Você sabe como limpar o radiador do seu carro?

O radiador é um sistema completo, responsável pela refrigeração do motor, onde há a troca de calor entre ar e algum líquido, normalmente. Com isso, o radiador é responsável pela eliminação do calor gerado pelo motor quando há a queima de combustível. 

Por ser uma peça tão importante, é preciso sempre mantê-la em ordem, evitando que o carro superaqueça, pois com isso, o motor pode fundir ou até explodir, em casos mais graves. Por isso, é fundamental limpar o radiador e sempre checar o nível da água. 

Mas se você não sabe como limpar este sistema e quer fazer isso você mesmo (a), continue a leitura para descobrir como proceder. 

Por que limpar o radiador?

O radiador faz parte do sistema de arrefecimento, também conhecido como refrigeração. Ou seja, controla a temperatura dos motores. Limpar o radiador reduz drasticamente as chances de danos ao motor, tornando-o mais eficiente e seguro. 

O centro do radiador possui diversos canais e tubos, tudo para facilitar a passagem do ar, para acelerar o processo da troca de calor. Porém, muitas pessoas, ao fazerem manutenção dos radiadores, atentam-se apenas aos níveis de água ou aditivos responsáveis pela troca de calor. 

Porém, acrescentar água não é eficiente caso o sistema esteja sujo, com poeira, ferrugem ou outras sujeiras acumuladas. A limpeza do radiador é fundamental para evitar o superaquecimento e todos os problemas que ele traz ao motor e ao veículo. 

Como limpar o radiador?

Não importa o modelo do seu veículo, se é um carro, moto ou caminhão, todos têm sistemas de arrefecimento similares e as instruções descritas podem ser seguidas para quaisquer veículos. Confira o passo a passo de como limpar o radiador.

  1. Escolha um local para parar o veículo e prepare-se

Para limpar o radiador, você deve escolher um bom local, que seja bem iluminado e nivelado. Depois de escolher um lugar com bastante luz, espere o motor esfriar, o que leva cerca de 30 minutos. Esse passo é fundamental para a sua segurança, evitando queimaduras. 

Além disso, use equipamentos de segurança, como luvas de borracha e óculos. O aditivo do radiador pode causar lesões ou irritações na pele ou olhos, por isso, esteja preparado. 

  1. Abra o capô e localize o radiador

Perto do motor, haverá um tanque de metal comprido, na parte frontal do veículo. Normalmente, as peças do radiador não precisam ser trocadas, a menos que estejam estragadas. Ou seja, procure por avarias, rachaduras na tubulação e peças com muita ferrugem.

Caso perceba alguma parte avariada, compre novas peças ou leve seu carro a um especialista. No entanto, na maioria dos casos, para quem costuma limpar o radiador com alguma frequência, não há avarias, apenas sujeitas, que podem ser limpas com água e sabão e com o auxílio de uma escova de nylon. 

  1. Limpe as aletas e o local de armazenamento do líquido

Após limpar as aletas, procure o local de armazenamento do líquido do radiador, limpando-o externamente. Retire todo o líquido antigo com a válvula de drenagem. Lembre-se de colocar um recipiente embaixo do carro, para coletar o líquido. 

  1. Adicione água destilada ao reservatório do radiador

Agora que todo o líquido foi escoado, coloque água destilada no reservatório. Se quiser, compre um produto do tipo Limpa Radiador, adicionando-o antes da água. Neste caso, procure o manual de usuário do seu veículo, certificando-se de usar o produto recomendado, bem como a quantidade ideal para o seu radiador. 

  1. Ligue o carro

Ao encher o reservatório e fechá-lo, dê partida no veículo, deixando-o ligado de cinco a dez minutos. Isso garantirá que o fluido de limpeza e água circularão pelo sistema, limpando-o. Certifique-se de realizar o processo em um ambiente bem ventilado. 

  1. Desligue o motor, espere e drene o fluido

Depois de fazer o fluido de limpeza fazer sua parte, espere o motor esfriar, o que pode levar cerca de 15 minutos. Passados os 15 minutos, abra novamente a tampa e drene o líquido do radiador. Além disso, não se preocupe se a água sair com cor alaranjada ou amarronzada, significa que o fluido conseguiu limpar bem o interior do radiador. 

Use água da torneira para retirar o líquido que ficou no radiador, repetindo o processo de ligar o carro e depois escoar a água, quando o motor esfriar. Você pode ainda encher o radiador novamente com água destilada e anticongelante em proporções iguais, 2 litros de cada. 

  1. Encha o radiador

Depois de mais um processo de remoção da água destilada com anticongelante, seu reservatório está pronto para receber o fluido específico para ele. Agora que seu radiador está limpo, pode armazenar todos os líquidos usados para a limpeza em um recipiente e levá-los para postos de gasolina, por exemplo, para o descarte. 

Apesar de ser um processo com várias etapas, limpar o radiador é fácil e necessário. Por isso, cheque o manual para saber a frequência que deve realizar o processo, trocando também o fluido. De forma geral, recomenda-se a revisão a cada 10 mil quilômetros e a troca do fluido a cada 30 mil quilômetros ou dois anos. 

Compartilhe com um amigo que precisa saber como fazer a limpeza do radiador e por que isso é tão importante. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.