Vale a pena anunciar no Youtube?
Qual a sua estratégia de marketing digital? Você já definiu os objetivos da sua empresa e, principalmente, definiu o objetivo principal? Só assim você saberá se anunciar no YouTube vale a pena ou não, afinal, o canal escolhido para os anúncios deve condizer com o seu público.
Mas, certamente, o YouTube oferece uma boa plataforma para monetização, oferecendo ferramentas úteis para segmentação e outras estratégias.
O que são os anúncios no Youtube?
Os anúncios no YouTube se tratam de publicidade, feita no formato de vídeo ou imagem que são exibidos nos vídeos antes de começar, durante e também após a finalização dele. O que poucos sabem é que esses anúncios ajudam os criadores de conteúdos, ou seja, aqueles que criam os vídeos e colocam na plataforma.
Ou seja, é uma opção que beneficia tanto a empresa anunciante quanto o dono do vídeo. Esses anúncios são uma das melhores formas de monetização para essas pessoas, mas só são remunerados quando um anúncio é visto por inteiro (sem pular após 15 segundos, por exemplo).
Os anúncios podem ser divididos em vários tipos dentro do YouTube, como é o caso dos anúncios nos vídeos, de sobreposição, de display, de pesquisa e de cartões. Alguns deles podem ser ignorados, apenas pulando após assistir alguns segundos, enquanto outros não oferecerão essa opção.
A própria plataforma oferece opções diversas de segmentação para as empresas anunciantes, garantindo que elas tenham o que é necessário para alcançar seu público-alvo através dos interesses e outros critérios.
Formatos de anúncios no Youtube
Os formatos são diversos, podendo se adequar ao tipo de campanha que a sua empresa está criando e com o público-alvo destinado, afinal, garantir que eles assistem o conteúdo é um ponto importante no processo. Entre os formatos, temos:
Bumper Ads (anúncios breves)
Os anúncios breves, também chamados de Bumper Ads, é um formato de anúncio para vídeos curtos, podendo durar até 6 segundo e sendo exibido antes, durante ou depois do vídeo no YouTube.
Esses não permitem que seja pulado, afinal, é curto o suficiente para se encaixar nas regras dos 5 segundos para pular o anúncio.
Anúncios in-stream
Esses são os anúncios “comuns”, que possibilitam ser pulados após 5 segundos de exibição e que também são exibidos antes, durante e depois do vídeo.
O tamanho do vídeo pode variar, tendo vários minutos ou menos de 1 minuto, isso irá ser alinhado com a proposta da campanha.
Anúncios de vídeo action
Já assistiu a um anúncio do YouTube que possibilitava que você interagisse com eles? Bom, esses são os anúncios de vídeo action, permitindo que você participe da história do anúncio, contribuindo para a construção de algo, etc.
Podem envolver pesquisas, quizzes, dentre outras opções de interação que podem ser exploradas.
Anúncios de vídeo discovery
Os anúncios de vídeo discovery se tratam de anúncios gráficos, podendo aparecer tanto na barra lateral da plataforma quanto na parte inferior do vídeo. O tamanho pode variar, vai depender do layout da página.
Anúncios de masthead
Por último, temos os anúncios de masthead, que é uma opção premium disponível no YouTube e que irá apresentar um anúncio em tela cheia bem no topo da página inicial da plataforma.
Em todos os tipos de anúncios disponíveis, esse é o que garante maior visibilidade aos usuários, sem segmentação.
Por que anunciar no Youtube?
Utilizar o YouTube para anunciar para seu público é uma boa opção por diversos motivos, principalmente pelo grande alcance que ele possui.
Além disso, como vimos, as opções de formatos são variadas e, com isso, é possível planejar diferentes tipos de estratégias.
O YouTube, apesar de pertencer à Google, não usa o Google Ads. Ele conta com uma ferramenta própria para anunciar e acompanhar seus resultados, que é o YouTube Ads, excelente opção para mensurar todos os seus resultados e entender se é uma estratégia que funciona para o seu negócio.
Comentários estão fechados.