Conheça as doenças que mais acometem os cãezinhos
Saiba quais são as doenças que mais afetam os cachorros, quais são os sintomas e que tipo de tratamento deve ser feito
Os donos de animais de estimação estão sempre atentos a qualquer sinal que o bichinho possa dar quando algo está errado. Infelizmente, eles não conseguem falar o que estão sentindo, por isso, prestar atenção aos detalhes é tão importante. Quando falamos em cachorros, esse cuidado deve ser ainda maior, já que existem muitas doenças que podem afetá-los.
É muito importante que o dono do cachorro saiba quais doenças são mais comuns, pois isso ajuda a identificar os sintomas para que o tratamento seja iniciado. Em alguns casos, é necessário e aconselhável que o tutor do animal o leve para receber um cuidado veterinário, com um profissional que vai saber exatamente o que fazer.
Quais são as doenças que mais afetam os cachorros? Abaixo você confere uma lista com as principais delas, além dos sintomas e de qual tratamento é recomendado.
Otite
A otite é uma das doenças mais comuns em cachorros. Trata-se de uma infecção de ouvido que pode ser muito desagradável para o animal. A otite tem diferentes graus de gravidade, sendo a mais profunda a infecção interna, a intermediária que podemos chamar de média e a que chamamos de otite externa, sendo essa uma infecção mais superficial.
Para saber se o seu cachorro está com otite, fique atento aos principais sintomas, como coceira e secreção em excesso no ouvido. A forma mais grave da doença pode causar dor e até mesmo deixar o cachorro confuso. O ideal é que você o leve a um veterinário para que seja feito o tratamento correto, mas fique sempre atento à higienização das orelhas do seu animalzinho.
Papiloma
O papiloma é uma doença muito comum e pode afetar diferentes raças de cachorro. O principal sintoma é o aparecimento de verrugas esbranquiçadas na região da boca, das genitálias e do focinho e na pele do animal.
A doença não costuma causar dor no cachorro, porém, quanto maior o número de verrugas, mais incomodado ele irá ficar. Para evitar que o seu bichinho tenha papiloma, é muito importante que o sistema imunológico dele esteja bom. Para isso, inclua na rotina dele uma alimentação rica em vitaminas e suplementos. Não se esqueça de que o tratamento da doença deve ser feito por um veterinário.
Parvovirose
A parvovirose também é uma doença muito comum em cachorros, e costuma deixar os donos com medo, já que pode evoluir para algo mais sério. Porém, pegue a carteira de vacinação do seu cãozinho e verifique se ele recebeu a vacina polivalente, ela já protege contra a doença.
Mesmo assim, fique atento aos sintomas que variam entre vômito e diarreia, principalmente em filhotes. Em cães adultos, pode evoluir para uma miocardite, por isso, o diagnóstico deve ser feito com rapidez. Fique atento a qualquer sinal de que o seu animal não está bem.
Gripe canina
O seu cachorro também pode ficar gripado, sabia? A gripe canina é supercomum. O vírus da Influenza afeta os animais que, possivelmente, já estão com o sistema imunológico baixo. Os sintomas são febre alta, corrimento nasal, tosse em excesso e falta de apetite.
É importante levar o cãozinho ao veterinário para que ele possa receitar a medicação correta e evitar que a gripe evolua para uma pneumonia canina.
Raiva canina
Apesar de não ser uma doença tão comum hoje em dia, a raiva canina ainda preocupa a maioria dos donos de cachorros. A doença é causada por um vírus que geralmente é transmitido através de uma mordida e se aloja nos tecidos e nas glândulas do animal.
Essa doença é perigosa pois evolui com muita rapidez. Os principais sintomas são medo, ansiedade, agressividade e até mesmo demência. O animal deve ser levado com urgência ao veterinário. A melhor maneira de prevenir a raiva canina é garantindo que o seu animal esteja vacinado.
Comentários estão fechados.