Kit gás gnv: Vantagens e Desvantagens

e a aí, vale a pena instalar o gnv?

Ao falar sobre carros com GNV fico pensando sobre as relações que encontro aqui mesmo no brasil em alguns grupos do facebook com gente falando “ nossa você estragou o carro” só por ser um carro de padrão médio exemplo um Sedã, como se o gnv fosse algo que realmente estraga-se o carro.

 

Mas para tirar essa história a limpo ainda + com alguns acontecimentos que tiveram de carros explodindo etc decidi pesquisar fora e buscar referências para saber se realmente estamos ficando para trás ou se outros países de ponta estão utilizando essa tecnologia também, e como exemplo vou pegar os Estados Unidos aqui em nossa pesquisa e vamos nos basear no mercado americano ok ? ….

 

Vale lembrar que o apelo nosso para utilizar o GNV é muito maior do que um americano médio afinal o combustível líquido lá gira em torno de $1.60 enquanto aqui a gasolina chegou a margens de R$ 5,50 por aí .

 

Dito isto tirando as licenças poéticas vamos analisar o mercado americano quando se trata do combustível GNV.

 

gás natural veicular ( GNV )
posto de gasolina com gás natural veicular ( GNV )

A maioria dos americanos pensa no gás natural como uma fonte de combustível para aquecer suas casas ou operar suas secadoras de roupas ou fogões. Mas os carros a gás natural estão circulando pelas rodovias estrangeiras há décadas. De acordo com o grupo industrial NGV Global, existem mais de 15,2 milhões de veículos movidos a gás natural nas estradas em todo o mundo.

 

No entanto, o gás natural tem demorado a ganhar força nos veículos de passageiros dos EUA. Em todo o país, existem apenas 120.000 veículos a gás natural, ou GNVs.

 

Mudança no jogo

 

As recentes descobertas de enormes reservas de gás natural nos Estados Unidos podem ser um divisor de águas, diz Rich Kolodziej, presidente da Natural Gas Vehicles for America, sediada em Washington, DC, ou NGVAmerica, uma associação comercial para a indústria de veículos a gás natural.

 

Os GNVs podem ajudar a libertar os EUA da dependência do petróleo estrangeiro, diz Kolodziej. Eles também são melhores para o meio ambiente. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, os GNVs abrem o potencial para emitir 25% menos gases do efeito estufa do que os veículos movidos a diesel.

 

O melhor de tudo é que o gás natural é mais barato – US $ 1,50 a US $ 2 menos por galão de gasolina equivalente, de acordo com a NGVAmerica.

 

Essas economias significativas não passaram despercebidas pelas empresas e municípios.

 

Hoje, 40 por cento dos novos caminhões de lixo e 25 por cento dos novos ônibus nos EUA podem funcionar com gás natural, diz Kolodziej. “Na cidade de Los Angeles, todos os ônibus agora funcionam com gás natural”, diz ele.

 

O potencial do gás natural para abastecer nossos carros não passou despercebido pelo governo dos EUA. Em fevereiro de 2012, o Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou uma competição de US $ 30 milhões com o objetivo de encontrar maneiras de “aproveitar nossos abundantes suprimentos de gás natural doméstico para veículos”.

 

O dinheiro já foi concedido a 13 empresas de pesquisa, que estão trabalhando em tecnologias inovadoras para levar os GNVs ao público em geral.

 

Vantagens dos GNVs

 

Para o motorista comum, existem boas razões para mudar.

 

  • Segurança: O gás natural mais leve que o ar se dissipa em um acidente – um cenário mais seguro do que o combustível líquido inflamável.
  • Eficiência: embora modelos semelhantes de carros movidos a gás natural e a gasolina obtenham as mesmas milhas por galão, você gastará muito menos enchendo o tanque. O gás natural custa cerca de metade do preço da gasolina. Você também precisará trocar o óleo do carro com menos frequência por causa do combustível de queima mais limpa, diz Okhtay Darian, engenheiro de energia da Associated Renewable Inc., uma empresa de consultoria em energia de Nova York.

 

“Um carro movido a gasolina normal faz em média 32 milhas por galão, enquanto um carro movido a GNV em média 43 milhas por galão”, disse Darian, referindo-se ao gás natural Veicular.

 

  • Vantagem doméstica: Oitenta por cento a 90 por cento do gás natural que usamos vem de fontes domésticas, de acordo com a Administração de Informação de Energia dos EUA.
  • Semelhante a dirigir um carro movido a gasolina: ConsumerReports.org diz que os motoristas não notarão nenhuma diferença, exceto que “a aceleração é normalmente mais lenta”.

 

Desvantagens dos GNVs

 

Antes de sair correndo para comprar um GNV, considere estas limitações.

 

  • Opções limitadas: apenas um modelo de veículo totalmente a gás natural, o Honda Civic Natural Gas, está disponível nos EUA, embora a Ford, a General Motors e a Ram tenham anunciado recentemente novos modelos de picape 2013 que são bicombustíveis. Ou seja, eles funcionam com gasolina e gás natural.
  • Mais caro: o Honda NGV custa cerca de US $ 5.000 a mais que seu primo movido a gasolina.
  • Autonomia limitada: O NGV Honda só pode percorrer 220 milhas sem reabastecer. Isso é 130 milhas a menos que um Civic movido a gasolina.
  • Postos de abastecimento limitados: Existem cerca de 1.000 postos de abastecimento de gás natural nos Estados Unidos, mas apenas 536 estão disponíveis para uso público, de acordo com o site do Centro de Dados de Combustíveis Alternativos do Departamento de Energia dos EUA – e a maioria está agrupada em torno dos principais centros metropolitanos.
  • O gás natural é um combustível fóssil não renovável: a Administração de Informação de Energia dos EUA projeta que há gás natural suficiente para durar cerca de 90 anos. Mas não é um fornecimento inesgotável, embora Kolodziej da NGVAmerica diga que a indústria tem a tecnologia para fazer biometano – quimicamente idêntico ao gás natural – a partir de fontes renováveis, como resíduos agrícolas.

Recommended For You

About the Author: Amanda Ribeiro