6 benefícios da assistência aos animais de rua

Diminuição da superpopulação, combate aos maus-tratos e criação de um novo vínculo de amizade são alguns dos benefícios 

Quem nunca se deparou com um cão ou um gato perdido na rua? Em uma ida rápida ao mercado, no caminho do trabalho ou no trajeto até a faculdade, é comum encontrar os bichinhos em situação de vulnerabilidade. Sem água ou comida, eles contam com a solidariedade para sobreviver nas ruas. 

Além de insumos básicos, esses animais também não têm acesso a cuidados veterinários, um vermífugo para cães ou exames de rotina importantes para manter a saúde em dia. É nesse contexto que a assistência aos animais de rua se torna tão importante. Abaixo, você confere alguns benefícios gerados por esse ato de amor e cuidado. 

Combate aos maus-tratos

Os maus-tratos aos animais são considerados crimes no Brasil. Praticar ato de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres ou domésticos pode render uma pena de até 5 anos de reclusão. 

Apesar da punição, não é incomum que esses atos sejam praticados, principalmente contra os animais de rua. Isso acontece porque o bicho não possui nenhum tutor que possa protegê-lo ou fazer uma denúncia caso ele seja maltratado. Portanto, prestar assistência aos animais de rua ajuda no combate aos maus-tratos.

Conscientização sobre o problema 

O abandono animal é um problema persistente, principalmente nas grandes cidades. Por isso, é normal que as pessoas tenham se habituado a ver os animais na rua, mas isso não significa que a situação deva ser normalizada. 

Prestar assistência a esses animais intensifica a conscientização sobre o problema. Afinal, se a sua resolução fosse simples, não era necessário que tantos órgãos e pessoas se mobilizassem em prol da causa. 

Redução da superpopulação animal

A superpopulação animal é uma questão relacionada diretamente aos animais de rua. Cães e gatos abandonados não possuem nenhum controle de natalidade e, na maioria das vezes, não são castrados. Essa combinação resulta em dezenas de filhotes que já nascem nas ruas. 

Adotando ou prestando assistência a esses animais, é possível recorrer à castração e a outros meios de evitar que novos filhotes nasçam. Assim, a superpopulação é controlada e, por consequência, temos menos animais nas ruas. 

Aumento da qualidade de vida dos animais 

Escassez de água, de alimentos, de cuidados veterinários e de afeto. Essa é a realidade de milhares de animais que vivem nas ruas, sem um tutor para fornecer uma vida saudável e confortável. 

Por meio da assistência a esses animais, é possível trazer qualidade de vida e aumentar a sua longevidade. Muitas vezes, o cuidado oferecido após o recolhimento do bichinho é suficiente para que ele tenha uma vida longa e feliz, como se nunca tivesse passado por tantas dificuldades. 

Diminuição dos acidentes de trânsito

Com certeza você já viu um veículo desviando de um animal na pista ou você mesmo já fez essa ação. Isso acontece porque os bichinhos não têm noção de que estão em um local perigoso e acabam se assustando com o movimento ou o barulho do trânsito. 

Ao fazer essas manobras, o motorista pode causar acidentes ou até mesmo perder o controle do veículo. Portanto, prestar assistência aos animais de rua influencia diretamente no número de acidentes, contribuindo para o bem-estar de humanos e animais. 

A chegada de um novo amigo

A assistência aos animais de rua não beneficia apenas os bichinhos. Ao praticar esse ato, é possível encontrar um novo amigo, seja de forma temporária, seja para toda a vida nos casos de adoção. 

É comprovado que ter um pet em casa reduz o estresse, diminui o sedentarismo, aumenta as responsabilidades e traz sentimentos positivos de carinho e afeto. Portanto, esse é um benefício de mão dupla, tanto para os pets quanto para seus tutores. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.