Tudo o que não falam sobre se preparar ao morar sozinho

Saiba como se organizar e o que não pode faltar para morar sozinho sem aperto.

Um dos momentos mais importantes da jornada de qualquer pessoa é quando ela passa a morar sozinho. Essa mudança costuma representar uma nova etapa na vida, saindo da zona de conforto e procurando firmar a sua independência.

No entanto, esse também é um momento desafiador e que, naturalmente, traz muitas dúvidas. Para quem morou com os pais ou outras pessoas a vida toda, é difícil ter uma noção de tudo que é preciso ter e fazer para conseguir administrar sua própria moradia sem passar apertos ou ser desleixado.

Esses cuidados incluem desde a organização do dia a dia até itens indispensáveis, como jogos de panelas, roupa de cama, móveis e eletrodomésticos. No texto abaixo, entenda melhor sobre como se organizar para este grande momento.

Como se organizar para viver sozinho?

Ter organização é fundamental para quem vai morar sozinho. Afinal, se não souber controlar e realizar as tarefas domésticas que precisam ser feitas, a nova moradia ficará bagunçada e descuidada. Portanto, é necessário saber montar uma lista de tarefas sobre o que fazer e quando fazer.

Para isso, a melhor dica é montar uma planilha com os dias do mês e, a partir daí, listar todas as tarefas que são necessárias. Lembre de definir a ordem tendo como base a prioridade dos afazeres, colocando aqueles que são mais importantes e essenciais primeiro. Leve em consideração também o tempo que é gasto para realizá-las. Não se esqueça que, além dessas tarefas, a planilha também deve incluir outras atividades ligadas à administração da sua moradia, como fazer as compras do mês no supermercado e pagar as contas.

A partir dessa lista, comece a definir, também, a frequência de que cada tarefa deve ser feita. Algumas, como lavar louça, precisam ser feitas todos os dias, mas outras, como trocar a roupa de cama e a toalha podem acontecer uma vez por semana. 

As tarefas diárias incluem também limpar o fogão, retirar o lixo, arrumar a cama, varrer a casa e recolher os objetos espalhados. Agora, as tarefas que podem acontecer uma vez por semana incluem limpar o micro-ondas, colocar toalhas limpas no banheiro, lavar o banheiro e retirar o pó dos móveis.

E não se esqueça que organização também deve incluir o planejamento das despesas mensais – afinal, as contas não vão se pagar sozinhas. É preciso anotar todos os gastos previstos que são necessários para manter a casa. Eles incluem as despesas com mantimentos, pagamento das contas de água, luz e internet, compra do gás, aluguel e condomínio (se for o caso), gasolina ou condução.

Quais itens não podem faltar?

Há também a questão sobre quais itens são indispensáveis para morar sozinho. Claro que ter todos eles irá depender também de outros fatores, como disponibilidade no seu orçamento e até mesmo espaço, mas é bom ter uma noção de quais são aqueles mais essenciais.

Para a cozinha e a sala de jantar, a geladeira e o fogão (ou um cooktop) são os mais importantes para armazenar os alimentos e poder cozinhá-los. Também não pode faltar a mesa com cadeiras — por morar sozinho, não precisa ser muitas, mas sempre bom ter sobressalentes para receber visitas. Um forno micro-ondas também é recomendado para facilitar a sua vida e esquentar comida com mais facilidade, além de um liquidificador, que também é bem útil.

Já na sala, é recomendado ter um sofá (mesmo que pequeno) ou poltronas, além de uma televisão e um rack ou estante para colocá-la. No quarto, a cama e um roupeiro são os mais importantes, enquanto na área de serviço, o mais importante é uma máquina de lavar, um tanque e um varal, que pode ser de chão ou teto.

Deve-se preparar uma lista, também, dos utensílios mais importantes. Na cozinha, os que mais são utilizados são panelas e frigideiras, talheres (que incluem garfos, facas e colheres), pratos, facas de preparo de alimentos, colheres usadas para servir a comida, abridor de latas, escorredor de louça, panos de prato e toalhas de mesa.

Os utensílios do banheiro incluem saboneteiras, toalhas de rosto e banho e porta-escova de dentes. Para o quarto, é ideal ter pelo menos dois jogos de lençóis e fronhas, além de cobertores e edredons para o frio. E para a área de serviço, não se esqueça de baldes, vassoura, pá de lixo, panos de limpeza, chão e flanelas, lixeira e cesto para a roupa suja.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.