Os brinquedos mais desejados dos anos 90
Se você foi criança ou adolescente na década de 90, com certeza cresceu em meio a brinquedos e brincadeiras que, hoje, são considerados relíquias. Pogobol, bolinhas de gude, casa da Barbie e tazos foram alguns brinquedos que deixaram saudade.
As gerações dos anos 80 e 90 viram um avanço rápido da tecnologia, com mudanças consideráveis ao longo das décadas. Acompanharam a evolução de computadores, telefone celular, mídias de armazenamento — como disquete, pendrive, cartão SD e armazenamento em nuvem — até o surgimento da Inteligência Artificial.
Por isso, quando falamos em brinquedos que marcaram uma geração — e muitos foram substituídos pela tecnologia —, com certeza bate aquela saudade. Neste artigo, vamos trazer uma lista dos brinquedos mais desejados dos anos 90 para você relembrar.
Tamagotchi
Esses animaizinhos virtuais chegaram ao Brasil em 1996 e viraram uma febre entre as crianças. O brinquedo consistia em ter que cuidar do animal virtual, como se fosse real, e suprir suas necessidades, como banho, carinho, comida e outros. Era possível encontrá-lo em todas as bancas de jornais e camelôs.
Bolinhas de gude
Translúcidas, manchadas ou coloridas, eram bolinhas de vidro maciço e podiam ser encontradas em diversos tamanhos e cores diferentes. Elas eram usadas em jogos infantis, que reuniam várias crianças em uma partida que envolvia habilidade e precisão.
Pogobol
Era uma bola de borracha em forma de oito sem costura e com uma plataforma de plástico que servia para apoiar os dois pés, de modo que a criança precisava equilibrar o peso na parte inferior da bola e pular ao mesmo tempo. Ele servia como um pula-pula.
Furby
Eram animais de pelúcia com aparência similar a uma coruja com hamster. Receberam diversas atualizações e linhas de brinquedos, e se destacavam pela capacidade de falar uma língua própria: o furbish — mas, em alguns países, eram programados para falar outros idiomas, como inglês e espanhol.
Brick Game ou minigame portátil
Os Brick games estavam disponíveis em todas as banquinhas de camelô dos anos 1990 e 2000. Era um aparelho retangular, com uma tela no topo e controles logo abaixo. Através dele, as crianças jogavam o famoso jogo Tetris, onde mudavam os blocos para encaixá-los da melhor maneira na tela.
Boneca Barbie
A Barbie é uma das bonecas mais famosas do mundo e também foi febre nos anos 90. Era comum entre as meninas da década de 90 a casa da Barbie, o carro, os móveis, as roupinhas, o armário, o helicóptero e vários outros brinquedos. O sucesso foi tão grande que em 2001 a boneca virou a atriz principal de uma série de filmes de animação.
Ioiôs
A história dos ioiôs é antiga, mas no final dos anos 80 esse brinquedo ficou bastante popular, pois foi lançado uma linha de ioiôs da Coca-Cola, com a logo e as cores da marca. As competições de ioiô eram bastante comuns nesse período e várias campanhas e modelos diferentes foram surgindo, até mesmo com pisca-pisca e luzes.
Tazos
Eram discos com estampas de personagens de desenhos, como Looney Tunes, Animaniacs e Yu-Gi-Oh! Eles eram vendidos nos pacotes de salgadinhos e cada um tinha uma estampa diferente. Quem é da época vai se lembrar das competições de tazo na escola!
Aquaplay
Esse brinquedo era um tipo de miniparque aquático e consistia em um reservatório de água com pequenos anéis. A regra era acertá-los nos locais indicados. Ele fazia parte dos fidgets toys ou brinquedos antiestresse, um brinquedo pequeno e manual que servia de distração em viagens de carro e passeios em família.
Jogo de pescaria
Esse joguinho consistia em um tabuleiro com vários peixinhos coloridos que ficavam abrindo e fechando a boca e se movendo. A vara de pesca, com um imã na ponta, era usada para pescar os peixinhos que estavam com a boca aberta. Era necessário concentração e coordenação para se dar bem!
Comentários estão fechados.