores é a estética do espaço, sempre considerando as pessoas que o integram para torná-lo o mais prático, confortável e harmonioso possível. Os profissionais são responsáveis ​​por selecionar os móveis e seu respectivo posicionamento, além de especificar revestimentos, acabamentos, decorações, iluminação e outros detalhes que ajudem a valorizar a obra.

O grande desafio dos arquitetos de interiores é fazer do interior um espelho para os ocupantes. Conheça a intenção muito bem e, em seguida, implemente-a. Cada projeto é diferente, único e não repetível. A arquitetura interna não só torna o espaço bonito, mas também precisa torná-lo prático e adequado para o uso diário. Sendo assim, cada residência possui características capazes de alterar o projeto, adequando-o a realidade e ao gosto do cliente.

 

O que é arquitetura de interiores?
O que é arquitetura de interiores?

O que deve-se levar em consideração no projeto de arquitetura de interiores da sua casa?

A arquitetura de interiores não é apenas decoração, é na verdade um conceito mais abrangente e complexo do que a resolução estética de uma casa. Além de várias possibilidades, esta tecnologia também se concentra em instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, isolamento, fluxo de espaços adjacentes, conforto ambiental, sentimentos e percepções psicológicas.

Claro, a escolha de revestimentos, materiais, têxteis, móveis e outros detalhes decorativos faz parte da arquitetura de interiores. Não ignore a qualidade dos revestimentos e materiais, essenciais para um bom isolamento acústico e térmico. Na verdade, nem tudo pode ser apreendido apenas pelos componentes visuais, mas também pela qualidade do produto. Outro ponto-chave do design de interiores é a escolha do estilo. Veja o Instagram do arquiteto Gelker Ribeiro. Como você sabe, existem muitas opções, desde o moderno, minimalista, escandinavo, eclético, clássico, rústico e assim por diante.

Qual a importância da decoração no projeto de arquitetura de casa?

Ao criar um projeto de arquitetura de casa, a parte referente a decoração será a última a ser posta em prática, entretanto, deve-se levar em consideração que ela tem sua importância e não deve ser deixada de lado. Ao contrário, o que ocorre é que, essa decoração é capaz de gerar mais interesse no proprietário, visto que ela é responsável por traduzir os sentimentos que a pessoa possui em relação a sua casa, fazendo com que ele se identifique com aquele lugar. Sendo assim, a decoração pode ser considerada como sendo uma maneira de se comunicar, de modo a transmitir no todo ou em parte o que nós somos.

As pessoas com uma personalidade arrojada provavelmente irão optar por um estilo industrial ou moderno, enquanto aquelas pessoas tidas como mais simples poderão optar por um estilo tido como minimalista. Dessa forma, é interessante perceber, como já dissemos anteriormente, que o projeto de decoração será um reflexo dos nossos sentimentos e personalidade.

O que é arquitetura de interiores?
O que é arquitetura de interiores?

Como fazer essa decoração?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer uma decoração de casa adequada e agradável aos olhos por meio de um projeto de casa não é algo tão difícil quanto parece e pode ser feito mediante pequenas alterações em objetos, de modo a proporcionar uma cara nova aquele local, inclusive existe escritório de arquitetura especializado nesse tipo de obra. A título de exemplo, podemos citar algumas alterações nos móveis da casa, mudando a sua posição, bem como fazer reformas em objetos ao invés de comprar outro novo, adicionar flores e outras plantas de porte pequeno, pendurar alguns quadros em pontos estratégicos, adicionar fotografias e discos de vinis, mudar a pintura ou inserir uma prateleira nova, entre várias outras opções.

Por que é interessante contratar um profissional para criar esse tipo de projeto?

O arquiteto RJ é um dos profissionais indicados para a realização desse tipo de projeto. Ele poderá responder de forma adequada as adversidades encontradas naquele espaço, bem como as necessidades e exigências que estarão presentes no projeto. Portanto, ele será o responsável pela idealização e implementação de toda obra, de modo a aplicar de forma correta as normas e recomendações da arquitetura.

Qual o valor de um projeto de decoração de casa?

Com relação aos valores cobrados nesse tipo de projeto, é interessante que o proprietário da residência que pretende modificar consulte diretamente um arquiteto, haja vista que o valor pode mudar de acordo com a qualidade do profissional e do projeto que será implantado naquela residência, sendo uns mais complexos que outros, o que demandará mais gastos.

Conclusão

Diante do exposto, temos que a arquitetura de interiores é fundamental para tornar o ambiente da sua residência muito mais agradável, tanto para você quanto para as pessoas que o visitam. E para isso, é necessária a contratação de um profissional qualificado, que saiba transformar as ideias do cliente e aplicá-las de acordo com a sua vontade.

 

 

 

 

Recommended For You

About the Author: Gelk