Saiba como reduzir os custos do seu negócio
Reduza custos e torne a sua empresa mais eficiente
Nem sempre é possível aumentar a rentabilidade do negócio aumentando os custos, pois isso pode resultar na perda de clientes. Existem algumas formas de antecipar receitas, como usar máquina que recebe na hora (no caso de compras com cartão), mas isso não é uma expansão de receita.
Por isso, é importante cortar os custos da empresa, especialmente aqueles considerados mais supérfluos. Um corte de gastos bem feito pode não apenas trazer mais lucro para a empresa, mas também deixá-la mais eficiente por causa da otimização dos processos.
Felizmente, reduzir os gastos pode até levar a uma expansão de receita, graças à otimização de várias atividades. Além disso, é mais fácil do que expandir, pelo menos no curto prazo. Confira algumas dicas para reduzir custos, otimizar processos e trazer mais eficiência e receita para a sua empresa.
Gerencie as compras
Uma empresa também precisa comprar produtos e contratar serviços, como matérias-primas, serviços de gestão, entre outros. Saber como contratar as melhores opções pode trazer um enorme retorno para a empresa.
Nesse sentido, o primeiro aspecto a levar em conta é a otimização dos produtos, ou seja, comprar o necessário na hora certa. Esse procedimento evita que a empresa tenha um excesso de estoque, que pode gerar mais custos com armazenamento e manutenção.
Quanto aos processos, utilizar softwares de gestão evita que a empresa sofra com falta de controle em áreas vitais, como o orçamento. Utilizar um bom sistema de controle permite que a empresa consiga manter o controle das despesas.
Além disso, negociar com fornecedores sobre preços e prazos de entrega e utilizar sempre os mesmos fornecedores são medidas que podem eliminar atritos e gerar maiores descontos.
Reveja a publicidade do seu negócio
Em tempos de redes sociais, o marketing é uma ferramenta muito importante para divulgar as atividades da empresa. Hoje em dia, as mídias online permitem a criação de campanhas muito efetivas a preços acessíveis, sobretudo para as pequenas empresas.
Por isso, explore formas de criar uma publicidade orgânica, que exija menos custos, como campanhas em redes sociais, concursos — que engajam os seguidores — e promoções. Além disso, invista num time de publicidade criativo que consiga fazer mais publicidade com menos recursos.
Corte os gastos básicos
Os principais gastos de uma empresa costumam vir das contas básicas, como água, energia elétrica, telefonia e internet. Apesar de serem despesas obrigatórias, é possível reduzir o impacto desses gastos no orçamento da empresa. Um exemplo disso é instalar lâmpadas de LED, que são mais eficientes, duram mais tempo e consomem menos energia elétrica.
Quanto às contas de telefonia, considere a possibilidade de substituir o telefone tradicional por aplicativos como o WhatsApp e o Telegram, ou sistemas de VoIP, como o Skype. Dessa forma, você consegue eliminar a despesa de telefone e integrá-la à internet.
Aproveite os bancos digitais
Toda empresa precisa de contas bancárias para suas movimentações, e esses serviços podem sair bem caros. Muitos bancos ainda cobram taxas de manutenção extremamente elevadas para essas contas, o que pode impactar bastante a receita da empresa.
Nesse sentido, os bancos digitais trouxeram uma revolução também para as empresas. Instituições como o Nubank ou Inter oferecem contas digitais para empresas sem nenhum custo e oferecem serviços como gestão financeira e cartões de crédito ou débito. Elas também podem ter linhas de crédito com juros que podem atingir valores mais baixos do que os bancos tradicionais.
Por isso, se você não quer gastar dinheiro com taxas desnecessárias, os bancos digitais são uma excelente alternativa.
Reduza os custos nas operações com cartão
Além das contas bancárias, as máquinas de cartão representam um gasto financeiro para a empresa. Graças à lei que aumentou a concorrência, no entanto, o mercado cresceu bastante e hoje oferece uma ampla gama de opções. Por isso, escolher uma máquina que ofereça mais benefícios já é algo possível.
Dê preferência para máquinas que não possuam taxa de aluguel, ou seja, prefira comprar a máquina. Além disso, verifique sempre as taxas cobradas em cada venda (no crédito ou débito) e as taxas e prazos de antecipação de recebíveis.
Quanto aos recebíveis, muitas empresas já oferecem prazos menores do que os 30 dias que normalmente é preciso esperar. Dessa forma, a empresa não precisa esperar tanto para contar com um dinheiro que pode fazer a diferença no orçamento.
Controlar os gastos de uma empresa não é tarefa fácil, mas essas dicas em conjunto podem contribuir para tornar as operações mais eficientes e reduzir os custos.
Comentários estão fechados.